Home page

20 de setembro de 2020

Responsável: Constantino K. Riemma


  Santos do Dia: | janeiro-abril | maio-agosto | setembro-dezembro  
Os Santos do Dia e suas relações simbólicas com o Tarô
18 de agosto: Santa Helena e a Imperatriz
Santa Helena nasceu em 250, de família modesta. É conhecida como a primeira mulher de Constâncio Cloro e mãe do imperador romano Constantino. De acordo com a tradição cristã, teria sido ela quem descobriu o local de crucificação de Jesus Cristo, onde foi erguida a Basílica do Santo Sepulcro.
Santa Helena - 18 de agosto
Imagens: a carta III. Imperatriz no Tarô dos Santos de Robert Place
e Santa Helena na National Gallery of Art (Washington - EUA).
Robert Place, o autor do Tarô dos Santos, assim resume a correlação que estabeleceu entre o arcano 3, a Rainha, com Santa Helena: "Na arte litúrgica, assim como nesta carta, Helena é retratada como uma imperatriz, que está segurando a verdadeira cruz. Ela está suntuosamente vestida. E está de costas para uma terra estrangeira. Ela seguia a sua visão e o que ela antevia lhe foi miraculosamente entregue. A Imperatriz representa o princípio feminino, que atrai aquilo que deseja."
16/08/2020
16 de agosto: São Roque e o Valete de Paus
São Roque, nasceu em Montpellier, França, em 1295. Estudou medicina em sua cidade natal, mas não concluiu sua formação. Muito jovem, abandonou esse caminho para abraçar outra missão. Doou todos os seus bens e partiu em peregrinação para Roma.
Nessa jornada, Roque atravessou uma região afetada pela peste, esteve em muitas cidades assoladas e ajudou no trato dos doentes, auxiliando e operando curas. Em Roma, onde permaneceu três anos, também esteve com doentes contaminados pela peste, sempre em obra de assistência.
Dia de São Roque - 16 de agosto - e o Valete de Paus
Santinho católico de São Roque e a carta no Tarô dos Santos de Robert Place
Na viagem de volta, Roque foi acometido pela doença, com uma grande ferida na perna (um bulbo de peste) e se escondeu num bosque para não contagiar outras pessoas. Abatido, teria morrido de fome se não tivesse sido encontrado por um cão, que roubava da mesa de seu senhor restos de comida e levava ao bosque. Ao notar, dias seguidos, o estranho comportamento do animal, o dono decidiu seguir seu cão e descobriu que ele roubava para socorrer um doente; ficou comovido e ajudou o peregrino a se recuperar.
Para celebrar essa intensa ligação entre santo e cão – seres marcados por bondade, dedicação, fidelidade – São Roque é representado com o bastão do andarilho, acompanhado pelo querido animal que carregava na boca um bocado de alimento.
São Roque é protetor contra a peste, epidemias, doenças contagiosas, e padroeiro dos inválidos, cirurgiões, e dos cães.
Robert Place, o autor do Tarô dos Santos, escreve: "Esta carta representa a aventura e saída para uma nova área ou empreendimento. Também representa a humildade que devemos ter para admitir nossas fraquezas e aceitar a ajuda de outras pessoas."
15/08/220
11 de agosto: Santa Clara e a Rainha de Copas
Santa Clara de Assis, (16.julho.1193 - 11.agosto.1253), foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara (ou Ordem das Clarissas). Pertencia a uma família nobre e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e ao se deparar com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.
Santa Clalra e a Rainha de Copas - 11 de agosto
Santinho impresso na Alemanha e a carta no Tarô dos Santos de Robert Place
O seu primeiro milagre foi em vida. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera, mas não conseguiu levantar, pois tudo havia se multiplicado.
Em outra ocasião, quando Assis foi invadida pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão.
Robert Place, o autor do Tarô dos Santos, comenta: "Como ela é conhecida por ter bordado toalhas de altar, Santa Clara é a padroeira das bordadeiras. Também é padroeira da saúde dos olhos, dos douradores, ourives e da televisão."
"Esta carta representa a habilidade de agir com confiança, de enxergar através sem ter que conhecer o resultado que virá adiante no tempo. E, no nível mais profundo, ela representa o mistério".
10/08/220
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil