Dados pessoais

Um breve resumo

Casado, três filhos, nasci no Interior de São Paulo, em 1939, na cidade de Santa Adélia. Sou o mais velho de sete irmãos. Como vim ao mundo no dia 2 de outubro, libriano, já ouvi comentários do tipo: “É, ninguém é perfeito…”

Comecei a trabalhar a partir dos 20 anos num jornal esportivo, na Capital e, a seguir, numa tecelagem, em Taubaté, indústria automobilística, em São José dos Campos. A seguir, exerci magistério de exatas no ensino secundário, pesquisa social no ensino superior e, mais tarde, atuei em pesquisa qualitativa (focus group).

O trabalho, porém, que considero o mais significativo, foi desenvolvido no Senac, instituição de formação profissional. Lá permaneci por 23 anos, dedicado às atividades técnicas e de coordenação, passando de orientador educacional-profissional a diretor.

 

Numa das primeiras reportagens para "O Esporte" fiquei frente Pelé e Zito, no retorno da Seleção Brasileira (1959). Fui tomado, por outros jornais, como um jovem fã...

Experiências no curso de fotografia do Senac

 

Além do curso Pedagogia, realizado em Taubaté (SP), passei por treinamentos em técnicas de trabalho em grupo, no Brasil e no Exterior.

No período voltado à formação profissional, produzi uma série de trabalhos sobre recursos humanos e participei de intercâmbios nos quais o tema era compreender o processo de instrução, de um lado, e o de educação e desenvolvimento individual, de outro.

Os ensinamentos tradicionais

Um interesse mais conseqüente pelos antigos ensinamentos e pelo denominado “trabalho sobre si” foi estimulado pelo encontro com o texto de Ouspensky, Fragmentos de um ensinamento desconhecido, quando já me encontrava com mais de 30 anos de idade. Tal fonte e sua prática me levaram ao redirecionamento de valores.

Jacques Choisnel, orientador no "Quarto Caminho" e Constantino

A partir deste núcleo central foram sendo agregadas, com o tempo, linguagens simbólicas como o I Ching, Astrologia e Tarô.

Tive o privilégio de participar de um curso de I Ching com o Mestre Liu Pai Lin, que se estendeu pelo ano de 1983. Meus estudos iniciais de Astrologia, com um grupo de amigos, foram dirigidos por Lidia Vayner.

Não me tomo por especialista em qualquer dessas ciências, mas aprecio a integração que se faz entre elas no âmbito de minha experiência pessoal, nas atividades de ensino da simbologia e no atendimento profissional.

Um dia talvez caiba relacionar e agradecer em público aos orientadores brasileiros e europeus, instrutores, companheiros, a quem devo a gradativa aproximação ao saber atemporal. Reconheço, igualmente, o quanto devo a centenas e centenas de alunos e clientes, pois sem a demanda colocada por tais interlocutores estou convencido de que teria permanecido em horizontes bem mais estreitos. Tenho certeza de que os professores e os terapeutas entendem perfeitamente o que acabo de dizer.

Outros dados em “A Profissão do tarólogo”: Um breve relato

Textos produzidos

Além do material escrito para cursos nos últimos quinze anos e dos textos elaborados e traduzidos para o Clube do Tarô a partir de 2005, posso destacar:

  • O que o mapa natal não revela. in Interpretação do Horóscopo, técnicas e estilos. Organização de Valdenir Benedetti. Ed. Hipocampo, 1993.
  • I Ching. Compilação dos 64 hexagramas e orientação para utilização do oráculo, no portal IG, 2000-01. Hoje esse material está disponível no Clube do Tarô: Link: I Ching
  • Libra. in Astrologia. Doze portais mágicos. Organização de Cleide Guedes. Ed. Talento, 2001.
  • O batismo cristão dos deuses pagãos. Discute a questão dos nomes dos planetas. Cf. www.constelar.com.br. 2005

Traduções

  • P. Oudinot & A. Gueret. O Homem e os Imponderáveis. Ed. Pensamento.
  • René-Lucien Rousseau. A linguagem das cores : Energia, simbolismo, vibrações e ciclos das estruturas coloridas. Ed. Pensamento
  • René Guénon. Os símbolos da ciência sagrada. Ed. Pensamento

Revisões e editorações

  • P. D. Ouspensky. Fragmentos de um ensinamento desconhecido. Ed. Pensamento.
  • Patrick Paul. Sonhos, seus mistérios e revelações. Ed. Fundação Peirópolis, 1997.
  • Vários autores, para a Editora Totalidade e para o site Clube do Tarô.

Associações

Associado à Central Nacional de Astrologia: www.cnastrologia.org.br
__________________________________________________________________

Depoimento

TABATA PSILLAKIS

Publicitária há mais de 10 anos.
Cursa graduação em psicologia.

Quem apresentou o Constantino à família foi minha tia. Uma psicóloga sensível mas “dura na queda”. Curiosa e estudiosa, do tipo que escarafuncha bastante sobre o assunto antes de emitir uma opinião.

A segunda pessoa da família a entrar em contato com ele foi, surpreendentemente, meu pai. Um engenheiro e administrador cético. Daqueles que acredita apenas em suas próprias conquistas.

Tanto tia quanto pai se impressionaram com o Consta. Seu currículo extenso dá base e credibilidade ao seu trabalho. Torna-o uma pessoa acessível a todos: aos que acreditam em uma força maior e aos que acreditam nos seus próprios esforços.

Em duas ou três ocasiões me consultei com o Constantino. Tanto na leitura de mapa astrológico quanto tarô. Sua sensibilidade e intuição conquistaram a minha confiança.

Seu olhar para as características dos consulentes (incluindo aqui qualidades e limitações) é ímpar. Ele te mostra a realidade, seus traços menos bonitos, mas deposita suas fichas no que você tem de melhor.

Ele te ensina a ver seus limites de uma forma mais branda, sem cobranças. Ensina que precisamos desses limites e temos que os aceitar e que os trabalhar. Temos que expor nossos dragões, assumi-los.

Depois te aponta as suas qualidades. Ele vê o que você tem de melhor e te ensina a expor isso pro mundo. O seu potencial. O Consta te oferece sempre o melhor olhar do seu mapa. Em outras palavras, te mostra qual uso você pode fazer das suas próprias armas.

A simplicidade das palavras e a busca de encontrar a melhor forma de usar as suas características ajudam a curar a alma. A dar vazão ao que você realmente é, sem culpa.