Home page

15 de dezembro de 2018

Responsável: Constantino K. Riemma


Cornalina
Autoconfiança para melhor decidir. Motivação para o dia-a-dia
Simone Gomes Omega
 
O que sabemos é uma gota;
o que ignoramos é um oceano...”
Isaac Newton
Já deve ter uns 30 anos que minha avó me deu esta pedra. Sempre esteve comigo, seja na minha gaveta ou em alguma caixinha, mas nunca busquei informações sobre ela. Esses dias, porém, pesquisando sobre as pedras preciosas características de cada Signo do Zodíaco, eu descobri que se trata da Cornalina, indicada para falta de concentração e pensamento distraído. Também auxilia pessoas tímidas, fortalecendo a voz e proporcionando auto-confiança e coragem.
Cornalina - autoconfiança - motivação
Cornalina : imagens do acervo pessoal da autora.
A cor desta pedra varia do avermelhado-marrom a vermelho-alaranjada, o que faz da Cornalina uma pedra tão linda! É a pedra da motivação, da criatividade, da paz interior, da segurança, da purificação do medo e da inveja. Afasta energias negativas, proporcionando harmonia entre as pessoas.
Em momentos de confusão, a Cornalina nos ajuda a tomar as decisões mais acertadas. É muito boa para devolver a energia perdida no dia-a-dia e, por estar sintonizada com as energias da terra, nos proporciona segurança e conforto. Além disso, relaciona-se com experiências e eventos históricos do passado.
No Tarô a Cornalina pode se relacionar ao Cavaleiro de Espadas, o guerreiro que tem a firmeza e poder, mas que deve ter cuidado e analisar as situações antes de tomar qualquer decisão. De acordo com o site www.web-tarot.com/pt/os-arcanos-menores.html, “o Cavaleiro de Espadas sugere-lhe que tome o tempo necessário para analisar e refletir cuidadosamente a sua situação atual usando a sua energia de uma forma positiva”. Também indica “que precisa ser mais autoconfiante, falar sem medos, não se preocupar com as críticas dos outros e especialmente não se preocupar com o que os outros pensarão sobre as suas opiniões”.
Cornalina - Mago e Cavaleiro de Espadas
O Mago e o Cavaleiro de Espadas no tarô Rider-Waite.
Foto de www.foap.com
Apesar de não ser a pedra do meu signo – Touro –, mas de Áries, Leão, Virgem e Capricórnio, a Cornalina é uma pedra maravilhosa e eu amei saber todas essas características e propriedades!
Com o tempo, vi que é possível energizar e programar as pedras para ativar suas propriedades a fim de nos auxiliar a atingir propósitos e resolver as questões mais difíceis de nossas vidas. Por isso coloco abaixo algumas informações sobre os cristais e como podemos energizá-los e programá-los. No caso, é o que faço com minha Cornalina.
Cristais mantêm energia, informação, pensamentos. São poderosos: auxiliam-nos na resolução de problemas de saúde, relacionamentos, quando perdoar alguém, quando precisamos arrumar um emprego, dentre outros. Cristais consertam coisas. Curam os corpos físico, mental, emocional e espiritual. Beneficiam nossa saúde, nossa vida, nosso ambiente. Mesmo sendo utilizado para uma finalidade específica, é possível programar o cristal para determinado propósito.
Para utilizar um cristal, primeiro é importante limpá-lo, pois se o compramos em uma loja ou mesmo se o ganhamos de alguém, ele carrega a energia do ambiente ou da pessoa que nos tenha dado de presente, além de poeira ou até mesmo sujeira. Limpando nosso cristal, neutralizamos essas energias e imprimimos a nossa.
Limpeza
Não existe uma melhor forma de limpeza, mas, sim, a que manda a nossa intuição. Eu geralmente lavo o cristal em água corrente. Durante o processo de limpeza, é bom mentalizar o pedido sincero e verdadeiro que faremos para o nosso cristal, como uma forma de nos familiarizar com ele. O mais apropriado é fazer um pedido de cada vez. E somente depois do realizado é que devemos limpá-lo novamente, reiniciando todo o processo.
Cornalina: limpeza e energização.
Limpeza das pedras e o vaso de crisântemos onde enterro minha Cornalina
Imagem no Google search e foto da Autora
Energização
Depois de limpar minha Cornalina, deixo-a enterrada durante 24h no meu vaso de crisântemos (ou outra planta de minha preferência) para energizar e no dia seguinte lavo-o novamente para remover a terra e o seco com papel macio. Faço este tipo de energização, pois o elemento do meu signo – Touro – é a terra. Acredito que quem é do signo da água, pode simplesmente lavá-lo; quem é do signo do ar, pode passá-lo pela fumaça de um incenso de sua preferência; quem é do signo do fogo pode passá-lo com cuidado sobre a chama de uma vela de sua preferência, simbolicamente, tomando cuidado para não se queimar. Com isso, faremos uso da energia dos quatro elementos. Podemos colocar os cristais à luz da Lua ou do Sol (que queimará as energias desnecessárias), na chuva ou na água de cachoeira para lavar e limpar suas impurezas.
Enfim, existem várias maneiras de limpar e energizar os cristais. É só escolher a mais adequada no momento e colocar em prática.
De acordo com Scott Cunningham, a limpeza ou purificação pode ser feita mediante a exposição à luz do Sol, por contato com água corrente ou terra. E também por meio de vela, simbolizando o elemento fogo; incenso, o ar; bacia com água, a água (claro!) e prato com terra, a terra (claro!). Já a energização pode ser feita expondo os cristais à luz da Lua.
Para a energização, Cunningham coloca no Glossário: “Energizar: impregnar magicamente com poderes, geralmente empregando a visualização [formação de imagens mentais], para direcionar o poder para dentro do objeto ou lugar”, ou seja, a energização é mais espiritual do que física.
Após de realizar a limpeza e a energização do cristal, é hora de programá-lo, dizendo o que desejamos consertar, melhorar ou mudar em nossas vidas.
Cronalinas
Cornalinas
Foto em www.incensosdomundo.com
Programação
1. Encontrar um local tranquilo, onde não será perturbado.
2. Segurar o cristal entre as palmas das mãos.
3. Dizer em voz alta a intenção de cura, solução de algum problema ou desejo que se queira realizar. Não tenha pressa. Concentre-se no seu pedido. Utilize o tempo que sua intenção mandar. Faça o pedido mais de uma vez, se desejar.
4. Podemos também dizer fórmulas do tipo “Eu quero esse cristal para...” ou “Eu programo meu cristal para…”, por exemplo.
5. Deixe o cristal em um local onde você sempre possa pegá-lo e repetir as intenções já feitas, ou carregue-o com você, no caso se a programação for para proteção, por exemplo.
Após todas essas descobertas, interessei-me pelas demais pedras, cada uma delas com sua beleza particular, características, significados e usos. Saber que posso relacioná-las com os arcanos do Tarô me permitiu ampliar minhas pesquisas e ver que no universo simbólico essas e muitas outras coisas relacionam-se de maneira quase infinita.
 
Bibliografia
CUNNINGHAM, Scott. Enciclopédia de cristais, pedras preciosas e metais. Trad. Cacilda Rainho Ferrante. 3ª ed. São Paulo: Gaia, 2005 (Gaia alemdalenda). [Arquivo em PDF].
Para mais informações sobre os significados de cristais e pedras, acesse:
http://casadaspedrasepratas.blogspot.com/p/significado-das-pedras.html
http://significado-das-pedras.blogspot.com/2014/04/significado-da-pedra-cornalina.html
http://www.wemystic.com.br/artigos/significado-das-pedras/
https://www.eusemfronteiras.com.br/aprendendo-o-significado-das-pedras-preciosas/
https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/1096-30-pedras-preciosas-significado-beneficios
https://www.lojadaspedras.com.br/poder_e_significado_das_pedras
https://www.mariahelena.pt/pt/pages/cristal-cornalina
https://www.minascristais.com.br/pagina/significado-dos-cristais
https://www.newgreenfil.com/pages/o-significado-das-pedras-e-cristais
Para mais informações sobre limpeza, energização e programação de cristais e pedras, acesse:
http://www.luzdaserra.com.br/aprenda-a-programar-seus-cristais
http://www.mariahelena.pt/pt/pages/como-programar-os-seus-cristais
https://blog.helenacristais.com.br/como-limpar-energizar-e-programar-pedras-e-cristais/
https://spiritualexperience.eu/programming-crystals-easily/
 
Simone Gomes Omega
gommes78@gmail.com e
www.facebook.com/simonegomes78
Outros trabalhos seus no Clube do TarôAutores
Edição: CKR – 30/11/2018
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2018 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil