08 de maio de 2024

O cenário social brasileiro em 2023
Abelard Gregorian
O foco para esta consulta sobre o Brasil em 2023, foi sobre as condições sociais dos brasileiros, ou seja, habitação, alimentação, saúde, educação, emprego, sustentação familiar.
Utilizei o modelo de tiragem Kairallah, com cinco cartas, definindo o recado de cada uma delas teria no conjunto:
1. Os aspectos favoráveis; 2. Os desafios e dificuldades; 3. O quadro geral; 4. O conselho para os brasileiros lidarem com a situação; 5. O pano de fundo, os fundamentos.
Previsões 2023 - Cenario brasileiro
Cartas do Tarô de Marselha. Na base: A Rainha de Espadas e a 17. A Estrela.
No centro, 18. A Lua e 2. A Papisa. A carta de corte, no alto à direita: Ás de Ouros.
O Ás de Ouros, para indicar os fundamentos da situação, deixa claro que o ponto central está no plano concreto e objetivo, nas provisões materiais, na administração do bem comum. Ou seja, atenção ao meio ambiente, utilização criteriosa dos bens coletivos, os cuidados com a provisão das necessidades básicas dos brasileiros: alimentação, moradia, saúde. Trata-se de um espaço em aberto com uma grande variedade de direções a serem percorridas e atendidas.
A Rainha de Espadas retrata os aspectos favoráveis da situação brasileira. Contamos, no coletivo, com uma disposição de solidariedade, de interação aberta. Isso fica ainda mais evidente quando correlacionamos as cartas da corte (reis, rainhas, cavaleiros e valetes) aos símbolos astrológicos. O naipe de Espadas corresponde, na astrologia, ao elemento ar, que está relacionado ao pensamento, às trocas de informações, ao conhecimento e reconhecimento. A Rainha representa o princípio receptivo, yin, que no elemento ar, corresponde ao signo de Aquário: relações sociais, grupos, companheirismo.
Existe espaço aberto para as iniciativas coletivas.
A Estrela para retratar as dificuldades e impedimentos, pode ser traduzida como uma passividade que deixa as coisas rolarem sem controle. Indica, igualmente, todo o desperdício de recursos mal aplicados ou desviados pela apropriação indébita. Pode, também, ser associada à disposição de ver os desperdícios acontecerem, mas não acionar providências corretivas e se deixar levar pelo nosso conhecido "deixa prá lá..."
A Lua, para descrever o sentido geral da situação brasileira, fala do astral afetivo e instintivo do nosso povo, que se mostra solidário com as necessidades básicas de subsistência dos próximos. Mas esse arcano também mostra o aspecto noturno, obscuro, que restringe as soluções coletivas, no qual os empoderados (os moradores das torres fortificadas) se afastam das necessidades sociais da maioria e cuidam apenas de preservar suas próprias regalias, muitas das quais obtidas por meios criminosos.
Diante desse quadro, a Papisa nos oferece o conselho: manter a retidão, cuidar das relações sérias para as nossas famílias, estudar, buscar informações corretas e refletir sobre o que ocorre ao nosso redor. Cabe também a busca pelas forças do Mais Alto, a inspiração para manter o coração aberto às reais necessidades dos nossos próximos. Mesmo que não consigamos resolver todos os problemas, tem um grande peso fazer tudo o que estiver ao nosso alcance.

Abelard Gregorian
gregorian.abelard@gmail.com