Home page

07 de fevereiro de 2012

Responsável: Constantino K. Riemma


Arcanos Maiores - Apresentação
 
    As 22 cartas ou lâminas, chamadas tarocchi ou trionfi, na Itália, triomphes ou atouts, na França, são hoje denominadas Arcanos Maiores nos manuais de Tarô.
    Nos dois jogos mais antigos que chegaram até nós – Visconti Sforza (1440) e Gringonneur (1455) – essas 22 cartas não estão numeradas. Veja: Baralhos
  O Louco no Tarot de Marselha-Camoin 1. O Mago no Tarot de Marselha-Camoin 2. A Papisa no Tarot de Marselha-Camoin 3. A Imperatriz no Tarot de Marselha-Camoin O Imperador no Tarot de Marselha-Camoin 5. O Papa no Tarot de Marselha-Camoin 7. O Carro  no Tarot de Marselha-Camoin  
Arcanos maiores, os antigos tarocchi, trionfi ou atouts
    Mesmo quando aparecem numeradas, as cartas não têm uma seqüência facilmente compreensível, como acontece com as 56 cartas dos Arcanos Menores. Esse talvez seja o motivo de a utilização popular do baralho – no lazer e jogos de azar – ter dispensado os 22 Arcanos Maiores. Seu único vestígio no baralho comum, para o carteado, é o Coringa ou Trunfo, que corresponde ao Louco, a figura que permaneceu sem número.
    Os estudiosos do Tarô, no entanto, encontraram muitos arranjos para dar coerência ao conjunto dos Arcanos Maiores, estabelecendo diferentes critérios de agrupamentos, prova da maleabilidade das grandes linguagens simbólicas.
 
Os significados dos Arcanos Maiores
  As 22 cartas. Textos com dados básicos sobre cada arcano, subdivididos em quatro tópicos:  
  -  imagem e descrição da lâmina
  -  significados simbólicos
  -  interpretações usuais na cartomancia
  -  história e iconografia.
  No final de cada texto de Apresentação tem links para estudos de aprofundamento e cursos on-line.
  Estudos de conjunto: diversos autores propõem um sentido global para os arcanos maiores, seus arranjos e variações possíveis, que nos ajudam a transpor o olhar fragmentado sobre as cartas.  
Atualizado: out.11
Contato:
Constantino K. Riemma - contato-ct@clubedotarocom.br
 
Quatro pilares
Teca Mendonça
Orientação
Cristina Britto
O Momento
Teca Mendonça
 
Tarô Egípcio
Kier - J. I. Janeiro
I Ching
Oráculo Oriental
 
 
Veja lista completa  
Publicidade
 
 
Todos os direitos reservados © 2005-2012 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil