Home page

08 de maio de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


Leitura da Mandala Astrológica
Augusto Crowley
Falar sobre a vibração do ano sempre é desafiador. E a cada ano a gente olha pra trás e pensa: que ano difícil! Mas vale o exercício, vale ter boas intenções e vibrar positivamente, já que viemos a este mundo para aprender e evoluir. Não seria fácil, mas se somos partes deste processo, que consigamos nos preparar a cada ciclo que vem, pra dar conta do recado. 
Vamos embarcar nessa história:
Pensando como se tivesse atendendo um cliente , resolvi abrir um mandala com as cartas do Taro dos Orixas, Eneida G Duarte, para tentar captar as tendências para o nosso amado Brasil em 2023. Preferi usar somente os Arcanos Maiores pesando que a polaridade de cada carta será manifestada de acordo com o nível de conscíencia de cada um de nós , brasileiros. Uns estarão de fato empenhados em melhorar, evoluir, acrescentar algo de melhor, outros poderão entrar na sombra,  outros podem ficar no meio do muro.
Vamos embarcar nessa história revelada pelas cartas:
Casa 1 - O começo, a identidade, a visão inicial do que o Brasil tende a passar.
O Pendurado. Abrimos o jogo com um carta desafiadora. O Pendurado mostra que entramos o ano literalmente com sensação de estarmos com a corda no pescoço. Desafios em diversos setores vão exigir muito sacríficio de cada um de nós. Então num primeiro momento, veremos um país cansado, impotente, sentindo o peso de tudo que pesou, que não fluiu neste ano de 2022. Desemprego, pandemia, questões sociais e políticas e aquela sensação de que o país parou.
Então, a pergunta que este Arcano nos faz é: será que vamos conseguir sair dessa fase de estagnação? sera que em 2023 vamos voltar a ver a vida fluir e as coisas de fato acontecerem ? Ou será que vem mais um ano pesado, difícil pela frente. O Pendurado trás também a atmosfera da entrega, da aceitação da realidade. E pede doação, segurar a mão de quem precisa de âmparo, de colo. Se cada um fizer a sua parte sem ficar apenas esperando que os políticos de fato acolham o nosso país, alguma coisa muda.
Casa 2 - Os recursos, a vida financeira:
A Justiça: ter esta carta aqui nesta casa me faz pensar que precisamos ajustar, equilibrar as contas. E precisamos cortar excessos. A justiça sempre nos lembra que se plantarmos laranja vamos colher laranja. Então não será um ano pra gastar sem analisar antes. Precisamos aprender a fazer uma planilha de gastos, pra compreender melhor aonde estamos investindo o nosso dinheiro,  entender aonde temos que dar mais foco.
É um ano que sentiremos ainda o reflexo , os resultados da boa ou má gestão, administração daquilo que possuímos de valioso, das nossas reservas, das nossas riquezas, da economia. Pra onde está sendo investido o dinheiro da arrecadação.  A justiça cobra,  imparcialidade, cobra atenção aos dois lados de uma situação. Muita burocracia,  necessidade de reformas, muita lei sendo aprovada ou discutida.
Se formos linkar o arcano A Justiça com a astrologia, chegaremos ao signo de Libra, que é um signo regido por Vênus, o planeta ligado a esta casa 2. E nesta conexão é positivo a energia pra ganhar dinheiro, trabalhar. Se valorizar, valorizar o que é belo , harmonico. Um ano portanto voltado pra arte também.
Casa 3 - O setor da comunicação, educação básica e transporte:
O Carro: com este Arcano nesta casa acredito que um dos setores que melhor vai se desenvolver em 2023 no Brasil é o voltado para a comunicação (telefonia, serviço de internet) bem como pode haver um melhor investimento na infraestrutura ferroviária. E isso vai contribuir com o progresso. O carro representa a conquista, o movimento, a circulação , e tudo que precisamos é movimentar, nos conectar, ter indepedência pra poder negociar, se expressar, trocar informações.
A informação será nossa ferramenta que se bem utilizada poderá nos ajudar a fazer deste ano um ano mais acessível. A educação precisa melhorar, e ela deve começar pela base. O ensino fundamental precisa ser olhado com mais atenção, uma criança bem informada é um cidadão melhor preparado pra vida, pra cuidar de si, pra contrubuir com a sua comunidade.
O Carro pode indicar um aumento das pequenas viagens, o brasileiro preferindo visitar mais lugares aqui dentro do nosso país, mas pra isso é preciso investir no setor turístico de qualidade. Com profissionais preparados para receber, para guiar as pessoas nos pontos turísiticos, pra saber fazer com que as pessoas que viagem , saiam satisfeitas e tendo uma visão positiva da realidade, das belezas e riquezas de cada região.
O Carro também favorece o contato , a boa relação com a vizinhança, os países vizinhos podem facilitar o acesso entre si. Ao escrever sobre esta carta, lembro que ela saiu na minha tiragem no dia da independência, o que me remete novamente aos dizeres da bandeira: ordem e progresso (o carro). 
Avanço no setor tecnologico, e isso é importante pra que o país possa de fato progredir. Aprender como lidar com a internet, com aparelhos de comunicação, a ciência. Todos precisamos nos conectar de alguma forma, é a tendência nessa era de Aquário.
Pra que lado vamos direcionar a nossa mente: pro progresso ou vamos de forma impulsiva sair atirando para todos os lados?
Casa 4 - O povo:
A Estrela: uma coisa que o povo brasileiro tem é fé, esperança, como diz o ditado: "somos brasileiros e não desistimos nunca". E começar  é, de certa forma, olhar pro futuro com um olhar otimista. A estrela trás este sentimento, apesar da visão cansativa do Pendurado na casa 1. Usar a esperança , pra enfrentar os desafios, pra buscar uma saída pra tudo que foi complicado ou impossível de resolver no passado.
A Estrela nos lembra que temos algumas ferramentas a nossa disposição e que mais do que nunca, num ano em que temos uma Lua regendo, precisamos recorrer a estas  para dar conta do recado. Estou falando das terapias , do contato com o profissional especializado em saúde mental. 
Porque com O Pendurado na casa 1, é possível que muitas pessoas se vejam desmotivadas, sem forças pra buscar um novo sentido, sem confiar muito no seu brilho interior. Este seria o lado negativo deste Arcano. Ingenuidade, no sentido de achar que com a mudança política, tudo vai se resolver, e ao mesmo tempo, uma dificuldade em ver uma luz no final do túnel.
A família terá um papel fundamental, podendo ser o nosso norte (A Eestrela), o nosso porto seguro emocional, para que a gente se arme pra encarar o mundo la fora, o nosso trabalho, a nossa relação social. Em 2023 teremos que dar um colo em nós mesmos, e estar disponível a ofertar afeto para as pessoas que nos são importantes.
Fazer as pazes , motivar , confiar que aquele familiar que passa por uma situação delicada, ou que por algum motivo tenha se desviado da rota saudável do viver, consiga se reconectar com o seu lado divino, positivo. Resgatando assim a capacidade de voltar  a acreditar em si mesmo.Estrela é trabalhar o espiritual, o emocional, se conectar com o que nos faz bem.
Casa 5 - Prazer e Diversão: 
O Mago: este arcano representa os novos caminhos e abre um leque de oportunidade no setor aonde se apresenta. O mago é comunicativo, ativo, animado,  curioso. Excelente ano para buscar novas formas de se divertir, de interagir, e para os solteiros um excelente ano pra paquerar,  namorar,  e quem sabe conhecer alguém que faça diferença  , que venha pra somar.
A criatividade do Mago pode ser uma ferramenta muito útil para o brasileiro neste ano, até porque somos conhecidos por dar o famoso jeitinho. Desde que este famoso jeitinho não prejudique ninguém,  é sábio usar a inteligência e criatividade pra buscar novas oportunidades. No romance O mago é uma carta de leveza, de aproveitar o aqui e agora, então não é uma carta pra se pensar em apressar as coisas. Curtir, estar disponível já é o suficiente. O resto deixa fluir.
O Mago nesta casa vai representar a forma como o Brasil vai se destacar, vai se expressar ao mundo, o que vai ficar em evidência. A busca pelo novo, a capacidade de recomeçar, de inventar coisas novas, com empolgação, com espontaneidade, e isso pode ser um diferencial, como que algo que vá deixar uma visão até mágica. Apesar de todas as dificuldades e medos e questões do passado que não foram fáceis de encarar.
Casa 6 - A saúde e o cotidiano; o setor trabalhista:
Os Enamorados ou Amantes: diversidade, caminhos abertos, é uma carta tanto mental, de muitas trocas, debates, como também afetiva, no sentido de unir os opostos. No setor trabalhista, vejo como um ano de novas oportunidades para quem está desempregado. Não dá pra romantizar , temos muitas coisas a melhorar, mas este Arcano vibra um caminho de oportunidades e escolhas. Um ano em que as profissões ligadas ao cuidado psicológico ,  terapêutico, e as voltadas para os eventos afetivos.
Em termos de saúde este Arcano faz uma conexão com o signo de gêmeos, portanto é um ano pra ter cuidado com a ansiedade, cuidar do pulmão . As viroses ainda estão circulando, então os cuidados se mantém. E já teremos a vacina bivalente que irá prevenir as variantes em circulação no momento.
Casa 7 - Os aliados:
O Eremita: este arcano representa a sabedoria, a experiência que conta muito nos tempos de hoje, embora ela também se choque com o  desejo de criar, de revolucionar. Mas esta carta me faz pensar que se os governantes souberem valorizar também a experiência daqueles que de alguma forma fizeram um bem no passado , no sentido prático para a evolução do nosso país, quem sabe a gestão seja menos delicada, menos desafiadora.
O Brasil poderá resgatar o contato, o apoio de países que se isolaram, que estavam distantes de nós neste ano que se finda. Velhos amigos voltando a se conectar, a trocar experiências e saberes. Esta carta também reforça que a Ciência é uma grande aliada do progresso.
Casa 8 - Mudanças profundas:
A Sacerdotisa: numa casa de mistérios sair uma carta de segredo, silêncio e observação , fico a pensar que veremos muitas coisas vindo a tona nos bastidores do poder. Mas também fica a visão de que ainda iremos patinar muito, não será um ano de mudanças rápidas, porque muitas coisas vão precisar de uma reestruturação. Muitas reuniões ,  muito planejamento, aliado a informações que causam uma transformação nos rumos do país. E como se tivesse algum processo acontecendo em segredo, algo ligado a justiça.
Casa 9 - As leis, o estrangeiro, a filosofia:
O Mundo ou Universo;: essa carta representa um ciclo que se fecha, onde as peças que estavam soltas se juntam e formam um quebra quebra cabeças. E uma carta de sucesso, de sensação de uma meta concluída da melhor maneira. E uma casa de evolução, e embora o ano possa começar bem complicado, arrastado, com o Brasileiro pagando o preço ,  esta casa me faz pensar que ainda neste ano, veremos algumas coisas se ajustarem e melhorarem.
O Mundo nos conecta com o que está longe, então a conexão, a comunicação com os países mais distantes também será favorecida, desde que a autonomia ou soberania de cada um seja respeita.
O Mundo abarca uma filosofia plural, onde cada um com sua crença, com sua maneira de viver , tem a possibilidade de estar junto de pessoas diferentes mas que pretendem ser únicas em um fator importante: a pátria. Essa pátria que acolhe a todos que chegam mas que também acolhe as suas diversidades culturais, religiosas e culturais. O Brasil expandindo, se tornando mais conhecido, e exportando pra fora o que há de bom. 
As atenções do mundo se voltam para o nosso país, é como se agora o mundo se perguntasse: será que agora o Brasil volta a crescer, volta a fluir, volta a ser um país positivo pra investimento? Para além disso, o ensino superior também deve ganhar uma atenção, ou seja, acredito que as universidades estejam mais acessíveis, que as pesquisas voltem a ser valorizadas.
Casa 10 - O nosso governante;  aonde o Brasil pretende chegar:
A Temperança: O Brasil pretende voltar a fluir, porem com a Temperança sabemos que tudo vai caminhar de maneira muito lenta. Então embora estejamos com o coração , com o desejo de voltar a brilhar, com a esperança de ver a vida melhor mediante a tudo que está acontecendo no contexto político de mudanças , acredito que teremos ainda um primeiro ano de mandato sendo visto como aquele ano pra começar a curar, a transformar , a equilibrar as coisas,  de forma lenta. Então teremos que ter muita paciência pra de fato percebemos as mudanças afetando a nossa vida da forma como buscamos. Ate que tudo esteja em equilibrio leva tempo, e acredito que isso seja mais pra futuro, pro próximo ciclo. As coisas vão melhorar, mas com muitos desafios ainda a serem encarados com muita sabedoria, muita prudência.
A sociedade vai esperar ansiosamente por mudanças vindas das autoridades, e isso vai ficar muito visível. Como se na pressa de querer ver a vida do nosso país melhorar, e se a coisa caminhar de forma lenta, podem chover críticas, porque o brasileiro quer uma solução pra ontem.
Casa 11 - O futuro:
O Sol: e quando digo melhorar pra futuro , com O sol nesta casa, é muito certo que as coisas voltam a fica realmente boas no outro ano, onde veremos o sol brilhar, onde teremos mais clareza sobre o que realmente se pode avançar de fato, aonde veremos o país se destacando e sendo bem visto no cenário mundial. E como uma semente que começou a ser plantada, mas que ainda vai enfrentar grandes adversidades ate que consiga romper o solo e começar a germinar. A tecnologia novamente aqui deve ser um ponto favorável , onde veremos o avanço com descobertas, pesquisas, e isso vai impactar no futuro, na forma como nos relacionamos, na forma como a sociedade vive.
Casa 12 - U um conselho geral para o povo:
O Sumo Sacerdote: estude, pesquise, se informe, compartilhe o saber. O Sumo Sacerdote além de evocar o contexto religioso, ele representa a figura do mestre, do professor. todos nós podemos ensinar e temos muito a aprender. Ou seja, é um ano pra se voltar pra educação , pra formaçao de qualidade. Só assim saberemos e teremos consciencia de voto, de cidadania, de um olhar de fato de amparo para os excluidos. Ensinar a pescar,  mas estender a mão enquanto o indivíduo não tiver condições de caminhar só. E a religião pode contribuir muito pra isso, abrindo-se pra realidade, transmitindo valores que fujam da mesmice. O povo precisa acreditar num Deus plural, que acolhe, que não julga e que ajuda na prática e não apenas na teoria.
Augusto Crowley (Flávio A. V. Cardoso)
é umbandista e tarólogo : www.senhordavidatarot.blogspot.com
www./augustocrowley.wixsite.com/vidatarot
Outros trabalhos seus no Clube do TarôAutor
Edição: CKR - dezembro/2022
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil