Home page

23 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / HISTÓRIAS & QUADRINHOS / Histórias em quadrinhos < voltar  
Histórias em quadrinhos
Tiragens e comentários
Bete Torii
 

Uma colega de um curso de tarô, há algum tempo, fez uma tiragem para si mesma sobre um assunto que ela já tinha me contado, e relatou por mail a tiragem, que a tinha intrigado, perguntando como eu a interpretaria. Foi a primeira vez que olhei para uma tiragem como se fosse uma história em quadrinhos...

 

5- Romper condicionamentos e recomeçar

Ana Maria escreve, em 15/8/2010: Estou me relacionando há 3 meses com uma pessoa que me deixa um pouco insegura por seu passado e seu medo de sofrer de novo. A insegurança dele vem da traição da mulher no casamento. Terminei, voltamos e ele me pediu para encararmos um relacionamento sério, do qual ele vem fugindo, mas agora quer. Ele me trata muito bem, é gentil, carinhoso, mas não consigo confiar nele, porque já o peguei em algumas mentiras. Pedi ao tarot, numa tiragem de 3 cartas, um conselho. Sairam a LUA, o DIABO e a TORRE. Logo em seguida, pedi uma carta que "cortasse" essas energias ruins e saiu o IMPERADOR. Na dúvida, tirei mais uma e veio o MUNDO...

Eu respondi, inicialmente, no meu outro fórum http://www.clubedotaro.com.br/site/forum/topico.asp?topico=41

Mas vejamos como uma história em quadrinhos. Ou melhor, como conselhos e explicações ilustradas do nosso amigo, o tarô:

Permitam-se receber um chacoalhão, uma dica dos céus, e caiam fora (Torre) dessas situações aprisionantes de medo, ilusão, carência (Lua), desejo de dominação e posse (Diabo). Falo aqui para os dois, porque você descreve inseguranças dos dois, e as cartas mostram pares de figuras - que ficam propriamente humanas ao se libertarem da torre.

E veja só o que pode dar coragem para cumprir esses conselhos difíceis:

Ele, o Imperador viril que agora se mostra decidido e mais seguro, está na base ou raiz da liberação possível (4 é a raiz quadrada de 16- A Torre). Quatro são também as "colunas fixas" que dão sustentação à mandorla onde você dança, na carta O Mundo: feliz e espontânea dentro do espaço protegido que o 4 lhe proporciona. Mais uma coisa: é o Imperador, somado à Torre (4+16=20), que a leva às portas do Mundo, a carta 21..


4- Rigidez atrapalhando a carreira

Um consulente de 40 anos, atravessando um período em que Saturno em trânsito está sabatinando um a um os planetas que ele tem em stellium na casa 12, quer orientação sobre seu momento de vida. Principalmente na área profissional, pois está há 5 meses procurando um novo emprego. 

Percebo que ele não "captou" muito do que eu falei sobre seus trânsitos: que esta é uma época em que ele pode se conscientizar de certas características suas; que as dificuldades, nesse período, apontam aquilo que não está bom e deveria ser mudado. Ele tem muita certeza de si e se esquiva de cada frase dessas, encontrando uma "explicação" mais neutra. Ora, o que precisaria mudar em si mesmo, ele, que é tão certo, inteligente e correto?

A certa altura da leitura do tarô, então, eu propus a tiragem mostrada abaixo, e acredito que ela possa ter ajudado mais do que o que foi dito antes:

<--1 Qualidades/características próprias a ressaltar
 e expor, na busca de emprego.


                        Qualidades/características a não mostrar, e a
                                    trabalhar como "dever de casa". 2-->

 

              3. Prognóstico para a situação de procura
                     de emprego, num futuro próximo.


Leitura:

1- Ele deve mostrar características de independência e auto-motivação, mostrar que não tem necessidade de um ambiente muito estruturado e burocrático, ou que é capaz de encontrar e trilhar novos caminhos; e, também, que não está atrás de um cargo formal ou um alto salário.

Fiz-lhe ver como parecia até absurdo o tarô recomendar que se apresentasse "como um louco" alguém que busca emprego na área financeira - e que isso certamente vem para realçar, enfatizar, a oposição à carta seguinte:

2- Ele deve evitar ser radical, duro, crítico demais, alguém implacável e irredutível em suas atitudes e julgamento. Perguntei se ele era assim, e ele admitiu.

É MUITO interessante esse par de opostos nesse contexto. Mostrei como a idéia não era falsear ou mentir, mas, quanto a certos detalhes de personalidade, "pegar leve" ou mostrar o lado mais leve e claro de sua conduta, procurando trabalhar seu extremismo sem contemplações.

3- O prognóstico é que ele ainda esteja em situação "pendurada", um tanto desconfortável e sem progresso externo, no futuro próximo. Aliás, como o próprio consulente lembrou então, ele ainda tem uns meses para "curtir" o trânsito de Saturno quadrando o meio do céu (carreira) e passando sobre o Ascendente (imagem). Mas, observando os conselhos de O Louco e A Morte, sobre o que cultivar e mostrar de si mesmo, ele poderá estar vendo a situação de um outro jeito, com novos olhos.



                                                              Onde buscar emprego, contatos etc. 4 -->

4- Por fim, a dica de onde buscar trabalho diz: rode por aí, mantenha-se em movimento e busque locais/empresas que têm todo tipo de gente. Observação: a mesma carta 10 tinha saído em tiragem anterior, para descrever o que ele encontraria de dificuldade em empresas da iniciativa privada, na busca de emprego - e ele tinha 'enxergado" na carta, de forma depreciativa, as pessoas  de comportamento duvidoso, como as figuras animalescas da carta, que já viu muitas vezes nas empresas.



17/02/2010



3- Fim de caso

A consulente, escrevendo alguns dias após a primeira consulta, pergunta:
Fale-me sobre nossas vidas, se ainda vão se cruzar ou se devo passar uma borracha em tudo. Ou devo procurá-lo para esclarecer os fatos? O que vê nas cartas sobre essa situação entre ele e eu?

Fiz então uma tiragem para ver
passado,                 presente,               futuro dessa relação:

Foi: uma liberação, uma transgressão de limites, uma abertura para situações diferentes das costumeiras, o rompimento de alguma prisão para cada um de vocês. Mas embora cada qual tenha agido como um detonador da liberação do outro, não foi algo conjunto.

É agora: terminada; a situação é de corte, fim, remoção, talvez sofrimento.

Será: Uma busca mais séria, discreta, responsável e persistente - cada um por si. 

Cartas para a consulente:

A sua situação se você "passar uma borracha" no assunto: temperança, equilíbrio, transformação interna, aceitação dos acontecimentos.

A sua situação se você o procurar para "esclarecer os fatos": você mostrará um certo poder e disposição de resolver assuntos, que terá um pouco de presunção embutida.

Conselho do tarô para você: "deixe ir" esse assunto, não tente manipular nada. Entregue-se a influências naturais e sadias, busque ambientes nos quais tenha confiança. Veja que a atitude aconselhada é muito diferente da do Imperador e semelhante à da Temperança. Observe, aliás, como a Estrela e a Temperança se parecem; a Estrela é como uma Temperança que se despojou totalmente, tocou o chão com o joelho e verteu o líquido de seus dois vasos no chão, ao invés de temperá-los.


2- O jovem casal

A leitora me escreveu: Meu nome é Maria, tenho 17 anos e adoro ler sobre o tarô. Experimentei a tiragem do triângulo amoroso que você postou, porém não sou muito experiente na leitura e tenho uma dúvida, espero que possa ajudar-me. As cartas que me saíram foram as seguintes:

O que eu significo para ele:
  o Sol

O que ele significa para mim:
   os Amantes

Prognóstico p/ nós:
   o Mundo

Razão desse prognóstico:
   o Pendurado

A minha dúvida é: com cartas tão boas, como é que a razão do prognóstico é o Pendurado? Os amantes também podem indicar determinação em ficar com uma pessoa, não é?

Minha resposta: Essa tiragem sua foi tão "bonita" que até parece arranjo de encomenda, não?
-- Você é o sol da vida dele: calor, alegria, cumplicidade, afeto verdadeiro.

-- Ele é o seu enamoramento, a sua escolha, é onde está seu coração: o Namorado.

-- O prognóstico para vocês é nada menos que a coroação desse afeto, um mundo de vocês.

-- A razão desse prognóstico tão belo é o Pendurado, que você pode interpretar como sendo a entrega confiante e completa.

Mas como você é muito jovem, aqui vai também um alerta, na forma de uma leitura brincalhona-séria: não se atire de cabeça (também um significado possível de O Pendurado) sem pensar. O prognóstico pode ser lido também como gravidez - veja como a figura nua e frágil da carta O Mundo pode ser vista como um feto, uma vida nova dentro do útero -, surgida em razão de uma entrega sua sem cuidados (O Pendurado). Cultive esse namoro com cuidado; gravidez é coisa muito séria para ser arriscada sem inteira responsabilidade e vontade dos dois.


 

1- O triângulo amoroso


O primeiro caso
: uma  colega (C) tinha conhecido um homem (H) mais novo que a atraiu muitíssimo. Ele demonstrou que a atração era recíproca, mas admitiu ter uma namorada (N).

A tiragem feita por C

 O que ela (N) representa pra ele (H):    3. Imperatriz
 O que ele (H) representa pra ela (N):    10. Roda
 Prognóstico para ambos:   21. Mundo
 Razão do Prognóstico:      16. Torre


 
Minha leitura: O trio Imperatriz - Roda - Mundo, com as atribuições dadas às cartas, parece uma historinha fechada, de final feliz, embora talvez à moda antiga: ela rainha do lar (presa ou protegida dentro da mandorla), ele rodando e circulando pelos quatro cantos do mundo (por fora da mandorla). Mas tem alguma coisa esquisita, se a razão desse prognóstico "Mundo" é a Torre.  Vejamos: a Imperatriz está grávida; o prognóstico para o casal é um bebê no útero (o Mundo), porque a camisinha estourou (a Torre).

E era de fato o que estava acontecendo! Ver a história completa aqui no site Clube do Tarô, em
     http://www.clubedotaro.com.br/site/p57_bete.asp

 
08/09/2009 11:53:27

Comentários

maria - 22/08/2010 17:31:55
sai de um relacionamento ja a algum tempo, meu ex tem outra e mora com ela, mas nao para de me perseguir, fala que me ama muito mas que nao consegue largar a outra, ele tem medo de sair de onde esta, mas nao me esquece e nao quer me deixar...preciso de uns conselhos

Bete Torii - 23/08/2010 10:31:59
Sim, "Maria",
seria bom obter uns conselhos - com uma amiga sensata ou um familiar. Ou, ainda, com as tiragens gratuitas da página principal deste site. Olhando assim, de fora, parece que o ex em questão tem apenas a mania de posse: se pode manter duas à sua disposição e se sentir bacana, por que vai se contentar só com uma?
Boa sorte.

Elvira Rita - 12/09/2010 11:48:52
Não sei tirar cartas de tarôt mas gosto do tema e consulto.
No espaço de um ano e meio consultei cinco vezes a mesma taróloga sobre a mesma pergunta e a resposta é sempre afirmativa. Entretanto há seis meses consultei outro tarólogo, não fiz a mesma pergunta mas a tiragem foi sobre a vida afectiva, a interpretação de alguma maneira coincidiu. A minha dúvida é se passado ano e meio sobre a primeira tiragem ainda posso manter a esperança de as previsões se oncretizarem.

bjs

Bete Torii - 12/09/2010 12:58:40
Bem, Elvira,
Os tarólogos que abordam a questão do tempo, no tarô, geralmente dizem que as tiragens são um retrato do momento e as previsões ou prognósticos se referem a um prazo curto: no máximo um ano. Eu lhe diria que acho melhor você procurar orientações quanto ao que você mesma pode fazer para se aproximar desse resultado que deseja, ou como pode "ajudar o destino", para usar outra linguagem. Ficar na espera passiva de que uma previsão se concretize não me parece o caminho mais saudável.
Boa sorte!

Tatiana - 08/10/2010 09:35:23
Gostaria de saber se final de 2010 vo conseguir engravidaar???

Bete Torii - 11/10/2010 00:04:22
Tatiana,
sugiro que você tire no cara ou coroa...

marcia - 04/11/2010 11:52:02
estou numa relação há 6 anos e sou muito feliz , só que eu moro ha 200 km de distancia e nao há perspectiva de mudanças de nenhum dos lados e ainda sou 14 anos mais velha.A relação esta dificil , o que o destino me reserva?

Bete Torii - 04/11/2010 20:10:49
Márcia,
você pode utilizar o serviço de tiragem gratuita que vai encontrar na página principal deste site - há 3 versões de tiragem. Boa sorte!

Raphael Fernandes - 01/03/2011 16:37:11
Olá Bete,

Trabalho com histórias em quadrinhos e também sou tarólogo. Gostei muito da sua interpretação e acredito que o Tarot permite infinitas formas de leitura.

Beijos!

Bete Torii - 03/03/2011 22:19:52
Olá Raphael,
que ótimo ver o seu comentário!
E... será que o Tarô não permite também muitas formas de "escrita"? Você já experimentou fazer o caminho contrário daquele que eu tenho feito, isto é, em vez de fazer tiragens a sério e tentar ler como uma história em quadrinhos, inventar uma história em quadrinhos com os "personagens"/arcanos do tarô?

Obs.: Dei uma espiadinha no contraversão.com e adorei a carta "The hanged man" que ilustra o início do post de Gabriela Bianco!

Beijos; vou passar a espiar o contraversão

  < Anterior Total: 22 Próxima >  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil