08 de maio de 2024

2023: A jornada do Carro no ano do “pavio curto”
Giancarlo Kind Schmid
Da última vez que vivenciamos o arcano 7 (“O Carro”, “A Carruagem” ou “O Triunfo”) foi em 2014, um ano marcado por algumas tensões mundiais como a ascensão do Estado Islâmico, o conflito entre Hamas e Israel (em função do sequestro e morte de três adolescentes israelenses na Cisjordânia), a tensão social na China com a “Revolução dos Guarda-Chuvas”, a violência racial nos EUA no caso “Ferguson” (Missouri), revelando um aspecto do arcano mais belicoso e sombrio. Sempre é bom lembrar que o arcano 7 “O Carro” e o arcano 16 “A Torre” (1+6=07), como ressonância um do outro, implica em aspectos desafiadores, independente do ar de conquista e superação que o arcano 7 aponta. Para quem leva em consideração a soma dos dois blocos de dezenas do milhar do ano (2023, 20 “O Julgamento” e 5 “O Papa”: 2+3), podemos acrescentar algumas observações na interpretação.
Arcano O Carro
Como o arcano 7 carrega consigo uma essência “marcial” do conquistador que desfila triunfante numa biga, é preocupante e crescente a tensão entre países que já se encontram em conflito. Não me surpreenderá se a Rússia e a Ucrânia intensificarem os conflitos. Ainda é mais preocupante a intervenção de algum outro país, gerando um grande mal-estar entre Ocidente e Oriente. EUA e China precisam manter o clima mínimo de respeito e tolerância, do contrário, a colateralidade será mais econômica do que baseada na beligerância. A regência sugere um estopim para novos conflitos ou embates entre nações, normalmente acaloradas, cuja paciência dos envolvidos é colocada à toda prova.
Meios de transporte sempre ganham destaque no ano do arcano 7, principalmente os terrestres. Há uma intensificação de viagens (turísticas), imigrações, exportações-importações, consequentemente acidentes de percurso tornam-se mais comuns. Para o meio automobilístico normalmente é muito positivo. Corridas de Fórmula 1 e Stock Car podem alçar novos campeões improváveis ao podium. A indústria automobilística lucra mais no ciclo. Lançamentos de modelos inteligentes ganham o mercado. A exemplo, a Tesla vem empreendendo e investindo cada vez mais alto em projetos de carros elétricos e autônomos. O ano sugere mais deslocamentos e problemas nas fronteiras dos países, além de conflitos armados sangrentos entre produtores/exploradores e populações florestais, em especial indígenas.
A exploração espacial dará mais passos maiores em relação ao turismo espacial e o projeto de colonização de Marte. Aliás, se nos valermos do arcano 5 “O Papa”, oriundo do milhar do ano, será um ano excelente para a ciência de uma forma geral, já que o arcano 20 “O Julgamento” contíguo ao arcano 05 sugere importantes descobertas científicas e revelações importantes no campo; a área protética é beneficiada, com avanços para paraplégicos e tetraplégicos. O contraponto é a ação contundente de religiosos, especialmente ortodoxos ou fanáticos, o aspecto sombrio do ano que incita embates entre ideologias diferentes.
Faetonte dirigindo a carruagem do Sol. Personagem da mitologia grega.
Baixo-relevo de 1846.
E para o Brasil? Oficialmente o novo ciclo numerológico só há de iniciar no 7 de setembro, cujo arcano regente pela soma do milhar será 14 “A Temperança” (7 + 09 + 2023). Depois de virmos de dois anos regidos pelo 12 “O Pendurado” e 13 “A Morte” (será uma sincronicidade com o governo Lula?), alcançaremos o ciclo de depuração e cicatrização das feridas expostas do Brasil. O arcano 14 é muito lento, possuindo um caráter “alquímico” de transmutação das deficiências sociopolíticas nacionais. Então, o Brasil não colherá muitos frutos nesse primeiro ano da nova política, será mais um período para “colocar ordem na bagunça”. O arcano 14 é importante para o setor da saúde, e como seu arcano ressonante é o 5 “O Papa”, é o momento da nação aprender com os próprios erros, o resgate da dignidade, a pacificação, uma reestruturação da educação e dos setores de pesquisa científica. Isso não significa que o Brasil terá sossego: a oposição continuará atroz, persistente, insolente e pouco articulada intelectualmente. Ou seja, “fará mais barulho” do que procurará agregar alguma coisa.
Será um ano movimentado, certamente nada monótono, com a intenção de nos ensinar como aproveitarmos da melhor forma possível o nosso tempo, sugerindo nos lançarmos com determinação e coragem em direção aos nossos mais desejados objetivos, não nos limitarmos externa e interna e nos prepararmos para dar um importante passo em direção ao nosso futuro.
Giancarlo Kind Schmid
é tarólogo, astrólogo, numerólogo e terapeuta, pós-graduado em
Psicologia Analítica e Filosofia, formado em Psicanálise e em Letras
www.taroterapia.com.br  e  www.facebook.com/taroeterapia