Home page

19 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / ANALOGIAS E COTIDIANO / Arcanos Invertidos < voltar  
Arcanos Invertidos
Quando o lado sombra se torna luz
Ricardo Pereira
 

Esse é um caso prático aonde se constatam as sutilizas dos arcanos ao expressarem, invertidos, o seu lado luz.

 

Relacionar ou associar o Tarô aos diversos e abrangentes conhecimentos, além de desafiador é deveras compensador pela riqueza de informações simbólicas e de significados resultantes, os quais podemos passar aos nossos curiosos consulentes. E, quando tudo isso é vinculado aos assuntos da vida cotidiana, tem-se a possibilidade de se ampliar cada vez mais o leque de conhecimentos construídos e as mensagens absorvidas pelo tarólogo através das imagens arcânicas em prol do encontro de soluções para os problemas e de orientações para o desenvolvimento do outro. Esse, caro leitor, é o sagrado e gratificante papel do profissional tarólogo ... Ricardo Pereira, Tarólogo. Fortaleza-CE, em um dia de sublime inspiração à luz do O Sol.

O Caso

O mês era de abril, e ano era o de 2001, período de muitas chuvas torrenciais aqui em Fortaleza, daquelas de deixar a cidade toda alagada, dificultando o trânsito e o acesso a qualquer lugar.

Em pleno meio dia de um desses dias chuvosos, recebo uma ligação de uma amiga me contando que o seu irmão, Roberto, grande amigo meu de infância, havia sido colocado em uma ambulância, rumo a nossa capital, gravemente ferido e em coma. Fora agredido em sua região da cabeça , violenta e covardemente, quando estava dormindo, por uma pessoa de seu convívio. Motivo da agressão: roubo!

Chegou aqui em Fortaleza desenganado e correndo risco de morte. A sua irmã, desconsolada me procurou e me pediu para ver no Tarô o futuro em curto prazo, de Roberto, após esse ato violento, após ter sido atendido, com politraumatismo craniano, pelo corpo médico de um hospital famoso e referência aqui em Fortaleza.

Após o atendimento, e quase 10 horas de cirurgia, ele ficara em observação na UTI, desenganado pelos médicos, de tão grave que fora o seu caso, os quais afirmaram, para a irmã dele, que dificilmente ele resistiria ao impacto do pilão de madeira de 8 kg que rompeu as ligações entre o seu cérebro, esmagou parte dele e o osso do crânio e abriu-lhe uma galeria no lado direito de sua cabeça. Dentro de 24 horas ele poderia desencarnar. Na verdade, ela queria saber se ele iria resistir ou não a essas 24 horas.

Para atender o seu pedido, fiz pra ela um PELADAN. Utilizei o método europeu, ou seja, a disposição de um arcano maior e outro menor por casa do método. Embaralhei os arcanos maiores e menores sem a precupação em colocá-los em suas posições normais, não invertidos. Como o Peladan é um método que exige que se determine um tempo para as ocorrência de fatos, foi o escolhido não só por esse motivo, mas, também por sua real efetividade em dar respostas para questões bem elaboradas, objetivas. A tiragem revelou, à época, as sutilezas peculiares dos arcanos invertidos, como segue:

Caso Analisado com o método Peladan

QUESTÃO: Roberto irá resistir nessas 24 horas pós-cirurgia?

CASA 1 - Positivo - O que está favorável no presente

A Morte (invertido) + 10 de Paus

Roberto irá resistir à cirurgia em 24 horas, escapando da morte, mas, poderá permenecer em coma por mais algum tempo, lutando para sobreviver.

CASA 2 - Negativo - O que está desfavorável no presente

O Papa + 4 de Espadas

Esse conjunto de arcanos revelam o seu submetimento a procedimentos médicos efetivos, mas, que o seu caso e estado convalescente ainda merece cuidados, ou seja, o seu estado de saúde está indefinido.

CASA 3 - Caminho - Direção que a questão irá tomar

O Sol (invertido) + 5 de Copas (invertido)

Alguma complicação clínica poderá ainda ser, em breve, diagnosticada, pondo em risco a vida de Roberto, que poderá ter que se submeter a mais algum tipo de intervenção cirúrgica a fim de se corrigir algum defeito ou erro da primeira cirurgia. O erro será corrigido.



CASA 4 - Resultado - Como será o produto final

A Torre (invertida) + 10 de Ouros

A cirurgia será um sucesso, fazendo Roberto cumprir esse ciclo, mas, sairá dessa intervenção ainda com alguma sequela neurológica, voltando, em médio prazo, para junto dos seus familiares.

CASA 5 - Síntese - Como o cliente se encontra ou sua visão perante a questão

Os Enamorados + 4 de Copas

O estado de espírito da consulente (irmã de Roberto) é de incerteza, de grande preocupação com o futuro de seu irmão.

Conclusão


De fato, Roberto sobreviveu após as 24 horas da cirurgia, como destacado pelo arcano maior A Morte, invertido, refletindo sutilmente o seu lado luz, na casa 1. Posteriormente, teve que se submeter a uma segunda cirurgia de correção, - como foi destacado pelo maior O Sol, invertido, a transmitir o seu lado sombra, nada auspicioso -, pois foi esquecido um pedaço do osso do crânio junto ao cérebro, dificultando a circulação cerebral.

Os médicos uns três dias depois abriram novamente a sua cabeça e retiraram essa parte do osso do crânio. Tal procedimento aliviou a pressão dentro da cabeça, fazendo com que o sangue no cérebro voltasse a circular com menos dificuldade, conforme a mensagem transmitida pelo menor 5 de Copas, invertido, na casa 3 e confirmado pelo maior A Torre, invertido, na casa 4 a emanar a sua "meia-luz" nessa tiragem, pois ainda prognosticou algo negativo como resultado pós-cirurgia.

Ele passou dois meses na UTI e ao fim do terceiro mês recebeu alta, mas com sequelas presentes do lado direito do cérebro, o qual é responsável pela parte criativa e habilidades manuais e visuais humanas, as quais ficaram, nele, realmente, comprometidas, impedindo-lhe de retomar a promissora profissão de cabelereiro, que há tempos vinha construindo em sua cidade...

Esse é apenas um dos exemplos práticos na minha experiência com o uso da técnica de arcanos invertidos, a qual tem se mostrado plenamente efetiva e eficaz durante muitos anos ...

 
13/09/2009 00:07:40

Comentários

Jo Ferreira - 19/09/2009 10:47:56
Sempre acho difícil entender os arcanos invertidos, principalmente os favoráveis, como o Sol, o Imperador, o Mago. Muita gente diz que a carta invertida representa o contrário do que significa direita. Mas o Sol, por exemplo, não continua Sol, direto ou invertido?

Ricardo Pereira - 20/09/2009 21:44:38
Olá Jo,

Todos os arcanos, mesmo invertidos, continuam eles mesmos, só que agora emanando suas "sombras" ou destacando uma espécie de contrariedade aos seus atributos em posição normal.

Há muitas formas ou técnicas ou convenções para se analisar arcanos invertidos. O Tarólogo utiliza aquela com a qual mais se identifica, pela facilidade, praticidade, linha de atuação etc.

Em sua característica bipolar, observa-se, com precisão no Tarô, a contrariedade ou oposição entre os polos dos arcanos maiores e menores. Tanto que um arcano considerado, por exemplo, nefasto, como o "A Torre", o qual sugere destruição, invertido denota construção, dentre outros atributos.

O "O Sol", por exemplo, pode indicar invertido, malogro, falência, perda, convalecença etc destacando, por assim dizer, que está em contrariedade ao seu polo, em posição normal, o qual denota, dentre outros, sucesso, riqueza, vitória, vitalidade etc.

Decerto, não se pode afirmar que existe arcano positivo ou negativo e o "O Sol" ou qualquer outro arcano invertido expressarão apenas o seu outro lado, o qual dependendo do contexto vivido pelo consulente ou por uma pessoa para quem se faz uma consulta, pode ser algo bem construtivo, ou ao contrário, ou pode ainda não destacar algum impacto ou influência, dependendo, esses resultados, de muitas variáveis envolvidas e que são consideradas pelo tarólogo numa leitura de Tarô.

O importante é que não negligenciemos, nem enquanto estudantes e nem enquanto profissionais do Tarô, esse importante aspecto que pode fazer a diferença em uma consulta ao oráculo, seja essa advinhatória, terapêutica, de orientação etc.

Grande abraço e grato por agregar com o seu comentário e questionamento.

Ricardo

Antônio - 23/09/2009 22:36:48
Oi Ricardo,

valendo-me do assunto inversão...

No Peladan na casa 1 - que é o que está favorável na questão - se aparece o sol invertido ou qualquer outra carta mesmo em sua posição "de pé", mas que seja simbolicamente desfavorável para a questão abordada, como garantir a essa casa o título que tem “favorável”, quando os arcanos “negativos”(maior + menor) já evidenciam que não há favorecimento?

Abraços.



Ricardo Pereira - 24/09/2009 13:09:06
Oi Antônio,

A sua pergunta é inteligente e procedente.

Veja bem, na construção de métodos de tiragens de Tarô existem alguns elementos que devem ser considerados quando de suas elaborações e dentre eles está aquele o qual foi denominado de convenção ou finalidade para cada casa de suas estruturas.

Nesse contexto, tais convenções e finalidades, independentemente de qualquer situação devem ser preservadas quando do uso de um método qualquer.

Nesse caso de sua pergunta, isso deverás ser seguido, levando-se em consideração, sempre, o questionamento feito ao Tarô, o contexto e os seus vários elementos e, claro, os símbolos, os atributos arcânicos envolvidos na tiragem e, principalmente, os vínculos e elos existentes entre eles em todas as casas.

Mesmo que nessa casa 1 surja um arcano promissor invertido ou um desfavorável em posição normal, essa casa continua sendo interpretada como "o que está favorável na questão". Por que? Porque, cada caso é um caso, e um "A Torre", em posição normal, por exemplo, numa questão de cunho afetivo aonde um casamento, de muito sofrimento para a(o) consulente, se acabou, esse arcano poderá, possivelmente, denotar que a ruptura será como uma espécie de libertação para ele(a), ou seja, o arcano nessa casa acaba por responder o que está, realmente, favorável nesse contexto.

Um outro exemplo, se você quer saber se tal vaga de emprego vai ser sua e nessa casa 1 surge um "O Sol" invertido, isso denota que possivelmente não, mas, em compensação, conforme os outros arcanos das demais casas da tiragem, esse resultado pode ser favorável a você, de uma outra perspectiva, ou seja, talvez você não fosse se realizar nesse emprego ou ele fosse lhe trazer aborrecimentos futuros e, sendo assim, é melhor você não ser selecionado para esta vaga, mas, quem sabe para uma outra ou em uma outra em outra organização, entende?

Nesse sentido, o título dessa casa é garantido.

Abraço, e quaisquer dúvida, adoraria lhe esclarecer.

Ricardo

Antônio - 24/09/2009 18:53:59
Oi Ricardo,

Compreendi e não ficou nenhuma dúvida quanto à questão. Esclarecimento perfeito!

Abraço.
Antônio

Edna Lúcia - 26/09/2009 17:20:52
Nessa tiragem a casa 2 pode representar o aspecto negativo do arcano ou seja, representa o aspecto sombra do arcano?Agradeço a doação de seu conhecimento.

Ricardo Pereira - 26/09/2009 21:04:38
Oi Edna Lúcia,

Há muitos modelos de Peladin ou Peladan sendo utilizados.

Um denomina essa Casa 2 de "contras"; outro de "oposição"; outro de "negação"; outro de "obstáculo" etc, todos com leves diferenças de interpretação para os arcanos.

Por exemplo, um arcano interpretado em uma casa 2 de "negação" é interpretado de uma forma e esse mesmo arcano numa casa 2 de "obstáculo", interpreta-se de outro modo, e por ai vai.

Entendo que, de qualquer forma, essa casa 2 sempre irá denotar aspectos sombrios, ou de luz, dos arcanos nela localizados. Um arcano auspicioso surgindo nela invertido emanará o seu lado sombrio; um arcano desfavorável surgindo nessa casa 2 invertido, irradiará o seu lado luz, auspicioso. Esta será sempre a lógica a ser aplicada na taromancia.

Gostei de mais desse seu questionamento e espero ter elucidado a sua dúvida.

Caso, tenha ficado mais alguma dúvida terei muita satisfação em dirimi-la pra você.

Grato por sua particpação.

Abraço,

Ricardo

luiz cesar rosa de mello - 29/09/2009 16:11:56
Prezado amigo, estou necessitando de apostilas para estudos em relação ao taro de marselha, jogo muito pouco, não defino as coisas direito ainda,pra voce ter uma ideia a mais ou menos uns 6 a sete anos atraz abria jogo para mim mesmo e sempre saia a morte e eu não entendia porque, hoje faz cinco anos de falecimento de minha mãe. Esta razão é que resolvi me aprofundar nos estudos de taro como ja tenho o taro de marselha, gostaria de dar continuidade, se puder me ajudar ficarei muito grato. Meu tel.fax: (21) 31089617 Grato pela atenção.

Ricardo Pereira - 03/10/2009 21:26:07
Luiz Cesar,

Sugiro que inicie seus estudos lendo os seguintes livros:

1) Tarô Clássico, de Stuart R. Kaplan;
2) Estudos Completos de Tarô: V.1 e V.2, de Nei Naiff;
3) Curso Completo de Tarô, de Nei Naiff;
4) A Vida pelo Tarot, de Adriana Kastrup.

Vale muito à pena, quando decidimos nos dedicar aos estudos e pesquisas sobre o Tarô, investir na compra de bons livros sobre o assunto.Inicie seus estudos por um desses e depois nos diga o que achou, está bom?

Obrigado por sua contribuição e participação,

Ricardo

marilene nunes - 15/10/2009 07:48:01
bom dia fiquei encantada com essa leitrua que acabei de ler
nunca imaginei que taro tivesse essa enrgia tal positiva nao qual
odemos ter uma orientaçao na situaçao atual que estamos ´passando
que deus ilumine seus caminhos atenciosamente
marile

  Total: 29 Próxima >  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil