Home page

24 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / HISTÓRIAS & QUADRINHOS / Tarô: amigo ou juiz? < voltar  
Tarô: amigo ou juiz?
Bete Torii
 

Conforme tenho visto, existem duas tribos praticamente "adversárias" que lidam com o tarô: uma, menor, trabalha com ele como auxílio oracular para considerar (pensar sobre) momentos de vida, tendências, alternativas etc. Outra, maior e que congrega cartomantes e tarólogos, lida com o tarô como objeto oracular e mágico que serve para mapear áreas da vida e predizer o futuro.

Esse segundo grupo, na sua maior parte, prefere tarôs redesenhados que já por si elegem (se reduzem a) uma fatia dos significados possíveis dos arcanos mais antigos, e ainda tendem a escolher metodologias que afunilam esses significados. Entendo que, do ponto de vista da previsão e nesta época da grande valorização dos resultados e da eficácia, seja necessário ter um receituário bem definido. De outro modo, como um tarólogo sem dons de vidência poderia decidir qual dos muitos significados possíveis de um arcano cabe em cada caso?

Acontece que fazer interpretação unívoca de uma carta e assumir uma predição que vai influenciar a vida do consulente são atitudes que carregam risco e encargos. Estudantes e praticantes de tarô deveriam tomar consciência disso. Há tarólogos/cartomantes sensatos que, com os anos de experiência, adquirem uma segurança grande quanto ao que falam e não falam, mas uma pessoa nova na atividade, ansiosa para "acertar", pode causar estragos. E o estrago será tanto maior quanto mais esse tarólogo achar que tem que demonstrar competência dizendo o que vai acontecer com o consulente.

Eu acho que, ao contrário, a mais "nobre" função do tarólogo é justamente traduzir a pergunta (geralmente fechada, ansiosa) do consulente para um formato de tiragem que ajude a destrinchar a questão e a orientar reações a ela.

 

"O templo de Afrodite" - aprendendo a ler

Ouvi recentemente, pela segunda vez, uma apresentação da tiragem Templo de Afrodite [veja a descrição em http://www.clubedotaro.com.br/site/p52_2_simples.asp#Afrodite] com exemplificações assertivas do tipo "se o resultado é Torre, acabou a relação, não tem jeito". Como a tiragem é muito interessante, eu resolvi experimentá-la, fazendo-a algumas vezes seguidas, cada vez para um casal bem próximo de mim - casais de diferentes idades, formados recentemente ou há até 10 anos, que conheço com razoável clareza e sei que estão muito bem.

Pois em cada tiragem saíram no mínimo 2 cartas "ruins", segundo a tradição da cartomancia, e eu fiquei pensando como seria terrivelmente lamentável se uma dessas pessoas, principalmente as mulheres, tivesse ido a uma taróloga que, para essas mesmas cartas, vaticinasse algo de seriamente errado com seu relacionamento.

Quase sempre saiu a carta 9-Eremita, por exemplo - tanto para ele como para ela. Nos dois casos em que saiu no plano mental, minha interpretação foi de que a pessoa leva a relação a sério e sua intenção é de continuidade. Interessante: em ambos os casos, o parceiro dessa pessoa para quem tirei O Eremita é razoavelmente mais velho, e a relação é uma oportunidade de amadurecimento. Uma das vezes, a carta saiu no plano sexual para a mulher, e suponho que ela seja mesmo um tanto reservada, longe do tipo fogoso - embora sem nenhum problema ou rejeição, tampouco.

Duas vezes saiu A Papisa para a mulher. No caso em que veio no plano mental, interpretei como receptividade, feminilidade: ela assume a relação de forma bem esclarecida e refletida. No plano emocional, interpretei como reserva e discrição, além da feminilidade. De fato, é uma mulher afetiva, mas que nunca dá bandeira e guarda seu jeito carinhoso para ambientes & pessoas íntimas - entre as quais o parceiro.

A Torre também saiu duas vezes! No caso da mulher para quem saiu no plano sexual, eu acredito que o presente casamento, para ela, é mesmo um momento de liberação, prazer, orgasmo - depois de um período de vida em que teve alguma tristeza e situação de dedicação só ao trabalho. No caso em que saiu no plano mental de um homem, eu até me espantei e, não resistindo, conversei com ele para saber se estava com idéia de romper o casamento. Neca! Essa tiragem reproduzida ao lado, aliás, é um exemplo incrível.

Vejam a minha leitura - que não é definitiva, obviamente, mas foi delicadamente "conferida": Ele tem pensado em se libertar de certos pudores/preconceitos (A Torre) e adotar aditivos químicos para ter certeza de continuar dando prazer à mulher, por quem se declara ainda "amarradão" (O Pendurado) e por quem sente muito desejo (O Diabo). Ela é devotada e fiel a ele, sentindo uma ligação muito séria tanto mental como afetivamente. Sexualmente, suponho que a ligação seja para ela algo de profundo, radical, plutoniano (A Morte). E o resultado: a relação segue firme e forte, de forma serena (A Força).

E aqui fica um recado específico: uma fase necessária e muito instrutiva do aprendizado da interpretação das cartas é o teste, a prática de tiragens sobre situações próximas e já conhecidas - para criar um repertório próprio. Dizendo de outra maneira, trata-se de construir um vocabulário com seu tarô e entender como é que as cartas falam com você.


Em agosto de 2012:

Gostei muito do comentário que reproduzirei abaixo, recebido um ano e meio depois da publicação do texto acima. É muito bom ver pessoas que vão desenvolvendo uma maneira própria de pensar as tiragens, com sensibilidade:

Bete,
para reforçar o que você comenta na tiragem de exemplo, a carta 11 - A Força, como síntese, indica um alinhamento dos três níveis do ser: o mental, simbolizado pelo chapéu com forma de infinito; o afetivo, simbolizado pelo adereço dourado no peito da mulher; a perfeita integração da força sexual, simbolizada pela forma delicada com que ela lida com a boca do leão. É uma carta que mostra a possibilidade de lidar com todos os planos da vida de um modo equilibrado, no eixo, vertical. O leão é a força vital, que por estar bem administrada pela Força, dá o tom da perfeita assimilação da força sexual (o Diabo) pelo homem e do orgasmo (A Morte) pela mulher. Como você mesma indicou, é bom frisar que a carta 13 pode ser associada ao signo de Escorpião e ao planeta Plutão que falam não só da morte física, mas da "pequena morte", ou seja das experiências de transcêndencia que o encontro sexual propicia em muitos casos.

No exemplo dado (e gostei muito da pesquisa que vc fez a respeito do casal analisado) vejo a mulher como alguém centrada, que sabe bem o que quer e tem isso bem definido pra si, mas que, sexualmente, até pela sequência anterior de cartas (Eremita e papisa) falar de uma pessoa decidida e que busca muito o respaldo de reflexões profundas (respaldo dentro de si mesma), sexualmente seja alguém mais comedida, até por pensar demais. No entanto, vejo na carta XIII alguém que busca se reciclar neste campo.Já o homem anda com sua mente fervilhante (a Torre mostra um raio riscando os céus e destruindo todo um sistema caduco) que deseja romper com um passado que não lhe serve mais e busca, agora, algo completamente oposto. A carta XII para mim fala de alguém que está se aprofundando através das próprias experiências e assim amadurecendo internamente (vejo na carta XII a figura de um ser humano forte que enxerga no sacrifício de algo - parte de si mesmo, ainda imatura, pode ser - a oportunidade de crescimento pleno), subjugando o próprio egoísmo para dar lugar a um sentimento mais refinado. Sim, refinado a julgar-se pela sequência Torre-Dependurado: alguém em profunda fase de transformação, em ebulição de idéias e até confuso, mas, que aproveita a fase para o próprio crescimento. O resultado desse amadurecimento é uma paixão explosiva que, na verdade, independe do "muito pensar", mas, de uma química natural que há desse homem para essa mulher.

Nos Tarôs clássicos a posição em que as figuras olham contam muito e nas duas primeiras cartas para "ela", a mulher parece buscar experiência no passado, um "aterrar-se" e na terceira ela busca reciclar-se como resultado de uma catarse. As cartas dele falam de alguém que precisa resolver as coisas no "aqui e agora": talvez alguém que tem pressa de viver e com intensidade!!!O resultado não poderia ser outro que não "A Força", mostrando que os dois sublimaram arestas que poderiam até causar a separação entre eles, mas, que foram devidamente administradas em nome de um sentimento mais profundo...

 
06/09/2010 15:35:47

Comentários

Renato Sogyal - 08/09/2010 12:44:33
Bete,
para reforçar o que você comenta na tiragem de exemplo, a carta 11 - A Força, como síntese, indica um alinhamento dos três níveis do ser: o mental, simbolizado pelo chapéu com forma de infinito; o afetivo, simbolizado pelo adereço dourado no peito da mulher; a perfeita integração da força sexual, simbolizada pela forma delicada com que ela lida com a boca do leão. É uma carta que mostra a possibilidade de lidar com todos os planos da vida de um modo equilibrado, no eixo, vertical.
O leão é a força vital, que por estar bem administrada pela Força, dá o tom da perfeita assimilação da força sexual (o Diabo) pelo homem e do orgasmo (A Morte) pela mulher. Como você mesma indicou, é bom frisar que a carta 13 pode ser associada ao signo de Escorpião e ao planeta Plutão que falam não só da morte física, mas da "pequena morte", ou seja das experiências de transcêndencia que o encontro sexual propicia em muitos casos.

Bete Torii - 08/09/2010 13:48:45
Puxa, Renato,
que bela surpresa o seu comentário! Agradeço muito, você melhorou e ampliou a minha leitura da carta 11, aí. Feliz e elegante o casal que tem uma relação assim sintetizada, não?
Apareça sempre.

Alexandre Domingues - 17/09/2010 04:25:59
Gostei bastante desta forma de tiragem e também de sua maneira de exercitar interpretações, pela delicadeza e pelo "pé-no-chão". O final é excelente: "entender como é que as cartas falam com você"...
Já testei aqui mesmo, quanto à minha própria relação, e o resultado me surpreendeu pela clareza e precisão. Parabéns e obrigado!

Flávio Siqueira - 17/09/2010 09:08:05
Olá Bete.

Realmente é um assunto bastante sério. Uma leitura mal feita por uma pessoa despreparada ou mal preparada, pode trazer consequências desagradáveis ao consulente. Já estou me aventurando nas conversas com o meu RWS, no entanto iniciei com uma tiragem bastante simples de duas cartas: o que facilita e o que dificulta. Pronto!! Essa prática diária tem me feito muito bem, pois cai naquilo que você afirma: cria um vocabulário com o meu tarô e eu começo a entender como que as cartas falam. Gostei muito dos enfoques que foram dados às cartas de fama ruim. Ou seja, tais cartas não necessariamente indicam coisas ruins....na verdade foram ótimas!!!



Eliane Borges - 17/09/2010 09:14:00
Tenho uma profunda admiração pelo Tarô! É tudo muito fantástico!
Sua forma de interpretação irá me ajudar muito.
Um grande abraço!


Flavia maria parente - 17/09/2010 14:23:22
Oi, ootimo!!!So não entendi aleitura do Dependurado, pois o acho fraco, indeciso, pensativo, como ele pode dar prazer, se é uma pessoa que empurra a vida -com a barriga-, Beijos

Jaqueline Cesar - 17/09/2010 15:29:06
Trabalho e estudo o taro a dez anos,mas devo dizer que optei pela linha do aconselhamento e alternativas para um dado momento da vida do consulente.Confesso que muitas vezes percebo o desapontamento de algumas pessoas que esperam previsões sobre amor,dinheiro,tra-
balho,etc.A minha experiência como consulente com tarólogas que
fazem previsões nunca foi positiva e sempre resultou em ansiedade e
decepção.Sendo assim acho muito oportuno e pertinente seu artigo.

Emanuel J Santos - 17/09/2010 22:23:17
Olá Bete. Eu não posso reclamar de más leituras. Foi devido a uma péssima leitura dO Diabo que me tornei tarólogo! Após minha avó e ensinar baralho comum, um "cartomante", jogando o Tarô Gótico, viu um Diabo invertido com um significado que até hoje eu tô caçando... risos. Brincadeira. Falando sério, eu devo a essa leitura o meu interesse pelo Tarô; se eu não fosse quem sou, talvez nunca mais tivesse tido coragem de "mexer com essas coisas".
Mas, dada minha vivência, sempre me preocupo com o vocabulário utilizado, para ser o mais claro possível e manter meu consulente alerta, não amarrado a uma visão.

Aline Bonifácio - 17/09/2010 23:25:13
Fiquei bastante surpresa com a sua constatação da leitura na prática. Nunca pensei que A Torre no plano mental pudesse indicar um posicionamento positivo de uma pessoa com relação a um relacionamento. Talvez um arcano menor ao lado "clareasse" mais a leitura. Beijos.

Bete Torii - 18/09/2010 18:16:47
Alexandre, Flávio, Eliane e Jaqueline:
muito obrigada pelos seus comentários e um abraço!
Bete

  Total: 88 Próxima >  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil