Home page

20 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / MURAL / O Preto Velho < voltar  
O Preto Velho
Quais cartas do Tarô falam desse personagem da cultura afro?
Clube do Tarô

Os Pretos Velhos são homenageados no dia 13 de maio, data em que foi assinada a Lei Áurea, que decretou a abolição da escravatura no Brasil.

Na Umbanda, os Pretos-velhos são espíritos de velhos africanos que viveram nas senzalas como escravos, que morreram de velhice e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos seus filhos.

São entidades que trazem esperança e quietude aos anseios dos consulentes que os procuram para amenizar suas dores. Ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.

Mestres da sabedoria e da humildade, através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o Amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que ela não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são Mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos.

[ Os dados acima foram extraídos de www.pt.wikipedia.org/wiki/Preto-velho.
A imagem do Preto Velho vem do artesanato baiano; pertence à coleção de
Iracema e Waldomiro Riemma e foi fotografada por Gabriela Giordano.]


* * *

Para os estudantes do tarô cabe um interrogação. Quais arcanos maiores ajudariam a retratar o bondoso Preto Velho?
a. O Eremita, o velho e paciente sábio?
b. O Papa, o provedor espiritual e que abençoa todos os que o procuram?
c. O Mago, aquele que sabe transformar os elementos e energias de cura?
d. O Louco, ou melhor, o Peregrino e seu bastão, que representam a busca de compreensão?

Fica aqui o convite para você deixar seus comentários e reflexões sobre os símbolos envolvidos.
 
13/05/2011 14:34:44

Comentários

Edy De Lucca - 20/05/2011 16:07:46
Passeando hoje pela internet achei uma pequena matéria sobre o tarô dos Orixas http://conversascartomanticas.blogspot.com/2009/11/os-arquetipos-do-tarot-o-tarot-dos.html.
Neste tarô a carta relacionada aos pretos velhos é o Julgamento. Penso que esta relação também é interessante!

Daniel Alves da Cruz - 22/05/2011 12:33:34
Acho que o Eremita e o Mago pela característica dessas duas cartas

Tânia Regina Soares - 25/05/2011 01:23:12
Acho que o Arcano que mais se aproxima da simbologia do preto-velho é o Eremita. A manifestação do preto-velho sempre acompanhada da figura de um conselheiro, um ser experiente, sábio, guerreiro e sobrevivente que carrega um fardo de experiências, e vivências que podem oferecer conforto, esclarecimentos e orientações para as pessoas afins.
Muito interessante, este tema para uma reflexão sobre o conteúdo arquetípico dessas figuras, que ganham cada vez mais espaço dentro do trabalho holístico; permitindo a desmistificação da cultura e religião africana.

Amélia Rocha - 26/05/2011 11:28:54
Para mim como no tarot não aparece uma carta com o nome "Preto-Velho", devemos usar a interpretação nas cartas de acordo com sua aproximação. Para mim assim, como vários outras pessoas disseram o eremita com toda sua trajetória, o mago e o julgamento são os que mais se aproximam das caracteristicas de um preto-velho. Todavia, outro item importante é que dentre as laminas mencionadas aqui por todos a tiragem também pode determinar como um preto-velho pode se comunicar com o consulente.

Emanuel J Santos - 27/05/2011 10:44:33
No Tarô dos Orixás, de Eneida Duarte Gaspar, os Pretos-Velhos estão relacionados com o Arcano XX, o Julgamento. http://conversascartomanticas.blogspot.com/2009/11/os-arquetipos-do-tarot-o-tarot-dos.html

Lilith - 28/05/2011 15:06:26
O Eremita entra nessa apenas pela sabedoria e aparência enquanto o Papa representa de forma plena os Pretos velhos sua força espiritual seu modo de acolher e aconselhar os filhos de fé,aquela confiança que inspira e compreensão,é o ouvinte exatamente como quando procuram os padres para se confessar,procuram alguém que diga vai ficar tudo bem,você pode seguir este ou aquele caminho,mas a interpretação a visão e associação dos arcanos é livre e pessoal,independente de decks de Orixás ou de aparência o que conta aqui é a sensibilidade é o que toca o tarólogo se para mim um mago me liga mais a uma entidade ou guia espiritual do que o Papa é dessa forma que devo interpretar.

adnaloy coutinho - 28/05/2011 19:25:07
Eu o relaciono com o eremita, pela experiencia de vida, pelo sofrimento passado que ajudou a acumular paciencia e sabedoria para vencer os obstaculos, que foram muitos e haja paciencia para esperar o tempo certo para que tudo aconteça.

Angelina Freitas - 31/05/2011 13:03:47
Para mim são duas,o Eremita e o Papa,por um lado o Eremita representa ,o velho paciente e sábio mas também o provedor espiritual que abençoa e acoselha todos os que o procuram.

Augusto - 03/06/2011 01:49:54
Excelente tema, de fato essas entidades merecem essa homenagem, quem já se consultou ou trabalha com essas entidades sabem como é gostoso sentar num banquinho e ouvir palavras que acalmam e iluminam nossa caminhada.
Eu diria que os Preto- Velhos podem ser representados pelo Eremita (lembrei-me de um ponto cantado: "Quem caminha com as Almas caminha devagarinho."), nesse sentido de ensinar a ir devagar mas ir pra frente , rumo a evolução, bem como com O Hierofonte no sentido da cura , dos ensinamentos , da doutrina.

manga - 03/06/2011 18:53:43
à energia da espiritualidade esta em respeitar os pretos velhos pura sabedoria grato.

  < Anterior Total: 27 Próxima >  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil