Home page

05 de junho de 2020

Responsável: Constantino K. Riemma


Tarô e Interacionismo Simbólico
Samantha Godoy Collares
O objetivo deste texto é apenas o de partilhar uma reflexão sobre conceitos da sociologia em ligação com o tarô.
Existem diversos autores que trabalham com o conceito de interacionismo simbólico; todos têm uma linha em comum, embora as abordagens sejam diferentes. Herbert Blumer baseia seu ensaio em George Herbert Mead, mas assume completa responsabilidade pelos conceitos e reflexões propostas no texto, A Posição Metodológica do Interacionismo Simbólico.
Tarô e Interacionismo Simbólico - processos interpretativos pessoais
Os processos interpretativos pessoais
Em suma, existem três premissas principais:
1. O ser humano orienta suas ações com base nas coisas que significam pra ele. (Todas as situações que os indivíduos tem no seu cotidiano: objetos físicos, arvores cadeiras, outras pessoas, instituições e situações do cotidiano.)
2. O significado dessas coisas derivam ou são consequência da interação social que cada um mantém com o próximo.
3. Os significados são manipulados e se modificam mediante um processo interpretativo desenvolvido pela pessoa ao se confrontar com as coisas que vai encontrando em seu caminho.
Um exemplo com base nas três premissas do interacionismo simbólico e nos conceitos e definições do que seria o interacionismo simbólico, são os baralhos de tarô.
O tarô é um baralho histórico, com 78 cartas, divididos entre Arcanos Maiores e Arcanos Menores.  Os Arcanos Maiores constituem 22 lâminas, que são representadas por imagéticas que remetem a instituições, ações sociais, mas principalmente a indivíduos e características atreladas a eles. Os Arcanos menores constituem 56 lâminas, que seriam o complemento dos arcanos maiores. Essas 56 cartas, remetem a situações pelas quais os seres humanos passam durante a vida e suas trajetórias e experiências. Essas cartas, são muito mais detalhadas e ricas em expressões sociais, que se manifestam desde atribuições à ações de tristeza ou felicidade, remetendo também à situações cotidianas das quais indivíduos ou grupos sociais experienciam.
Um exemplo é o Oito de Ouros (Arcano Menor) e O Hierofante (Arcano Maior) do baralho de tarô chamado Rider Waite-Smith (1910).
Tarô e Interacionismo Simbólico - Oito de Ouros
O Oito de Ouros no Rider-Waite-Smith Tarot, 1910
No Oito de Ouros, observa-se uma pessoa sentada, vestindo um avental, um martelo e prego em mãos, sentado em uma superfície de madeira, enquanto martela e molda um disco de ouros. A pessoa claramente está em uma posição de trabalho, de trabalho técnico e braçal.
Para um cartomante entender esse significado, é preciso ir muito além de uma subjetividade e um simbolismo psicológico: é preciso que o cartomante atribua esse significado à carta devido as experiências que teve com indivíduos que manifestaram esse tipo de atividade, e consequentemente com a interação social  que o indivíduo obteve.
Na hora de uma interpretação, o tarólogo/cartomante olha para a carta e percebe os significados a ela atribuídos não apenas porque estão gravados psicologicamente em seu subconsciente, mas também porque as cartas remetem a situações sociais criadas em suas experiências institucionais e cotidianas.
A manipulação de significados ocorre na hora, entre cartomante e consulente, dependendo do contexto a qual o consulente está inserido, porque, assim como a terceira premissa do interacionismo simbólico, os significados se modificam em um processo interpretativo. Por exemplo, se um consulente pergunta se vai conseguir um trabalho em breve, e como resultado do embaralhamento o Oito de Ouros se revela, o cartomante constatará que o consulente conseguirá o trabalho desejado, por causa do significado atribuído à carta, devido as interações sociais que tem significado para ele. Mas se, ao lado do Oito de Ouros, uma carta com conotação negativa se manifesta, o significado se modifica e é manipulado, porque com base em outras interações sociais, experiências cotidianas relacionadas aos seres humanos: instituições e ideais, por exemplo. Dependendo da imagem contida nessa carta segunda carta, o trabalho ao qual o consulente indaga, provavelmente não acontecerá ou não terá um resultado tão positivo como esperado.
"As ações dos demais se incluem na decisão de uma pessoa a respeito do que planeja fazer: podem se opor ou impedir tal projeto, exigir uma revisão ou motivar um planejamento muito distinto do inicial. Todo indivíduo há de conseguir que sua linha de ação encaixe de alguma maneira nas atividades dos demais." (Blumer, 1969)
Não raro se encontram situações em que cartomantes interpretam a conjunção das cartas que, a princípio assumem características e simbologias de experiências positivas, mas que posteriormente assumem outras simbologias, que podem ser negativas. Isso acontece porque, no momento da interação, o (a) consulente menciona que aquela interpretação pode ser melhor adequada em outro contexto, então o (a) cartomante age modificando os simbolismos. Por outro lado, o (a) consulente pode exigir essa revisão, assim como pode agir completamente diferente do que o (a) cartomante sugeriu no processo interpretativo: de qualquer forma o (a) consulente age conforme a ação do cartomante.
Acontece que as conjunções das cartas, criam uma pequena história. Uma história que só pode ser contada porque cartomante e consulente, em um jogo de simbolismos e interações, atribuem àquela interação entre as duas cartas, experiências cotidianas que já foram perpassadas por eles.
Vamos ao segundo exemplo, O Hierofante:
Tarô e Interacionismo Simbólico - O Hierofante
O Hierofante no Rider-Waite-Smith Tarot, 1910
O Hierofante é uma carta dos baralhos de tarô que ganhou nomenclaturas diferentes dependendo da época. Independente das nominações, O Hierofante remete à um papa, a um sacerdote ou um padre, altamente ligado à religião. Nesse baralho em específico, seus traços e simbologias remetem ao cristianismo.
Quando um cartomante interpreta essa carta, seus significados dependem da relação que o cartomante tem com as instituições e com as instituições religiosas das quais eles já interagiu. Suas interações sociais, sejam com pessoas ou situações ligadas ou não à um caminho religioso, vão ajudar a definir o processo interpretativo da carta, principalmente ao decidir conotações positivas ou negativas.
A relação Consulente x Cartomante como um Produto Social
Os significados das cartas do tarô não dependem exclusivamente do olhar do (a) cartomante. A consulta ao tarô em si adquire um simbolismo intenso e modificador na vida do (a) consulente, que ao sair de uma consulta de tarô, é capaz de modificar todas as suas ações com base no significado que o tarô atribuiu ao cartomante. Em outras palavras, o (a) consulente modifica suas ações e acrescenta novos significados às suas visões de mundo e ações individuais ou coletivas, dependendo do que o (a) cartomante falou para ele.
"O significado que uma coisa tem para uma pessoa é o resultado das distintas formas com que outras pessoas agem com ela em relação à esta coisa. As ações dos demais produzem o efeito de definir a coisa para esta pessoa. Em suma, o interacionismo simbólico considera que o significado é um produto social, uma criação que emana de e através das atividades definidoras dos indivíduos a medida que estes interagem." (Blumer, 1969)
Concluindo, existem diversos exemplos sobre o tarô em conjunto com o interacionismo simbólico. As ações do cartomante/tarólogo assumem um papel principal e essencial para que o consulente defina o que aquilo significa para si. A interação social entre cartomante e consulente, cria, manipula e modifica significados, tanto para o (a) cartomante quanto para o (a) consulente.
Samantha Godoy Collares,
Taróloga e Graduanda em Ciências Sociais pela
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
www.samanthacollares.wixsite.com/taromancia 
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR 4/05/2020
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil