Home page

25 de junho de 2022

Responsável: Constantino K. Riemma


Terapia Taromática
Sílvio Carneiro
Existem inúmeras técnicas de leitura de Tarô que usam no nome o adjetivo "terapêutico". Este livro é baseado num método pessoal, empírico, que o autor vem desenvolvendo ao longo dos anos, onde cada Arcano extrai do consulente aquilo que está, de alguma forma, preso em seu inconsciente.
Freud estabeleceu os sonhos como o caminho mais direto para alcançarmos o inconsciente. Jung, por sua vez, trouxe a importância dos arquétipos e símbolos para a sua Psicologia Analítica.
TErapia TAromática
A Terapia Taromática considera o Tarô como um conjunto de símbolos arquetípicos que se conectam como verdadeiras imagens oníricas, tornando-se uma alternativa aos sonhos naturais – uma vez que nem todos lembram de seus sonhos.
O livro está organizado em duas partes: A primeira, chamada Instrumentação Teórica, aborda o Tarô em seus aspectos teóricos e estruturais; as terapias como um conjunto cada vez mais abrangente de técnicas de cuidado com o outro e como a Terapia Taromática se insere no contexto das psicoterapias integrativas. A segunda parte, chamada Método Prático, aborda, de forma didática, as divisões do Tarô para efeito em uma abordagem terapêutica; além de um estudo pormenorizado dos 78 Arcanos que o compõem e, por fim, como se dá a técnica de leitura taromática para fins terapêuticos na prática clínica.
A proposta do livro é mostrar uma possibilidade e um método que já vem sendo usado e que tem surtido resultados positivos e surpreendentes. O livro se destina a terapeutas, estudiosos do Tarô e leigos em geral que tenham interesse sobre o tema.
Apresentação
Alguém disse uma vez que a vida é feita de minúcias, de pequenas mediocridades – ninguém acorda de manhã, veste uma cueca vermelha por cima da calça e voa com capa e tudo para salvar o mundo! Portanto, quero logo deixar claro que minha iniciação ao Tarô não se deu de forma extraordinariamente mística e envolta em mistérios. Meu primeiro contato efetivo com o Tarô, ainda como consulente, foi em meados dos anos 90. Anos depois, iniciei minha primeira formação como terapeuta holístico e, junto com isso, o Tarô reapareceu na minha vida.
Hoje, como psicanalista e terapeuta integrativo, venho utilizando uma técnica que eu mesmo desenvolvi de um uso realmente terapêutico do Tarô que chamo de Terapia Taromática. Evidentemente, esta técnica não pretende substituir nenhuma outra.
Eu, particularmente, vejo o Tarô como um conjunto de símbolos e arquétipos que se conectam como verdadeiras imagens oníricas, portanto, tornando-se uma alternativa aos sonhos naturais – uma vez que nem todos lembram de seus sonhos. E é exatamente sobre isso que se trata a Terapia Taromática.
O texto busca ser o mais objetivo e didático possível. Muitas vezes são necessários alguns complementos e explicações, principalmente para aqueles que estão tendo contato com o assunto tratado pela primeira vez. Por isso, optei pelo recurso do uso de notas de rodapé para não atravancar a fluidez do corpo do texto normal. Outra observação é que o texto evita, ao máximo, adotar qualquer estrangeirismo desnecessário ou modismos como, por exemplo, o gênero neutro – inexistente em nossa língua.
Sílvio Carneiro - Psicanlista e Psicoterapeuta,
especializado em Psicologia Positiva e Terapias Integrativas
carneiro.silvio@gmail.com
e (96) 98132-2705
www.silviocarneiro.com
Edição: CKR-15/03/2022
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil