Home page

24 de outubro de 2014

Responsável: Constantino K. Riemma


As cartas numeradas do naipe de COPAS
 
Resumos compilados por
Constantino K. Riemma
 
 
O Tarô é um estímulo para desenvolvermos a arte da linguagem simbólica. Reduzi-lo a um mero receituário factual diminui sua riqueza. Por essa razão é importante ressaltar que os significados apresentados a seguir constituem apenas um simples resumo do que se encontra nos manuais de cartomancia.
Estudos de aprofundamento podem ser linkados no correr dos textos abaixo.
 
Ás de Copas
O Ás de Copas no Tarot de Marselha - Kris Hadar  
Significados gerais
Representa no ser humano a elaboração íntima das riquezas adquiridas em todos os plano do sentimento.
Mental: Julgamento claro, inspirado, contra o qual não há recurso.
Anímico: Beleza de sentimentos, que se elevam acima da observação pessoal. Altruísmo, obras filantrópicas. Educação das massas.
Físico: Contato com as coisas elevadas no plano material. Grandes empreendimentos. Produções artísticas geniais.
(–): O ser se prende à matéria e perde a espiritualidade. Materialismo. Ou se perde em sonhos irrealizáveis.
Interpretações usuais na Cartomancia
Casa do verdadeiro coração, alegria, contentamento, permanência, nutrição, abundância, fertilidade. Mesa Sagrada, felicidade ali reinante.
(-) Casa do falso coração, mutação, instabilidade, revolução.
Representa casa, residência, mesa, festim, alimento, nutrição, convivas, perseverança, assiduidade, coragem. Em assuntos de amor, denota perigo de sedução, paixão violenta e invencível.
No Baralho Lenormand e Baralho Cigano:
Carta 28 - Cavalheiro. Se o consulente for um homem indica que está sendo convidado a se repensar como “Homem”: avaliar se está conseguindo harmonizar e equilibrar seu gênero biológico, masculino (Cavalheiro), com os aspectos emocionais e femininos no íntimo de seu ser (Ás de Copas).
Se for uma mulher: indica o chamado para repensar seus conceitos a respeito dos homens; ou aceitar que o desafio que você enfrenta no momento depende da ação, apoio ou ajuda de um homem.   [G. Spacassassi - Resumos]
Cavalheiro no Baralho Lenormand - Baralho Cigano (Ás de Copas)
Outros significados do Ás de Copas
  Ás de Copas, a força do elemento água. Texto de Jaime E. Cannes: A figura e sua mensagem  
  A imagética dos Ases. Glória Marinho faz um estudo dos quatro ases, de seu simbolismo em relação a cada naipe e dos significados nas tiragens das cartas: O aval para as cartas numeradas  
  Carta 28 - Cavalheiro, no baralho Petit Lenormand. Geraldo Spacassassi apresenta os significados da Ás de Copas que também se aplicam ao Baralho Cigano: Texto completo
 
Dois de Copas
O Dois de Copas no Tarot de Marselha - Kris Hadar  
Significados gerais
Representa o impulso dos desejos materiais que se desagregam e nutrem as tendências instintivas e egoístas, mas que deixam experiências, fonte de uma evolução futura.
Mental: Esclarecimento após um período de obscuridade.
Anímico: Força íntima, sólida, sobre a qual se pode apoiar, a menos que se transforme em paixão devoradora.
Físico: Assuntos ricos em potencial, necessitando de uma ação externa para se revelar. Saúde equilibrada, se estamos bem; estacionária se estamos doentes.
(–): Desordem ou complicações sentimentais nos relacionamentos.
Interpretações usuais na Cartomancia
Amor, paixão, amizade, afinidade, união, concórdia, simpatia, interação dos sexos. Também aquele desejo que não está na Natureza, mas pelo qual a Natureza é santificada.
Indica amor, paixão, inclinação, simpatia, atração, amizade, afeição, benevolência, união, concórdia.
(–): No amor, este arcano significa que trará rivalidades e obstáculos.
Três de Copas
O Três de Copas no Tarot de Marselha - Kris Hadar  
Significados gerais
Representa a sublimação de uma receptividade instintiva em riquezas dos sentimentos superiores.
Mental: Penetração espiritual para organizar assuntos materiais.
Anímico: Realização psíquica.
Físico: Aporte espiritual. Encarnação do espírito na matéria.
(–): Materialismo. Superficialidade. Apego excessivo à matéria.
Interpretações usuais na Cartomancia
A conclusão de algo com plenitude, perfeição e deleite; desfecho feliz, vitória, consecução, alívio, saúde. Expedição, despacho, consumação,
  fim. Também significa o lado do excesso no gozo físico e os prazeres dos sentidos.
Êxito, ciência, vitória, cura, alívio, realização, expedição, despacho, conclusão, descoberta, achado. Novas afeições, ternura, poesia, realização de esperanças, amor delicado por uma moça de grandes qualidades.
Estudos sobre o Três de Copas
  O Três de Copas e o cinema. Fábio Leite Monteiro comenta uma pesquisa sobre o idealismo romântico de algum filmes e estabelece relações com o Três de Copas: Os filmes românticos  
 
Quatro de Copas
O Quatro de Copas no Tarot de Marselha - Kris Hadar  
Significados gerais
Simboliza as reservas que o ser humano acumula através de seus esforços físicos e que para ele se traduzem em proveito quanto a qualidade e duração.
Mental: Confiar na intuição e agir sem se perder em análises.
Anímico: Realização psíquica, contribuições favoráveis e estáveis.
Físico: Negócio bem estabelecido, bem organizado, que promete ser estável e duradouro. Segurança quanto à saúde.
(–): Estagnação, atravancamento, problemas circulatórios.
Interpretações usuais na Cartomancia
Cansaço, desgosto, aversão, vexames imaginários. Presentes são oferecidos ao perdulário, mas não lhe trazem consolo. Novidade, novas referências, novas relações.
Parentesco, família, meio social. Amores sólidos e duráveis, amizades úteis, realização das esperanças, aproximação de uma grande alegria.
Cinco de Copas
O Cinco de Copas no Tarot de Marselha - Kris Hadar  
Significados gerais
Representa, por parte do homem, a organização das percepções e da sensibilidade absorvidas nos níveis mais profundos, para dar impulso aos sentimentos materiais e atingir o plano espiritual.
Mental: Clareza de concepção. Domínio sobre os elementos presentes.
Anímico: Impulso místico, ternura maternal, sacrifício por amor, impregnação pelo amor universal.
Físico: Nos negócios traz segurança para orientar os acontecimentos ou para dirigir os assuntos com sutileza. Na saúde indica vitalidade delicada, saúde frágil sustentada por uma grande força de espírito e pelo equilíbrio nervoso.
(–): Interrupção na evolução, efeitos graves, tristeza, desânimo, angústia, desespero.
Interpretações usuais na Cartomancia
É considerada uma carta de perda, mas algo permanece; é uma carta de herança, patrimônio, transmissão, mas que não corresponde às expectativas. Também é vista como uma carta de matrimônio, mas não sem amargura ou frustração. Notícias, alianças, afinidade, consangüinidade, ancestralidade, regresso, falsos projetos.
Legados, heranças, donativos, patrimônio, testamento. Em assuntos de amor, este Arcano denota contrariedades e questões. Para um homem: perigos por uma mulher. Para uma mulher solteira: perigo de sedução.
Seis de Copas
O Seis de Copas no Tarot de Marselha - Kris Hadar  
Significados gerais
Representa a evolução dos instintos, dos sentimentos e das intuições que o homem busca pra realizar o equilíbrio de suas percepções.
Mental: Julgamento ativo, sólido, completo, definitivo e benéfico, pois o Arcano representa uma harmonia entre o espiritual e o material.
Anímico: Sentimentos fortes, protetores, equilibrados.
Físico: Negócio estável, garantido, quase inabalável. Saúde robusta, com tendência a excesso de sangue
(–): Mal-estar, lentidão, mas momentâneos.
Interpretações usuais na Cartomancia
Uma carta do passado e de lembranças, olhando para trás, para a infância; felicidade, prazer, porém vindo do passado. Também novas relações, novos conhecimentos, novos ambientes. O futuro, renovação, que passará logo.
O passado, o anterior. Novas ralações, novos conhecimentos, novo meio. Má escolha no casamento, por influência de parentes; abandono ou ruptura de casamento.
No Baralho Lenormand e Baralho Cigano:
Carta 16 - Estrelas. Indica que somos chamados a entender que o êxito e a boa sorte dependem da canalização adequada de nosso potencial criativo e do quanto confiamos em nosso brilho pessoal (Estrelas); se estivermos enfrentando uma crise é sinal de que devemos parar e meditar seriamente a fim de identificar o que gera algum sentimento de culpa que nos bloqueia e, imediatamente, adotarmos medidas corretivas (6 de Copas).  [G. Spacassassi - Resumos]
Estrelas no Baralho Lenormand - Baralho Cigano (Seis de Copas)
Sete de Copas
 
Significados gerais
Simboliza o desejo de expansão do homem, a compreensão e a realização que são conseqüências desse desejo.
Mental: Idéias criativas. Educação e revelação tanto para os outros como para si mesmo.
Anímico: Amor protetor, animador e impessoal: amor pela pátria, desejo de heroísmo.
Físico: negócios administrados com raciocínio claro. Decisões acertadas; o julgamento surge de maneira intuitiva e com segurança. Boa saúde. Harmonia corporal, boa circulação, flexibilidade, agilidade corporal.
(–): Mal estar.
Interpretações usuais na Cartomancia
Belos favores, imagens de reflexão, sentimento, imaginação, coisas vistas no espelho da contemplação; mas nada é sugerido de permanente ou substancial. Desejo, vontade, determinação, projeto.
Pensamento, alma, espírito, entendimento, reflexão. Êxito por meio de uma mulher, felicidade pelo encontro de uma mulher amorosa, porém depois de muitas lutas e peripécias.
No Baralho Lenormand e Baralho Cigano:
Carta 5 - Árvore. Indica o momento de buscar o crescimento e a prosperidade pessoal, que dependem do equilíbrio correto dos aspectos materiais e espirituais da existência e de se guiar por princípios éticos e morais, aliados à avaliação criteriosa e racional das possibilidades e dos recursos disponíveis (Árvore), ao invés de permanecer iludido, esperando um milagre, fantasiando, ligado apenas à aparência e glamour das coisas ou pessoas (7 de Copas).  [G. Spacassassi - Resumos]
 
Árvore no Baralho Lenormand - Baralho Cigano (Sete de Copas)
Estudos sobre o Sete de Copas
  A ligação estreita entre a Árvore, a Serpente e a Cruz no Tarô Cigano-Lenormand. Cynthia Domingues reflete sobre a relação entre as três cartas: O quesito espiritual  
Oito de Copas
O Oito de Copas no Tarot de Marselha - Kris Hadar  
Significados gerais
Representa uma clareza decorrente de um julgamento equilibrado e seguro que, no entanto, o homem só consegue utilizar quando é estimulado a abandonar sua passividade.
Mental: Fixação nos pensamentos e idéias obsessivas.
Anímico: Afeição de dois seres que não se libertam de si mesmos.
Físico: Negócios estáveis, que vão bem, mas precisam evoluir. Saúde: estado doentio que persistirá se não forem tomadas providências.
Interpretações usuais na Cartomancia
Significa alegria, doçura, tumidez, honra, modéstia. Habitualmente a carta
  mostra o declínio de uma questão que foi considerada importante, mas é na realidade de pouca significação, para o bem ou para o mal. Grande alegria, felicidade, deleite.
Temor, modéstia, alegria, prazer, satisfação. Perigo de escândalos em amor, amores proibidos, paixões violentas, divórcio, mau casamento, perigo de sedução. É favorável aos negócios.
No Baralho Lenormand e Baralho Cigano:
Carta 32 - Lua. Representa o chamado para focalizarmos os aspectos emocionais e cíclicos da vida; para refletirmos sobre a nossa necessidade de reconhecimento e aprovação pública; para reconhecer e respeitar as nossas reais necessidades interiores (Lua). Isto implica em desistir, renunciar alguma coisa, pois a verdade dos fatos deve ser encarada e é preciso caminhar de mãos vazias em direção ao desconhecido (8 de Copas).  [G. Spacassassi - Resumos]
Lua no Baralho Lenormand - Baralho Cigano (Oito de Copas)
Nove de Copas
O Nove de Copas no Tarot de Marselha - Kris Hadar  
Significados gerais
Simboliza relações de alma harmoniosa do homem com o Mundo.
Mental: Clareza de julgamento, pois o espírito se reveste de uma inteligência baseado no conhecimento.
Anímico: Aplicações na coletividade, obras altruísticas, em grupos e congregações, e não individualmente.
Físico: Negócios em franco progresso, equilibrados em todos os aspectos. Saúde boa, cura de doença, temperamento resistente e dotado de grande força nervosa.
(–): Desordem ou confusão; persistência no erro.
Interpretações usuais na Cartomancia
Concórdia, contentamento, bem-estar físico. Vitória, sucesso, vantagem, satisfação para o consulente ou para a pessoa para quem é feita a consulta. Verdade, lealdade, liberdade; mas também erros, imperfeições, etc
Vitória, êxito, ganho, triunfo, prosperidade, lealdade, boa-fé, franqueza, verdade. Indica união com um velho ou com uma pessoa viúva, amores estranhos, celibato. É necessário prudência nos desejos e na escolha das afeições, embora o conjunto seja favorável.
No Baralho Lenormand e Baralho Cigano:
Carta 1 - Cavaleiro: É indicação para agir de forma correta e ousada. Abrir-se para o novo e deixar o espírito de liderança guiar seus passos (Cavaleiro). O momento possibilita a realização de um sonho, a concretização de um projeto ou uma união afetiva (9 de Copas). [G. Spacassassi - Resumos]
Cavaleiro no Baralho Lenormand - Baralho Cigano (Nove de Copas)
Dez de Copas
O Dez de Copas no Tarot de Marselha - Kris Hadar  
Significados gerais
Representa o homem que, tendo completado seu trabalho, volta-se pra a oração e pede a ajuda divina para seguir com sucesso o novo caminho de sua evolução.
Mental: Êxito no pensamento. Julgamento equilibrado.
Anímico: Amor equilibrado, sadio. União que se completa em todos os planos.
Físico: Sucesso num empreendimento. Continuidade nos negócios. No caso de um projeto, desfecho. Saúde magnífica.
(–): Demoras.
Interpretações usuais na Cartomancia
Contentamento, repouso de todo o coração; perfeição nesse estado; também perfeição do amor e da amizade humana. Ao lado de várias cartas de figura, uma pessoa que está defendendo os interesses do consulente; também a cidade ou o país habitado pelo consulente.
(-) Falso repouso do coração, indignação, violência.
Cidade, país, habitação, alegria, contentamento. Se estiver junto a várias figuras, representa uma pessoa que se interessará pelo consulente. Vida feliz e rodeada de afeições, família numerosa, muitos amigos e amores na mocidade, porém conservação dos primeiros amores.
No Baralho Lenormand e Baralho Cigano:
Carta 18 - Cão. Momento em que somos chamados a aprender que a fidelidade, a compreensão, a dedicação e a amizade verdadeira, aliadas à capacidade de estarmos alertas e vigilantes contra as investidas dos fatores externos desestruturantes (Cão), constitui uma base para estabelecermos relações afetivas ou comerciais harmoniosas e duradouras, sempre pautadas por um grande ideal (10 de Copas).  [G. Spacassassi - Resumos]
Cão no Baralho Lenormand - Baralho Cigano (Dez de Copas)
 
Mais estudos sobre o Naipes de Copas
  O caminho do amor - as cartas de Copas no Tarô Mitológico. Titi Vidal apresenta uma síntese do mito de Eros e Psiquê: As cartas de 1 a 10
  Arcanos Menores. Jaime E. Cannes apresenta as 56 cartas em um resumo bem didático, ilustrado com o Osho Zen Tarot: Os quatro naipesPausCopasEspadasOuros  
  Das taças: um subsídio para o estudo do naipe de Copas nos baralhos clássicos. Uma tradução sugestiva e original que Emannuel J Santos propõe: As cartas numeradas de Copas
  O vício do alcoolismo e as cartas de Copas. Um dos estudos de Emannuel J Santos para encontar nexos entre os vícios e as carta: Oito, Sete e Quatro de Copas
  Introdução. Compílação preparada por Constantino Riemma com a finalidade de oferecer um resumo bem simples dos significados mais comumente encontrados sobre as figuras: Reis, Rainhas, Cavaleiros e Valetes
  Curso de Tarô com Betoh Simonsen: Cartas da Corte  
  Baralho Petit Lenormand e Baralho Cigano. Geraldo Spacassassi faz um resumo para: Iniciantes
 
 
Atualizado: setembro.13
Contato:
Constantino K. Riemma - constantino@clubedotaro.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Quatro pilares
  Tarô Egípcio
  Orientação
  O Momento
 
⇓    Publicidade do Google    ⇓
 
 
Todos os direitos reservados © 2005-2014 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil