Home page

19 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / CONSELHOS by CLÁUDIA BOECHAT / AS CARTAS DA DEPRESSÃO < voltar  
AS CARTAS DA DEPRESSÃO
O que o Tarot tem a nos dizer sobre esse mal que acomete tanta gente atualmente? Vamos descobrir juntos.
Cláudia Boechat
  Esta é uma situação “engraçada”. Vocês vão ver. Resolvi questionar o Tarot  sobre depressão.  Ele me respondeu com cartas tão inesperadas que gostaria da ajuda de vocês para analisá-las. Vamos lá:  

A primeira casa ficou com a seguinte pergunta:
O que é a depressão?

Resposta:
O Sol.

Uau! Por essa realmente eu não esperava. Quebrei a cabeça e cheguei à conclusão de que a depressão é algo poderoso, muito poderoso. Ofusca tudo à sua volta. Permeia tudo: os sentimentos, a vontade, a razão...


A segunda casa responde à pergunta: O que a depressão faz na gente, no interior, pra dentro?

Resposta:
A Roda da Fortuna.

Ok. A depressão nos traz a instabilidade emocional. Talvez a bipolaridade? Não. Acho que este é outro assunto. Fico com a instabilidade emocional “mais comum” mesmo. Uma outra a pessoa está bem, na outra seu mundo desaba. Será isso?


A terceira casa se refere à questão:
O que a depressão faz para fora, como ela nos deixa aos olhos dos outros?

Resposta:
A Imperatriz

Pirei. Não entendi nada. Vamos raciocinar. Ok, ela é poderosa. Será que ela se apossa, soberana, dos que estão à sua volta? Acho que depressão pode ser contagiante. Uma pessoa deprimida pode impor seu estado de espírito aos seus “súditos”. Os outros se sentem impotentes diante dela, mais fracos. Será isso? Me ajudem a entender.


A quarta casa é o “resumo da ópera”:
Juntando o que a depressão nos faz, por dentro e por fora, como ficamos?

Resposta:
Os Amantes


Ficamos inseguros, incapazes de tomar uma decisão. Ficamos com medo de perder, sem coragem de ganhar. Entre a cruz e o caldeirão. Ao mesmo tempo em que compreendemos que como está não pode ficar, não enxergamos as condições necessárias para mudar. Será isso? Quando surgirá a terceira via?


A quinta e última casa ficou com a seguinte questão:
Como combater a depressão?

Resposta:
O Louco

Kkkk! Essa foi demais! É pra enlouquecer de vez? Bem, falando sério, acho que o Tarot nos recomenda deixar tudo pra trás. Recomeçar. Sem anseios, sem frustrações, sem expectativas. Apenas recomeçar, aceitando o que a vida colocar em nosso caminho, sem medo. Mas como uma pessoa deprimida encontra forças pra fazer isso?

Tirei outra carta: A Justiça. Usando a razão. Nada de se deixar guiar por sentimentos, emoções. É preciso fortalecer a razão. Ou seja, a gente deve seguir O Louco, mas sem perder a inteligência jamais.

Enlouquecer, sem perder a lógica. Pode?

Agora, que tal vocês fazerem a sua avaliação deste jogo?
Pode se tornar uma conversa bastante interessante.
Vamos nessa?

 
13/08/2011 15:19:38

Comentários

Alanna Souto - 27/08/2011 02:12:04

I parte

Primeiramente parabenizo a taróloga por uma problemática tão atual que 'agride' milhares de pessoas e pela complexidade que nos instiga a leitura. Eu particularmente nunca vivenciei a 'depressão' no seu aspecto extremo, então aqui me limitarei apenas em dar alguns pitacos e de como 'sentir' cada carta e suas respectivas questões:
Pra mim o arcano 'Sol' representa aqui o 'orgulho' ás avessas, a baixa-estima e o 'ego' desequilibrado por se achar a pessoa mais sofrível do mundo. Tanto o orgulhoso excessivo que se acha o 'maioral' quanto depressivo retratam as aspecto negativo da 'Luz' interior(sol) quando mal direcionada, ambos firmam-se no egoísmo.O 'maníaco-depressivo' não consegue ver nada, além do seu próprio sofrimento,conforma-se com ele, negativiza tudo ao seu redor e muitas vezes gosta de ser bajulado,assim como o orgulhoso excessivo.
- A roda da fortuna: Simboliza aqui, obviamente, como você falou a instabilidade, que dependendo de como a pessoa 'reage’, ela se direciona mais para o pólo negativo do que o positivo, não há o equilíbrio, pois pelo que parece na depressão não existe,ou melhor, está desativado a FORÇA(ausência da Carta XI)
-A imperatriz: A impressão que passa para as pessoas e/ou mundo externo segue as perspectiva do arcano 'sol', visualiza-se, portanto, os aspectos mais negativos desse arcano que é a comodidade e a falta de iniciativa para realizar. A depressão, rainha das maiores dores do mundo, insegura, finca sua espada no chão. Necessitando ser amada ,contenta-se com o 'bobo do corte'(pessoa ou situação que lhe conforte,massageie o 'ego' sem na verdade ajudá-la), reflexo de sua carência excessiva imposta por si mesma.



Alanna Souto - 27/08/2011 02:14:04
II parte

-Os enamorados: aqui percebo que essa carta se apresenta como os 'obstáculos' do consulente em depressão que está confuso, perdido em suas baixas emoções... e mais do que medo e incertezas,conformado em sua própria condição.E no fundo sente a necessidade de ajuda diante de tanta fragilidade para então conseguir ultrapassar esse obstáculo e tomar uma decisão em prol da sua mudança, aceitar se ajudar e ser ajudado.
- O louco e a Justiça aparecem como o desfecho final em prol da 'cura’, obviamente, e pra mim as cartas que estão mais interligadas e que mais se complementam... Justamente pelo fato do arcano Louco simbolizar a 'vivência do desconhecido' com coragem e sem olhar para trás, deixando de lado tudo que não lhe serve mais, tudo que lhe é doloroso... peregrino de si mesmo, em busca de novas descobertas,levando apenas sua trouxinha de esperanças. E é aí que a carta da Justiça aparece imponente exigindo da 'peregrinação' sabedoria, equilíbrio, pé no chão e discernimento... já que o destemor do Louco fundamental para saída do estado depressivo deve ser ‘entrelaçado' com a necessidade de pesar as ações ao se libertar desse estado, de forma gradual.Pois como diz nossa 'maga' da literatura, Clarice Lispector:
"Até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro…há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo..."


ana lima - 27/08/2011 17:51:31
Oi, vamos lá:
O SOL - Realmente algo poderoso, tamanho poder sem controle, pode atacar nosso ego devido ao, egocentrismo e orgulho. Por outro lado, a luz que surge do centro de tudo, do "eu"; faz entrar em contato com a sombra (A Lua) trazendo luz.
A RODA DA FORTUNA: Traz instabilidade; Do acaso, simultaniedade, sobe e desce, inquietude, incoerência. Nessa maratona, nesse gira-gira, nos faz ver que temos a oportunidade de melhorar na próxima "volta".
A IMPERATRIZ: Nos vêem como excêntricos, pois estamos agindo fora do padrão. A excentricidade e soberania da Imperatriz, nos afasta das pessoas, ninguém se enquadra, nos tornamos desinteressados e arrogantes.
OS AMANTES: Divididos, incapazes de decidir, impotentes e impedidos, confusos, algo consciente, inconsciente e superconsciente nos move. Optar entre o coração e razão, entre do que é verdadeiro, certo e doído, do que é inconsciente, sonhos e que nos acalenta, quem comanda tudo é, (anjo) algo superior, (dentro de nós). Temos que tomar uma decisão.
O LOUCO: combater usando toda esta força impulsionadora, como aliado, aprendendo a lidar com seu lado intuitivo: Buscar através do desconhecido. Bem resumido. Lutar, mesmo sabendo que estamos expostos ao perigo, encarando a vida à medida que seguimos em frente dia-a dia.
*A JUSTIÇA: Penosa, doída, muuuuuuuito verdadeira, que nos atinge na essência e a Justiça fala de tudo isso. Fazer justiça a si mesma, não queremos dizer com isso que será bom, apenas justo, necessário. aprendermos a olhar as coisas com responsabilidade, assumir o controle dos atos. Olhar o nosso "eu" para conseguir tirar o véu de tudo que está oculto, e isso dói, mas será melhor mantermo-nos na escuridão e na mentira? É a hora da verdade, se errar, retornaremos para que seja feita a correção devida. Enfim. Fazer justiça a si mesmo.
ADOREI PARTICIPAR.

Cláudia Boechat - 27/08/2011 22:29:30
Faz sentido, Bete.

Cláudia Boechat - 27/08/2011 22:32:02
Pode ser, Alanna.

Cláudia Boechat - 27/08/2011 22:33:47
Ana Lima, você me mostrou um aspecto diferente da Imperatriz. Muito obrigada!

Carmen - 28/08/2011 13:21:24
Tive depressão profunda, hoje me considero curada, pelo menos desta causa que me trouxe a depressão, porque curados efetivamente nunca ficamos, já que estamos sujeitos a novas crises. Analisando sua tiragem, do meu ponto de vista, acredito que a carta do Sol mostra uma necessidade de esclarecimento e que independente da nossa vontade já está se manifestando, como é provado pela carta da Roda que nessa tiragem para mim simboliza mudanças. A imperatriz mostra que as pessoas não percebem ou não aceitam o que está nos acontecendo, já que é um processo interno , já percebeu que ninguém acredita qdo vc diz que se sente doente? geralmente acham que é qualquer coisa, menos doença. Sim tb acho que a depressão nos faz sentir extremamente inseguros e perdidos como representado tão bem pelos enamorados, não se sabe que caminho escolher, temos que ter discernimento, porém este nos foge. O Louco para mim é a carta perfeita p/ a perg feita, pois na minha opinião, temos que recomeçar do zero; parece que tudo que acreditavamos antes ou a forma como viamos as coisas e as pessoas mudou, veste agora novas roupagens, essa carta para mim sugere o desapego, libertação, não só da depressão em si,mas sim a tudo que nos limita. Para mim a carta da justiça simboliza o equilibrio ou a busca do mesmo, ponderar sobre o que há de verdade na nossa vida até então, os conceitos, as crenças, as escolhas; só assim poderemos seguir em frente sem amarras e muito mais evoluídos. Fazendo hoje um balanço do que me aconteceu p/ que eu entrasse na depressão e hoje depois que saí dela, percebo que é uma doença terrível, indescritível, silenciosa, mas regeneradora como deve ser a morte, p/ um novo renascimento. Grata pela oportunidade de participar. Abraço...Carmen

Cláudia Boechat - 28/08/2011 22:39:45
Carmem, antes de mais nada, que bom que se livrou desse bicho mau que é a depressão. E gostei muito do que disse. Sim, acendeu mais uma luzinha na interpretação das cartas. Muito obrigada! E participe sempre!

Tatiana - 29/08/2011 09:05:16
Acho que o que o tarot te quis dizer é que a depressão é uma coisa cheia de paradoxos!... Ela própria é um paradoxo...

Danielle Campos. - 30/08/2011 16:33:11
O que é depressão? Bem, neste caso para mim, o sol representa a falta de sol. A falta de energia, saúde, bem estar, falta de calor no corpo, falta de juventude. A depressão pode ser tão forte quanto o sol, pode cegar, pode queimar.
Roda da fortuna: Além de instabilidade emocional, a pessoa doente não consegue progredir, evoluir, seguir o curso da vida, girar na grande roda. Fica imóvel, ou fica girando em um mesmo ciclo vicioso da qual não consegue sair.
A imperatriz: Do lado de fora, a pessoa é percebida como alguém sem energia. A imperatriz é criadora e criativa, dona de sua própria natureza. Alguém com depressão é visto como dependente da família e de amigos, está tão sem energia que não tem forças para criar meios para sair desta situação. O meio que cerca esta pessoa percebe que lhe falta poderes criativos.
Enamorados:Por dentro e por fora fica o grande conflito. Alguém nesta situação não tem coragem de assumir suas próprias escolhas, isso se tiver alguma. Não tem energia para sair deste estado, desta encruzilhada. A depressão é a bendita crise. Onde não se sabe para onde ir, a quem pedir ajuda. Todos querem oferecer um conselho, mas a solução dever vir somente daquele que sofre com isso. O conflito é a própria depressão, alguém que não consegue crescer, dar continuidade ao seu caminho individual.
Louco: Combater é recomeçar. Mas para recomeçar é preciso refletir sobre o passado, quando e onde essa depressão começou? Talvez uma cura da criança interior. Permitir que essa criança diga o que houve de traumático em seu processo de crescimento. Quem sabe terapia, ou outro meio de encontro com sigo mesmo.Essa carta também pode ser uma alerta as repressões das quais vivemos e impomos a nós mesmos. Ninguém pode amarrar o seu "louco" no pé da mesa e continuar a vida como se nada tivesse acontecido. Não tem como ser louco por inteiro, mas fica difícil se não tivermos nenhum pedacinho de nosso ser reservado para ele.

  < Anterior Total: 57 Próxima >  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil