Home page

24 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / ANALOGIAS E COTIDIANO / Processos de Mudanças < voltar  
Processos de Mudanças
Ricardo Pereira
  Para cada existência, a verdade básica é que tudo muda. Ninguém pode negar essa verdade. Não buscamos nada fora de nós mesmos. Devemos encontrar a verdade neste mundo, através de nossas dificuldades, de nosso sofrimento. O prazer não é diferente da dificuldade. Bom não é diferente de mau. Bom é mau; mau é bom. São dois lados da mesma moeda. Portanto, a iluminação deve estar na prática. Este é o entendimento correto na prática, o entendimento correto da nossa vida. Assim, encontrar prazer até no sofrimento é a única maneira de aceitar a verdade da impermanência. Sem compreender como aceitar essa verdade, você não pode viver neste mundo. Mesmo que tente escapar dele, seu esforço será em vão. (Shunryu Suzuki, citado no livro, Mente ZEN, mente de principiante)

 
Recebi em meu Fórum Taromancia, aqui do Clube do Tarô, no dia 03 de dezembro de 2010, as seguintes abordagens e a indagação de Flávio Siqueira, a qual resolvi respondê-la em um fórum individual e exclusivo, por tratar-se de um tema de magnitude para quem ensina, estuda e pratica o Tarô.

Olá Ricardo.

Estava estudando esses dias a Jornada do Louco. Muito interessante ver como os arcanos maiores se interligam tão perfeitamente. Bom, mas ai surgiu uma dúvida: Os arcanos A Roda da Fortuna, A Torre e A Morte se reportam a mudanças, não é isso? Mas há uma diferença sutíl entre elas, pelo menos ao meu ver. A que tipo de mudanças cada um se refere?

Grato.
Flávio Siqueira

Processos de Mudanças: A Roda da Fortuna, A Morte e A Torre


Flávio, gostei muito de seu questionamento e buscarei ser o mais claro possível em minhas respostas para cada um dos arcanos, os quais você levantou tal questão.

Realmente, no Tarô, tais arcanos versam sobre processos de mudanças e cada um deles atua, dentro da estrutura do Tarô e de suas simbólicas, com certas diferenças do ponto de vista, principalmente da previsão taromântica. Claro, atuam também, cada um com suas características, nos diversos planos da existência (material, mental, sentimental e espiritual), assim como suas dinâmicas precisam ser coerentemente trabalhadas nas diferentes abordagens de atendimento além das consultas adivinhatórias, tais como as terapêuticas, as de aconselhamento, as simbólicas, as de autoconhecimento, as de cunho espiritual etc.

Por outro lado, não podemos nunca nos esquecer que, em sua essência, o Tarô é um oráculo e que, sendo assim, fará previsões de futuro, análises de situações passadas e, principalmente, de situações correntes. Não importa o tipo de abordagem (simbólica, terapêutica, de aconselhamento, de autoconhecimento, mágica etc) que o tarólogo esteja utilizando no atendimento ao seu cliente, ele não cerceará a função oracular do Tarô, embora alguns afirmem, contraditoriamente, que não usam o Tarô para fazer adivinhação ou previsão de futuro e que ele não funciona exercendo esse, o qual considero, um de seus principais papéis.

Um aspecto importante de sua questão também não pode fugir da elaboração das respostas que posso contemplar para atender essa sua demanda, ou seja, o entendimento do conceito de "mudança".

Nos dicionários, por exemplo, como o Houaiss (2010) o termo MUDANÇA significa:


ato ou efeito de mudar(-se)
1 - troca de um lugar (país, região, residência etc.) para outro
2 - transferência de móveis, objetos etc., para novo local
3- substituição, troca
4 - transformação decorrente de certos fenômenos:estações do ano, clima etc.


Bem, você pergunta:

... A que tipo de mudanças cada um se refere?


Com base no conceito e na minha experiência enquanto tarólogo e professor de Tarô, afirmo-lhes com total segurança que os três arcanos se reportam, de forma ampla, a todo e qualquer tipo de mudança, de transformações, comportando-se de formas diferentes em dadas situações ou contextos para diferentes pessoas ou instituições, em planos distintos da existência humana, mesmo que suas simbólicas essencialmente os faça transmitir mensagens de acordo com um conjunto de atributos comuns mas que funcionam sob a regência de diferentes fatores, incluindo os técnicos, como os do uso, por exemplo, de métodos de tiragens ou de leituras.

Nesse contexto, na perspectiva da previsão taromântica tem-se as seguintes situações para esses 3 (três) arcanos no âmbito dos processos de mudanças:

A Roda da Fortuna (arcano maior de número 10)


Mudanças de ordem cármica


A Lei de Causa e Efeito para quem possui essa crença pode ser um fator a ser trabalhado com o Tarô por meio de investigações terapêuticas sobre atos de vidas passadas que podem impactar na realização ou não de mudanças necessárias, de sonhos ou de objetivos. O objetivo, por meio de implementação de mudanças, é o de compensarem-se os erros cometidos em vidas passadas ou presentes, transformar-se o carma, fazendo emergir aberturas, desfazerem-se os bloqueios, surgindo, assim, a evolução.

Mudanças súbitas, rápidas e imprevisíveis gerando instabilidades


As coisas acontecem subitamente, quando uma pessoa ou instituição está sob os auspícios desse arcano maior. Ninguém espera e todos são pegos de surpresa. As mudanças são do tipo: anoiteceu e não amanheceu, com esse arcano maior.

Muitas vezes todos estão despreparados para as transformações que chegam da noite para o dia. Momentos instáveis, tensos sempre se fazem presentes ou são experienciados.

Mudanças sob o comando do destino ou do plano espiritual

A vontade ou desejo humano não exerce influência nas ocorrências.

Mudanças de caráter substituinte


Geralmente, com esse arcano influindo, algo ou alguém é trocado por outro. Se houver sofrimento, será vivido com mais ou menos intensidade, dependendo do contexto e dos atores. Por exemplo, trocar um pneu furado por um cheio poderá gerar sofrimento grande para uma pessoa, mas para outra poderá ser um ótimo divertimento.

Mudanças transitórias

Ensina-nos o valor da certeza da existência da impermanência.

A Morte (arcano maior de número 13)


Mudanças necessárias


Indica sempre a iminência do fim de algo, de uma situação consequente de mudanças necessárias de valores, ordens, visões, atitudes, comportamentos que tanto podem fazer evoluir ou retroceder ou morrer.

Nesse caso, evolui quem faz as mudanças e encara o novo; quem não faz amarga a decepção, a dor e o arrependimento, mas, ai, já pode ser bem tarde.

Mudanças que dependem quase que exclusivamente do desejo do consulente


Se ele (o consulente) quer fortemente, pode e deve efetivar as mudanças as quais deseja, as quais considera importantes. Sozinho ele pode fazer muito nesse sentido. O desafio aqui é o de não sair por ai realizando as mudanças e objetivos pessoais em detrimento dos interesses e desejos dos outros.

Mudanças com sofrimentos


Geralmente as mudanças com esse arcano redundam em sofrimento e dor, pois ocasionam rupturas definitivas e fortes decepções. Mas, o alívio vem rápido para alguns e pode demorar um pouco para outros, mas sempre chega.

Mudanças e transformações acompanhadas de novidades

O novo sempre surge com esse arcano maior de transição: novas idéias, visões, amores, ocupações, energias, tudo é transformado com o A Morte.

Mudanças definitivas


Não há volta, retorno com esse arcano maior. As atitudes, decisões ou fatos ocasionam mudanças definitivas. Por exemplo, um acidente que faz alguém perder um braço, uma perna; um erro médico que deixa sequelas irreversíveis etc.

A Torre (arcano maior de número 16)


Mudanças efetivadas a partir da ação de terceiros ou de fatores externos ou naturais


Por exemplo, as catástrofes, as tempestades, os incêndios, as cheias e alagamentos, as guerras e os conflitos em geral estão todos sob a influência desse arcano maior.

Nesse sentido, cada uma dessas ocorrências oriundas de fatores externos e de variáveis não controláveis, em sua maioria, trazem em si mesmas as sementes da mudança e também das perdas de todos os tipos.

Mudanças ocasionadas por erros


Geralmente as mudanças implicadas nesse arcano maior são oriundas de erros que foram cometidos em vidas passadas ou nessa vida ou que vêm sendo cometidos recentemente e de forma contínua, abrangendo, por exemplo, erros de cálculo ou de planejamento, os quais originam estruturas ou sistemas ou situações vulneráveis ou arriscadas; de falta de bases ou de fundamentos consistentes; de falta de sintonia ou valores ou interesses em comum; de incompatibilidades em sentido amplo etc.

Mudanças amplas e totais

As transformações podem se proliferar por várias áreas da vida de pessoas ou de instituições, não sobrando um elemento sequer que se aproveite.

Tais mudanças completam as suas totalidades preparando espaços para novas ordens completamente diferentes das concebidas anteriormente. Se um casamento entrou em crise e houve uma separação, por exemplo, não há mais volta; se houve uma ruptura de parceria entre empresas, nada fará mudar esse resultado etc. A mudança se instala aqui definitivamente.

Mudanças originando frustração, dor e sofrimento nem que seja para uma das partes


Como as incompatibilidades e erros são espécies de motivadores de mudanças, essas vêm surgindo e multiplicando-se em frustração, dor e sofrimento. O sofrimento é bem significativo nas mudanças consequentes dos auspícios desse arcano maior. Lágrimas muitas podem ser derramadas, noites e noites de sono podem ser perdidas ou por todos envolvidos em uma contenda, ou apenas por um deles.

Por exemplo, um divórcio sugerido por esse arcano pode trazer mudanças bastante positivas para um e transformar a vida do outro em um verdadeiro inferno de necessidades, de privações e de sofrimentos.

Diante tal dinâmica desse arcano maior, não é coerente a defesa da idéia tão comumente apresentada na literatura e na prática do Tarô de que um arcano é positivo e a de que aquele outro é negativo. Desse modo, o julgamento sobre atuação dos arcanos, de seus comportamentos em uma consulta taromântica depende diretamente da situação analisada e da vivência dos envolvidos numa questão.

Mudanças de origem cármica ou do destino


Se um erro foi cometido, ou por excesso ou por mau uso da liberdade, e tudo desabou na cabeça do consulente, surge com esse arcano maior a oportunidade de se fazer tudo diferente. Muda-se tudo, pois nada mais se aproveita.

Quem acredita em carma, em vida depois da morte e na Lei da Causa e Efeito poderá afirmar com a emergência desse arcano maior que o consulente percorreu ou vem caminhando por um caminho, utilizando-se de mecanismos em não-conformidade ao que estava ou estaria contemplado para ele, nos planos Divinos, a fim de obter a transformação e liberação do seu carma; que ele muito pouco ou quase nada aprendera com as lições que a vida recente vinha lhe oportunizando a fim de que ele compensasse aqueles erros cometidos no passado.

A mensagem do arcano, nesse caso, é a de que os erros cometidos deverão ser retrabalhados, corrigidos e modificados por intermédio da luz da espiritualidade ou da religiosidade, conforme os planos de uma Ordem ou Inteligência Espiritual Superior. Cooperar inteligentemente com a Lei do Carma, não resistindo à transformação proposta pela espiritualidade é o desafio ou a maior meta a ser atingida quando esse arcano maior surge para denunciar que mudanças precisam ser efetivadas a fim de se cumprir tal proposta.

No que diz respeito a questão do Destino (esse conceito para alguns é igual ou entendido como o de carma), quem nele acredita, dirá que como não estava escrito no livro do destino do consulente o sucesso dele a partir de sua convivência com determinadas pessoas, instituições ou com a sua participação ou investimento em certos empreendimentos, por isso tal fado, chances ainda ele terá de retornar à rota ou trajetória que lhe foi predestinada. Desse modo, surge-lhe um aviso arcânico de que uma luz de oportunidade de novos empreendimentos que podem ser construídos, em conformidade com os planos superiores, está surgindo entre as frestas dos escombros de sua derrocada, em pleno alvorecer de um novo dia, de um novo futuro, com a emergência do arcano da esperança: A Estrela.

Nesses casos ainda fica a dúvida: como garantir com precisão ao consulente, por meio do Tarô, que os aspectos desafiadores que bloqueiam a sua evolução em sentido amplo possuem origem cármica ou fazem parte de seu destino?

Considerações finais


Observa-se, nesse contexto, algumas possibilidades de exemplos das diferentes formas de atuação dos arcanos aqui analisados em perspectivas de processos de mudanças. Cada nuance destaca distinções sutis, mas que podem fazer a diferença durante uma consulta ao oráculo e no momento da orientação ao consulente.

O entendimento da dinâmica distinta apresentada sobre cada um desses maiores é fundamental à taromancia, pois pode garantir previsões e orientação mais assertivas, precisas e eficazes.

Espero Flávio, ter conseguido respondê-lo, esclarecido as suas dúvidas com a mesma qualidade com que foi elaborada a sua questão.

Grato por me permitir contribuir, compartilhando com todos os meus poucos conhecimentos sobre o Tarô.

Um abraço cordial,

Ricardo Pereira
Historiador e Tarólogo

FONTES DAS IMAGENS

Butterfly, In: Google Imagens, 2010.

Pictorial Key Tarot, by David Corsi, 2007.

Ricardo Pereira - © Copyright 2010 - Todos os direitos reservados

Contato com o autor


Ricardo Pereira:http://www.substractumtarot.blogspot.com
 
04/12/2010 23:18:27

Comentários

Ricardo Pereira - 12/12/2010 11:58:42
Oi Maria Elisa,

Obrigado por participar. Sua percepção de minha mensagem nesse texto sobre esses três arcanos maiores é bem pertinente. É assim mesmo que atuação arcânica funciona.

Embora toda mudança seja um tanto desafiadora, ou positiva ou negativamente, e quando algum coisa acontece conforme a segunda alternativa, nem sempre se encontra com facilidade o equilíbrio desejado para se controlar, superar e vencer as adversidades. Desse modo, a busca da serenidade e do uso da razão, nesse contexto, poderá facilitar muito as coisas.

Quanto ao Curso, estou ainda me planejando nesse sentido para 2011, verificando as possibilidades. Nesse momento, estão terminando por lá , as turmas 1 e 2, o estudo do arcanos maiores, faltando ainda mais dois módulos para o final do curso por volta de janeiro de 2011.

Grato pela participação mais uma vez. Volte sempre!

Abraços,

Ricardo

Ricardo Pereira - 12/12/2010 12:04:23
Oi Aline,

O A Morte em minha opinião é um arcano maior por demais desafiador.

Vivenciá-lo é dramático, pois não fica um resquício sequer de esperança de retomada do que passou, do se perdeu. Nada se resgata aqui, apenas, transforma-se. Nenhuma verdade aqui prevalece, a não ser a de que existe um FIM!

Beijão e grato por participar!

Ricardo[;)]

Ricardo Pereira - 12/12/2010 12:09:03
Olá Agnes,

É verdade! Compreender bem as sutis diferenças entre esses três arcanos tão em sintonia de atributos, os seus alcances de interpretação pode influenciar, e muito, para uma eficiente prática taromântica. É isso mesmo!

Grato por sua participação,

Ricardo

Ricardo Pereira - 12/12/2010 12:12:47
Oi Senhor da Vida,

Eis, nesse seu exemplo, a dinâmica atuação do arcano maior A Morte. Ele sai ceifando tudo, mas ao mesmo tempo traz com ele um mundo de novidades, as quais podem ser ruins, mas, também, podem ser muito boas,dependendo do olhar ou percepção de quem o vivencia.

Boa particpação, grato demais!

Abraços,

Ricardo[;)]

Ricardo Pereira - 12/12/2010 12:48:04
Olá Flavio Alberoni,

Interessantes as sua colocações!

Não conheço esse autor Wirtz, o qual menciona, pensei até que fosse o Oswald Wirth, conhecido ocultista e cabalista Suíço de fins de século XIX e bem atuante enquanto viveu até o ano de 1943, autor do lindo e famoso Deck de Tarô que leva o seu nome. É a ele a quem se refere?

Realmente, do ponto de vista simbólico temos um arcano maior, A Roda da Fortuna, que destaca a iminência de tensões que necessitam ser controladas pelo arcano seguinte A Força. Após conseguido o controle, vem o momento de se fazer sacrifícos, dar-se um tempo e de se refletir sobre as causas das tensões que se vive, sugeridos pelo O Pendurado.

Quando com a vivência nesses três arcanos não há aprendizado a posteriori, cortes de alguns execessos cometidos precisam ser implementados, dai vive-se significativamente o arcano maior A Morte, o qual surge com o objetivo de limpar tudo que bloqueia a evolução sem deixar vestígio algum daquilo que tirou o caminhante da trilha correta de sua jornada. Nova chance ele tem de fazer a coisa certa no arcano seguinte, A Temperança, o arcano da "medida certa". Só que a vivência nesse arcano pode ser muito longa e desafiadora devido a sua posição entre dois arcanos, digamos assim, perigosos enquanto espécies de "sabotadores" do alcance de seu objetivo de evolução, o A Morte, ainda à espreita por um lado, e o tinhoso arcano O Diabo, por outro. Por isso a máxima: a caminhada para o autoconhecimento e evolução é longa, incerta, repleta de tentações e de armadilhas. Superar tudo isso, entranto, é o maior desafio.

Grato pela participação e por agregar tanto valor a esse Fórum. Volte sempre!

Ricardo{;)}

Ricardo Pereira - 12/12/2010 12:49:12
Oi Magali,

Grato pelo carinho, força, reconhecimento e sua particpação.

Um beijo,

Ricardo{;)]

Flavio Alberoni - 12/12/2010 17:03:37
Isso, caro Ricardo, é Wirth. Sempre erro a grafia e quando percebo é tarde. E ele não deve gostar nada disso, Arcano 16 severo como é.

Mas, seus comentários são bem pertinentes. Gosto demais dessa avaliação de cada arcano com os que estão ao lado - como que como à espreita! - Isso enriquece demais qualquer estudo e/ou interpretação.

Grato pela resposta!

Alberoni

Flávio Siqueira - 13/12/2010 14:17:26
Olá pessoal,

Pra quem não conheçe ainda a obra de Sallie Nichols - Jung e o Tarô: uma jornada arquétipica. É muita interessante ver como esses três arcanos são vistos Acho que vale a pena. Alargou meu conhecimento.

Flávio Siqueira - 13/12/2010 14:20:28
Ricardo,

Por falar no curso, deve ter tido problema no meu e-mail..mas não quero perder a turma 3, ok? Bom, tb. para o final do ano eu e minha esposa iremos visitar a família em Fortaleza, gostaria de visitar o seu espaço também, é possível?

Danielle - 14/12/2010 15:34:11
Adorei seu texto, você escreve muito bem :D

Sempre fico confusa nestes arcanos quando se unem aos arcanos menores. Estes três arcanos sempre traduzem momentos difíceis e às vezes são acompanhados por arcanos menores, à primeira vista, contraditórios... Por exemplo: Morte com um 9 de ouros... Como conseguir perceber o 9 de ouros numa situação destas?

Boa semana a todos =)

  < Anterior Total: 48 Próxima >  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil