Jogo das Asas - Clube do Tarô - Tarot

26 de abril de 2024

Jogo das Asas

Tatiana Giustino & Tarsila Oliveira

O objetivo deste jogo é investigar no plano mental, através de perguntas do "porque", o que o consulente poderá saber para compreender uma determinada situação, obtendo o conhecimento relativo a algo obscuro ou incompreendido até o momento.
O Jogo das Asas
Ilustração das Autoras
Presente
Através da análise das cartas no presente é possível entender a cenário atual em que o consulente se encontra no âmbito consciente (casa 1) e inconsciente (casa 2). Já a carta de obstáculo (casa 3) retrata alguma dificuldade que o consulente precisa superar. Para simplificar a leitura, esta carta de obstáculo pode ser lida com o sentido do que falta com relação a essência da carta.
Passado
Embora tirado do mais recente para o passado mais longínquo, a leitura se faz na ordem das casas 7, 6, 5, formando um contexto no qual é possível identificar por que o consulente chegou na situação atual.
Futuro
Mostra uma projeção do que pode vir a ocorrer. A leitura se faz na ordem de retirada das cartas, seguindo as casas 8, 9 e 10. Com as três cartas é possível compreender o cenário futuro mais recente para o mais longínquo, criando um contexto para o consulente
Carta de Conselho
Tire uma carta com um outro baralho contendo apenas os arcanos maiores ou caso não tenha outro baralho, você poderá tirar a carta da casa 4 com o baralho no qual está realizando o jogo. Caso a carta retirada não seja um Arcano Maior, é sugerido que mantenha tal carta fechada, ou seja virada para baixo para não influenciar a leitura. Após distribuir todas as cartas, embaralhe novamente, desta vez determinando que o conselho será a primeira carta que sair um Arcano Maior.
A leitura do conselho (casa 4) poderá ser feita por último para uma melhor interpretação. O objetivo é trazer ao consulente uma percepção de si próprio sobre a questão e ajuda-lo na trajetória com maior autoconhecimento.
Pontos de atenção
  A Carta de Conselho não está atrelada diretamente a concretização do futuro; por exemplo: se você seguir o conselho do Mago para a situação, você concretizará o futuro que está indicado nas casas 8, 9 e 10.
  O jogo mostra que, se o consulente seguir a trajetória atual, seguirá para o futuro mostrado nas cartas 8, 9 e 10. Porém como se trata de um jogo de autoconhecimento, o consulente terá mais clareza se quer seguir em direção ao futuro revelado ou se buscará alguma mudança e, para isso, a carta de conselho o ajudará a uma melhor compreensão.
Tatiana Giustino - giustino.tati@gmail.com
Tarsila Oliveira - tarsila_oliveira@yahoo.com.br