Apresentação

Utilizo os recursos simbólicos — Astrologia, I Ching e Tarô — como fontes muito confiáveis para compreender as disposições individuais e o momento de vida. Foram recursos que se agregaram e ampliaram minha experiência de orientador educacional e profissional e renovaram os fundamentos do meu trabalho atual voltado ao aconselhamento pessoal.

J. Constantino K. Riemma

Atendimento em consultas

Em razão de minha vocação voltada à educação e ao desenvolvimento individual, somada à experiência de duas décadas em instituições de formação e orientação profissional, assumi naturalmente uma linha de atendimento voltada ao diagnóstico e à compreensão dos momentos de vida e de seus desafios. Alguns definiriam essa linha de trabalho como terapêutica ou de aconselhamento.

1º – preparo o mapa natal, o horóscopo, e levanto os trânsitos, pois a Astrologia oferece uma rigorosa e precisa radiografia anímica (nível astral) de cada um de nós. Já os trânsitos ajudam a compreender a natureza dos desafios que a pessoa enfrenta no momento. Quando se trata da primeira vez em que o consulente faz o exame do mapa natal e dos trânsitos, a sessão pode chegar a duas horas e meia de duração.

2º – compreendida a situação, a partir da análise astrológica, concluo o trabalho com a leitura do Tarô, uma experiência de reflexão sobre as mensagens visuais de arcanos e de evocações complementares à consulta ao horóscopo. Com o Tarô podemos confirmar, revisar e até mesmo retificar detalhes do que foi tratado na parte inicial da consulta. O caráter visual e direto das cartas facilitam o entendimento do consulente.

3º – quando as pessoas estão pressionadas por dúvidas e indecisões quanto ao rumo a tomar — e que não se esclarecem com o exame dos trânsitos astrológicos — é de grande ajuda recorrer ao I Ching (Yi Jing), como fonte muito confiável não só de prognósticos, mas especialmente de orientação estratégica. Um dos notáveis atributos desse tesouro oriental é que seu entendimento não depende apenas da intermediação do profissional, como acontece com o Tarô e com a Astrologia: o próprio consulente lê o texto e tem, assim, como discutir e participar ativamente da compreensão do sentido simbólico e oracular dos hexagramas.

Astrologia, Tarô e I Ching - três linguagens simbólicas

O I Ching foi a primeira linguagem simbólica na qual mergulhei e também o tema do primeiro trabalho que fiz na Internet, para a antiga seção “Árvore do Bem” no portal IG. Esse material está hoje disponível no site Clube do Tarô, para consultas gratuitas. Link: I Ching.

4º – local e valores: atendo de preferência em minha residência, à Rua Roquete Pinto, uma travessa da Av. Francisco Morato, no Butantã, em São Paulo. Via Skype, após o estudo astrológico, apenas incluo a leitura do tarô se a pessoa tiver um jogo e ela própria fizer o sorteio das cartas.

Cobro R$ 400,00 pela sessão com duração de duas horas.

Cursos de iniciação

Nos cursos de iniciação ao Tarô utilizo apenas os arcanos maiores. Escolhi trabalhar com pequenos grupos de 6 a 8 participantes, o que estimula a interação e propicia a aplicação de técnicas projetivas e de dinâmica de grupo.

A experiência tem confirmado bons resultados quando o significado das cartas é inicialmente levantado a partir da experiência direta dos participantes com cada arcano. Só após esse primeiro momento de associações livres é apresentado o repertório usual que se encontra nos manuais, acrescido de nossa experiência acumulada ao longo dos anos.

Dou também grande atenção ao trabalho de ajudar os iniciantes a transporem as superstições e formalismos que inibem boa parte das pessoas que se aproximam do estudo das cartas.

Já na primeira aula, as cartas são sorteadas entre os participantes e aplicadas à situações práticas. São recursos para estabelecer um envolvimento mais direto com as lâminas e ajudar no processo pedagógico de aprender a pensar simbolicamente. É o que considero fundamental para estimular a utilização do Tarô nas mais diferentes situações que o estudante desejar.

Cursos específicos & eventos

Além dos cursos básicos de apresentação do Tarô, promovo sessões de estudo sobre os arcanos maiores e menores, sessões de supervisão de tiragens,  cursos e seminários sobre abordagens particulares de alguns autores, como Oswald Wirth, G.O. Mebes, Edmond Delcamp, Gareth Knight, Sallie Nichols e, principalmente, do anônimo autor (Valentin Tomberg) de Meditações sobre os Arcanos Maiores do Tarô.