23 de abril de 2024

Leo Gitano
Leonardo Niederauer
Simbolismo e Iconografia
Vestido com uma túnica vermelha, cor que representa a ação, o Mago dispõe sobre sua mesa quatro utensílios que são a representação dos quatro naipes, dos quatro elementos e as quatro manifestações de consciência: a taça representando o elemento água e o emocional; a espada representando o elemento ar e os pensamentos; o bastão representando o elemento fogo e a criatividade; e a moeda representando o elemento terra e a matéria.
1. ) Mago9 (The Migician) no Rider-Waite Tarot - USGames
O Mago no Rider-Waite Tarot
USGames deck
Suas mãos apontam para cima e para baixo, como referência à lei hermética de correspondência: “O que está acima é como o que está abaixo. O que está dentro é como o que está fora”. Significa que o que está em cima (seu consciente) é como o que está em baixo (seu subconsciente) e o que está dentro (as emoções geradas pela idéia posta em seu subconsciente) é como o que está fora (resultado no mundo físico gerado pelo universo com base nas emoções e vibrações geradas pelo seu corpo, seguindo seu subconsciente).
A lemniscata, o símbolo do infinito está sobre sua cabeça, indicando que seu poder criativo não tem fim. O Mago seria um mero charlatão e nada poderia fazer sem o conhecimento necessário, porque o seu poder vem do Louco, ou seja, do espírito.
O Mago canaliza o poder do espírito e dos elementos e os conduz segundo a sua vontade, para manifestar a realidade que deseja. Se o Louco era uma idealização sem forma, o Mago é a manifestação do desígnio, o princípio criativo, o início, o espírito já encarnado.
Se o Mago surge em uma tiragem:
Ele é o Arcano 1, o primeiro dos Arcanos Maiores e dispõe dos quatro ases sobre a sua mesa: está associado a inícios e ao potencial de realização. O Mago geralmente indicará a manifestação da questão em pauta e, também, a habilidade necessária para que isto ocorra, a ação e a capacidade de conduzir um determinado acontecimento. Em um sentido mais geral, ele representará atividades ou papéis desempenhados, como um ofício, trabalho, etc.
Quando surge ao início de uma leitura, ele caracteriza o potencial de manifestação do contexto que vier a seguir, nas demais cartas.
Quando ele surgir ao final, pode indicar um retorno ao princípio da questão, ou também, que o porvir dependerá da vontade, ação ou habilidade necessária para que o fato aconteça.
Palavras-chave: Vontade, ação, persuasão, manifestação, início, habilidade, potencial, força criativa, magia.
Leo Gitano (Leoardo Niederauer)
www.facebook.com/espacooroboro
Edição: CKR – 13/03/2020