26 de abril de 2024

Tarot dos Animais Sul-Americanos
Franco Marino
O Tarot dos Animais Sul-Americanos (2017) é um livro que conta com cartas dos animais de poder, com interpretações e fábulas relacionadas. Esses oráculos animais tiveram origem nos Estados Unidos e se propagaram pelo mundo. E neste trabalho procuramos trazer essa fórmula para os animais sul-americanos.
O livro vem acompanhado de 48 belas cartas de animais, elaboradas pela ilustradora venezuelana Daniela Urbano Ricci.
Tarot dos Animais Sul-Americanos - Harpia - Mico Leo Dourado - Tuiuiu
Hárpia, Mico-Leão-Dourado e Tuiuiu no Tarot dos Animais Sul-Americanos
A obra tem sua parte escrita subdividida em intepretações e fábulas. As interpretações associam os animais com facetas de nossa psiquê, ou com as situações da vida, sempre buscando apaziguar os problemas e os sofrimentos, ressaltar nossas qualidades, e apontar para os caminhos interessantes para cada situação.
As fábulas reforçam o que as intepretações sugerem, utilizando uma linguagem mágica, a fim de colocar o leitor num outro espaço. É uma forma de fazer com que ele entre em contato mais profundo com os arquétipos.    O livro também conta, no final, com um capítulo destinado técnicas de tiragens das cartas.
Lobo Guará, Tucano e Arara no Tarot dos Animais Sul-Americanos
Embora tenha como foco os animais sul-americanos, sua simbologia é universal e pode ser aplicada a todos os seres humanos. As fábulas contêm temáticas que retratam arquétipos do ser humano contemporâneo.  Embora sejam animais sul-americanos, são muito atrativos para pessoas de fora deste continente, que veem a América do Sul como o berço do xamanismo e encontram ali, além de animais conhecidos, algumas espécies inusitadas que chamam muito a atenção. Ele foi bem vendido em minha edição independente, em inglês, na Ásia.
Tarot-dos-animais-sul-americanos--ema-preguica-capivara
Ema, Preguiça e Capivara no Tarot dos Animais Sul-Americanos
Além da prática do aconselhamento, o Tarot dos Animais envia muitas mensagens de preservação ambiental, do cuidado que se deve ter com espécies quase extintas, também de postura ética dentro de uma sociedade,  de valores humanos em geral.
Capa e contracapa do livro Tarot dos Animais Sul-americanos
Tarot dos Animais Sul-Americanos - capa e contracapa do livro na primeira edição brasileira (2017)

Estão disponíveis na loja virtual Simbólika:
Tarot dos Animais Sul-americanos : www.loja.simbolika.com.br
Oráculo Mãe Terra : www.loja.simbolika.com.br

*   *   *

Franco Marino é brasileiro. Nasceu em São Paulo, em 11/09/75. É formado em Psicologia e em Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira. Tem especialização em Yoga e em terapias complementares. Pesquisa técnicas de xamanismo no Brasil, Peru e Bolívia, desde 2003. Vive parte do tempo no Brasil, parte na Índia, desde 2009. Lá estudou Yoga, medicina indiana e, principalmente, as correntes espirituais do Advaita Vedanta e do Kashmir Saivism. Além disso, trabalha com leituras de tarô e oráculos, desde 2003, e passou a desenvolver com clientes a Taroterapia, baseando-se especialmente no estudo de Jung sobre o Tarô.

Mais informações e contatos com o autor Franco Marino
francomarino.75@hotmail.com