Home page

01 de outubro de 2020

Responsável: Constantino K. Riemma


O retorno da maturidade através dos arcanos 0, 4 e 20
Tempos de encarar a realidade e dizer adeus aos erros do passado
Cristina Guedes
Você é um alquimista espiritual de seu incondicional destino na Terra. Você está sendo guiado a entrar em contato com uma revisão primordial dos arcanos que vibram ainda em pleno 2020. É hora de renovar suas lições. Saber o que você fez para chegar vivo e se regenerando até aqui. Embora não tenha sido fácil, você viu que muitos sucumbiram em desequilíbrios e deficiências. Outros inúmeros seres desencarnaram bruscamente. Mas você deu tudo de melhor para compreender o sentido real dessas mortes e agora é a sua vez de receber o fruto dessa consciência, dessa paciência e evolução. Abra sua percepção ao reino dos arcanos. Porque poucos são os que conseguem alinhar suas intenções espirituais com o planeta para receber essas revelações que o ajude a se reconectar com sua linhagem divina. Então sinta que se você entrou no caminho certo do Autoconhecimento e que as coisas estão fluindo a seu favor, esse é o sinal claro que você se ama e se permite continuar na grande jornada da vida.
Parabéns meus queridos, pois os impactos do isolamento em termos tarológicos também foi grande e o retorno da maturidade é com certeza um dos mais importantes momentos da nossa vida. Acontece sempre quando o Planeta sofre uma crise mundial e o consulente terá de dar uma volta completa para rever toda sua vida. Contudo, a energia deste impacto mundial em torno de um vírus letal começa já por se libertar aos poucos, diante das frentes comerciais e empresas que se reabrem mundialmente, porém perdura ainda um medo forte de duração dessa pandemia e isso vamos verificar através dos arcanos.
O retorno da maturidade através dos arcanos 0, 4 e 20.
O Planeta em crise
Ilustração no www.computerworld.com.br
De um modo geral, começamos a sentir os ventos da mudança na forma de algum tipo de libertação em nossa vida. Mesmo que essa libertação tende a aumentar de um modo ainda desequilibrado, diante de alguns indivíduos que ainda se aglomeram nas entradas de lojas, shoppings e restaurantes. O que é um grande erro de comportamento pois o controle do evento ainda não foi resolvido.
Neste mês de agosto em diante, mudanças de fato vão ocorrer, de forma absolutamente inevitável. Podem ocorrer todas elas apenas internamente nas emoções individuais de pessoas, no viés psicológico ou espiritual, ou podem ocorrer também no exterior, na vida cotidiana. Como vemos, o coerente é que seja uma mudança de cada vez. Após este auge, teremos ainda alguns importantes meses para efetuar as mudanças ou nos adaptar a elas até Dezembro de 2020: mas os prognósticos da Tarologia falam que a fase final desse vírus leva uma média de 2 anos para isso tudo se resolver, e justamente por isso será muito importante manter os certos cuidados com a saúde física, emocional e mental.
De agora em diante será uma fase apenas de adaptação, ainda com algumas poucas mudanças, mas servirá mais para compreender o que já ocorreu. Claro, que os indivíduos já regenerados ou maduros estarão completamente sob os efeitos do seu primeiro retorno de equilíbrio, vivendo sob a égide de um novo ciclo de renascimentos que se dirige pela Terra. Há um pulsar de um novo tempo como dizem os estudos da Era Aquariana.
Todavia, entre todos os arcanos que regem 2020 agora se fazem mais importantes saber o que cada um tem de importância especial. E ainda, a carta de O Julgamento - arcano 20 ainda é um dos mais impactantes e de efeitos mais duradouros, conforme veremos. O Julgamento tem um número 20 de raro e avassalador efeito duplo, um interno fortíssimo, um psicológico e espiritual glorioso, e outro exterior, relativo a acontecimentos devastadores e transformações nas circunstâncias da sociedade que adoeceu gravemente nestes últimos meses. São certamente os primeiros meses, de ordem interna e espiritual os mais importantes. Vamos falar um pouco desses aspectos. Mas, primeiro, um breve resumo dos arcanos de 2020:
Os três arcanos da originalidade transpessoal
O Imperador 4, o Julgamento 20 e o convidado o Louco 0, representam cada um a energia específica e se manifestam primordialmente em determinadas conjunções de realidades. Assim, apenas falando rapidamente, temos por exemplo que o Imperador representa a consciência individual dos nossos líderes e dirigentes, as suas reações práticas de trazer solução para a população, mas também mostra as dificuldades do controle das camadas sociais mais rebeldes e inadvertidas. Conseguir colocar indivíduos dentro de casa foi o trabalho hercúleo do arcano O Imperador, pois a vitalidade física e emocional foi abalada, a inteligência testada, os ideais e valores, a criatividade e originalidade foram questionadas. A Espiritualidade, e finalmente, a vida e a morte foram confrontados com todos os seus términos, até aceitarmos que essas transformações e finais era para se chegar do 4 do Imperador ao 20 do arcano O Julgamento, que pede misericórdia pela humanidade e tem uma influência bem direta e pessoal na vida de todos. O Julgamento é um arcano que atua a nível humano e no cotidiano.
O retorno à maturidade - cartas na mesa
Cartas à mesa
Ilustração da Autora
Contudo, é o Imperador o grande regente de 2020 e é quem nos sustentou o ano todo e tem uma influência ao mesmo tempo pessoal e transpessoal, no sentido de ter grande importância pessoal no plano social, nos conectando a Sociedade e a Fontes Criativas. O Imperador nos fez atuar indiretamente nas pessoas dando-lhes força aos que estavam sucumbindo, mas mesmo assim de forma poderosíssima, pois o 4 traz energia Universal, número de nível sobre-humano, influenciando todos ao bem. E antes de falarmos desses arcanos, é bom enfatizar que acima foi dito apenas um resumo deles. Digo isso para que não se dê menos importância aos outros arcanos de vocês e se busque estudá-los profundamente também o Arcano Pessoal de cada um de meus clientes. Mas isso só é feito através de consulta particular.
Pois bem, como se percebe, nem tudo foi dito sobre 2020 pois ainda é um ano do grande ocultismo. Mas se você revisar os meus textos desde janeiro desse ano, perceber que meus consulentes e clientes se mostraram e se mostram em vídeos em altos depoimentos e testemunhos de vida, perceberá um grau de crescimento individual e maturidade adentrando em seus mundos. Mas isso ocorreu porque 2020 mexeu com as emoções mais difíceis de muitos deles, justamente porque é o ano onde dois zeros se repetem. O número 0 do arcano O Louco que atua a nível mental humano e, portanto, o zero significa elo de ligação entre as forças superiores e espirituais e o mundo humano lá fora. O Louco está presente na fala individual dos meus clientes antigos e recentes de 2020, portanto, para quem estuda Tarologia Clássica sabe que ele é o maestro das energias de todos os arcanos.
É somente por meio dele que as energias da cura e as emoções verdadeiras se manifestam, pois ele recebe a dor das energias inferiores e materiais do planeta e eleva para cima, ao plano espiritual, para uma espécie de ascensão. Neste ponto de meu estudo dei valor ao arcano O Louco para remeter os fundamentos de toda essa influência de curas e mudanças na vida de meus clientes. Pois somente em uma revelação de ordem tarológica poderemos fundamentar as energias das sombras e da luz que eles enfrentam. Portanto, o importante a se reter sobre a energia primordial de o Louco é que ele é o agente da Realidade de 2020 ligado aos fenômenos da Pandemia, tanto no sentido mundano como no metafísico. Aquilo que é Real, manifesto, concreto no arcano O Louco, físico e tangível, deve sua existência.
Neste ponto de 2020, ou seja, tendo em vista que somos espíritos encarnados e materializados, vivendo em um mundo físico, toda a nossa vida está condicionada e é determinada pela energia de vida do arcano O Louco e todos os outros arcanos se manifestam por seu intermédio. Percebe-se daí, porque as pessoas se sentem mais corajosas para falar de suas emoções. Afinal, é o Louco este arcano que está associado então ao Karma individual e coletivo, e porque para os leigos, possui muitas vezes uma fama de arcano puro, excêntrico, inocente, irresponsável ou infantil e isso é totalmente infundado. O Louco é o número 0 que vive em nossa vida de modo silencioso, latente por assim dizer, servindo de pano de fundo e dando as condições gerais da nossa jornada em busca de mais autoconhecimento. Ele só se manifesta de forma mais objetiva em nossas vidas em poucas situações, como agora em 2020 ele faz aspecto e se relaciona com um outro arcano importante como o Imperador e o Julgamento, por isso 2020 é chamado de o ano portal de renascimentos e mortes. O Louco é justamente o número 0 destes ciclos que vivemos quando os arcanos voltam a jornadear no mapa do Tarô, e ocorre quando estamos prontos para um novo tempo. Logicamente, os outros "retornos de O Louco", também serão períodos cruciais na vida das pessoas, e merecem também um estudo à parte.
2020 - Ano da disposição kármica?
Sim, 2020 representa um forte período de colheita kármica, pois só se colhe o fruto das ações boas ou das ações ruins feitas nos séculos das encarnações anteriores contra ou a favor da humanidade e só se permite colher algo bom se você plantou algo realmente bom antes de estar aqui na vida terráquea. Contudo, o Louco surge para te mostrar que esse é o ano da primeira grande colheita da humanidade, e certamente o período da mais importante semeadura de vida terrena, pois o que for feito agora nesta fase da sua vida, terá seus efeitos prolongados por todas as décadas vindouras. Tendo em vista sua importância de praticar o bem ou a caridade ao próximo, é muito interessante entender bem esse caráter eliminatório que tem o arcano O Louco em sua vida, onde ao mesmo tempo vemos a plantação do seu Karma passado, o resultado da semeadura do seu Karma presente e os frutos do seu Karma futuro. Realmente 2020 traz ainda um 4 muito intenso no Imperador, um 20 muito apocalíptico no Julgamento e um 0 muito profético no Louco. E tudo isso pra você entender e assumir sua maior regeneração.
O Louco - Caravaggio e Red Dog Scott
O "Ragazzo" de Caravaggio e o "Louco" de Red Dog Scott
A tela lembra o medo da morte e ao, mesmo tempo, a Loucura que perpassa
a humanidade quando ela não compreende o sentido da desintegração.
Antes, porém, é importante entender uma das principais característica do Louco: Ele é impositivo, forte e poderoso, na verdade, muito poderoso. O que se quer dizer com isso é que sua energia se impõe entre todos, literalmente. Alguns dos meus atendimentos de Tarô quando ocorre na tiragem o arcano O Louco, percebo que a vida do consulente foi atenuada no aspecto Karma, e quiçá transmutada para a luz, através de intensa vontade de transformação daquele indivíduo. Já o Imperador e também o Julgamento se saírem ao lado do Louco, não podem ser assim desviados, e os acontecimentos do Louco terão que se materializar mais fortemente naquele momento em que o consulente se apresenta. Isso não significa um fatalismo mortal, onde você não terá chance para lidar com essa energia. Pelo contrário, a sabedoria do Louco consiste justamente em te preparar e antever o impacto inevitável, e canalizar a energia do consulente para uma reforma íntima produtiva e mais visível. Ao fazer isso, a energia do Louco se constitui na mais poderosa força de evolução e crescimento que uma pessoa pode conquistar.
E o motivo desta força de imposição é exatamente o fato de ser ele o guardião da realidade, o condicionante da existência espiritual. Então, quando chegar a hora de você manifestar sua energia, ela simplesmente ocorrerá, à revelia de sua vontade, e as coisas simplesmente começam a acontecer para tudo dar certo na sua vida. Seja lá o que for que você tenha retirado de 2020, negado e afastado de sua vida foi muito necessário. Pois sendo da sua Lei do Merecimento, isso tudo ocorreu para seu crescimento, pois aqueles lugares, situações repetitivas e pessoas não têm mais lugar e nem vez em sua nova vida. Os medos e crenças limitantes dessas pessoas interrompiam seu crescimento e por isso esses indivíduos terão de ser corrigidos, mas agora a correção será bem longe de você. No fundo você se realinhou melhor ao estar onde dessas pessoas, pois elas quebraram as regras do jogo da existência, e sentirão as consequências mais do que nunca agora. Aqui entendemos aquele velho adágio espiritual: "A semeadura é livre, já sua colheita será obrigatória".
O louco revela o desequilíbrio mental e espiritual da humanidade 
Começamos a entender também porque o Louco é tão associado ao simbolismo do excêntrico, do hippie alegre, do humorístico ou do bobo da corte. Aliás, vale a pena você fazer aqui um estudo paralelo sobre o arcano 0 do Tarô e a carta da Morte 13, pois é justamente o arcano que incomoda a humanidade neste período de desencarnes e o 13 está diretamente associado a energia do Louco, por isso ambas as cartas são mal compreendidas pelos leigos. Morte e Loucura aqui é total significado de renascimento. Pois tudo aquilo que não for adequado ao seu propósito de vida será agora ceifado e se tornará enlouquecido para os olhos do mundo. Mas se você ainda puder consertar seu mundo particular comece hoje e então será convocado aos campos mais avançados para aprender mais sobre o que pode fazer e sobre o que acontecerá se não o fizer.
A Loucura do arcano O Louco então, tanto a simbólica como a literal, começará a surgir com mais frequência no campo mental de muitas pessoas. Vai lembrar à humanidade que o tempo não é infinito, que a vida acaba, que as pessoas, inclusive morrem todos os dias, e que por isso, é chegada a hora de se concentrar no que for mais essencial. A grande colheita do Louco diz respeito ao fato de que será nessa fase que nós seremos confrontados com os efeitos de todas as nossas escolhas, e as causas a que elas deram origem lá atrás. Tudo que vai ocorrer no planeta de a gora em diante tem máxima relação com a regeneração humana mais que urgente. Sabendo exatamente como o ser humano está doente, fica muito mais fácil entender como os efeitos de 2020 afetarão sua vida., ou seja, fixe na sua saúde mental.
Assim, é apenas a nossa percepção da realidade que mudou, livremente escolhida por nós lá antes de nascermos aqui na Terra, mas dessa vez será essa realidade que determina se nossa experiência será de dor ou de alegria. E percepções sempre podem ser modificadas, e com elas, a experiência que temos da realidade é transformada. Sendo o Imperador, o Julgamento e o Louco os arcanos da realidade, se nós aprendermos esta grande obra de alquimia que é mudarmos nossa percepção sobre a realidade que escolhemos, nos tornaremos verdadeiros mestres e, certamente, até essa Pandemia preencherá nossa vida com dádivas muito maiores. Este é o grande desafio e a gloriosa recompensa que temos diante de nós! Impedir ou atrasar este processo de crescimento é impedir e atrasar a vida. Esses arcanos vieram nos lembrar disso, da importância de morrermos para os paradigmas e comportamentos velhos e então renascer mais livres, vivos e completos. É tempo de crescer, de encarar sua fé, de virar a página e de amadurecer. E amadurecer significa deixar fluir, libertar-se de comportamentos atrasados.
Mudanças profundas em estados de ascensão.
Para muitos, será o rompimento com as religiões de dogmas corrompidos, que ainda investem em pecados e punições para seus fiéis. E se houver em alguns indivíduos aspectos de amor envolvidos, poderá marcar uma fase de aproximação maior com a verdadeira Divindade de cada um. É num aspecto assim de grandes acontecimentos, que paradoxalmente costumam ocorrer as grandes guinadas na carreira ou profissão individual. Sim, muitas pessoas me falam que estão alcançando seu auge profissional agora. Algumas falam que trocaram de profissão, ou descobriram novos talentos, ou ao menos, começaram a se preocupar muito seriamente com estas questões, mais do que em qualquer outro período da vida.
Certamente para a grande maioria, o sustento e a segurança (grandes palavras do Imperador) se tornaram uma questão de primeira ordem nessa fase. Já não se pode, e nem mesmo se quer esquecer ou negar que o dinheiro ainda é procurado e necessário na 3D (Terceira Dimensão). Agora vejo mais pessoas desejando ardentemente começar a ganhar seu próprio dinheiro.
Para alguns pode ser a primeira vez que vão se manter, e para outros pode marcar o início de uma busca por uma real estabilidade financeira e mesmo independência de empresas que antes estavam ligadas. Afinal tudo mudou e o 4 do Imperador é o maestro dessas energias econômicas, ele intermedia todas as trocas energéticas, e por isso mesmo que, ao lado de o Julgamento, se tornará nesta fase o grande responsável pela obtenção do símbolo mais premente da humanidade que é o dinheiro.
Retorno da Maturidade - Misericórdia e Julgamento
"As sete obras da misericórdia" de Caravaggio e o arcano Julgamento no Tarô de Marselha
Contudo, gastar dinheiro, manter o dinheiro, investir no dinheiro e fazer crescer o dinheiro etc., tudo isso se torna importante nesta fase de reabertura que todos vivemos. Da mesma forma que virão ainda muitas oportunidades genuínas, e tudo aquilo que você precisava fazer em sua vida, e que você não fazia ideia que faz muito bem, vai começar a se desenrolar. A Missão de vida para muitos, começa a se destacar. Para alguns é apenas um lampejo que se cristaliza mais um tempo à frente. Pra outros surge já a certeza do que deve ser feito logo e imediatamente. Tendo em vista que o Julgamento vai procurar afastá-lo de tudo aquilo que não for primordial em sua vida, ao mesmo tempo em que o obriga a de certa forma voltar à linha de sua auto-recalibragem, ele traz como grande dádiva o fato de começar a mostrar claramente para você aquilo que você deve fazer de verdade com sua vida.
Logicamente que nós vamos nos reinventando muito ao longo das nossas vidas, sempre com a ajuda pouco delicada dos erros, mas acontece que agora, provavelmente pela primeira vez, nós teremos uma visão de coletividade. Vamos olhar para a estrada já não tão curta que percorremos e seguir por melhores e mais inovadores caminhos. E perceberemos que, doravante, agora nós podemos sim escolher facilitar e motivar nossa vida. É como se até 2020 não nos conhecêssemos tão bem e a vida empurrou o nosso barco pra lá desse mar, e agora, finalmente percebemos que o Capitão sempre esteve conosco, e que podemos então vislumbrar a nova bússola, o novo vento, podemos contudo, escolher a nova direção e o modo como seguir pelas águas da vida.
A melhor Mestra é a vida, pois assim, com maturidade, se escolhermos aprender a lição de 2020, veremos que por trás de cada dor havia um aprendizado sobre nossa ignorância. Que cada limitação era o começo de uma nova liberdade. Que toda perda marcava uma fase de recomeço, e toda despedida era um atestado que aquela pessoa tinha algum significado para nós. Sim, por detrás de toda a aparente dureza destas mudanças está uma mão amável, que ao invés de nos punir, estava nos amparando. Ao invés de nos atirar num despenhadeiro, estava nos dando a mão, e ao invés de puxar nosso tapete estava sim, nos dando um novo solo de infinitas possibilidades para andar novamente dourados pelos campos do novo trigo da Terra.
Assim é 2020! Assim é nossa plenitude!
Cristina Guedes
Terapeuta, Escritora e Taróloga
Atendimentos Online: 083 9 9188-2611 e 011 9 7454-3021
Outros trabalhos seus no Clube do TarôAutores
Edição: CKR 11/08/2020
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil