Home page

08 de maio de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


Um céu inspirador na virada do ano 2022-2023
Verbenna Yin
Um céu inspirador nos presenteia esta virada de ano 2022 para 2023, aqui no Brasil, e que dialoga profundamente com os mapas da independência e também do descobrimento do Brasil.
Olhando para o mapa desta noite, que fixa uma egrégora mundial de renovação na consciência coletiva, vemos um Sol aprendendo a ficar firme no reconhecimento de suas raízes na Casa 4, bem aspectado por Marte na Casa 9 (crescimento) e Urano na Casa 8 (renovação). Urano é o planeta do coletivo e está alinhado ao Nodo Norte, então se preparem para grandes guinadas na condução do país, favorecendo as políticas públicas de inclusão, redistribuição de renda e oportunidade nos estudos. O trígono formado entre Urano e Sol antecipa que resistir às mudanças é entrar em crise com o impulso da roda, que já girou e pede de nós agora adaptação a novos tempos, a novas formas de pensar a vida e também novas maneiras de conviver. Principalmente, conviver com as diferenças que são a maior riqueza do nosso país: diferenças culturais, diferenças de fauna e de flora, diferenças climáticas, etc.
Mapa astral da passagem do ano 2022-2023
O tradicional ascendente em Libra (toda virada de ano tem esse ascendente) aqui é o reflexo da esperança na pacificação social, no reequilíbrio nas nossas relações afetivas e familiares e também na recuperação das convivências de forma mais harmoniosa. 2022 foi um ano de muitas divergências e polarizações mas neste mapa podemos nos sintonizar uma vez mais com a força de Vênus, que rege esse momento da virada, recebendo ótimos aspectos de Júpiter e Netuno, mostrando que na força dessa noite poderemos recuperar o laços, cuidar melhor dos nossos vínculos e daqueles que ainda precisam receber amor para poder aprender.
Com relação ao mapa do Descobrimento (22/04/1500) temos uma sobreposição de Urano e Nodo Norte atuais sobre o Sol natal - RENOVAÇÃO para REALINHAMENTO AO PROPÓSITO de um país que foi fundado com base na tradição engessada de Saturno em Touro e na crueldade controladora de Plutão em Escorpião. Charles Darwin quando esteve no Brasil descreveu o brasileiro justamente nessas duas características. Urano mostra que estamos encerrando essa triste etapa da formação do país e aderindo a uma nova compreensão daquilo que nos forma um povo, reunificado em outras bases depois do recente trânsito de Saturno por Aquário.
Os trânsitos no mapa do Descobrimento do Brasil
Já com relação ao mapa da Independência (07/09/1822) teremos uma Lua em Touro ativando Urano e Nodo Norte sobre Saturno natal, mais uma vez um trânsito de renovação e desta vez sobre o regente do mapa. Saturno em trânsito na linha do ascendente reforça a mudança da "cara do brasileiro", mais comprometido hoje com a inclusão dos diferentes, com a renovação dos pactos coletivos e mais ciente de que estamos todos interconectados - o que acontece com um, atinge a todos. Este foi um legado dos tempos de pandemia, em que tivemos que aprender que a melhor saúde é aquela disponibilizada a todos, de maneira igualitária, como preconiza a Carta de Direitos Humanos em relação aos direitos inerentes à condição humana.
Trânsitos sobre o mapa da Independência do Brasil
Mas o que chama mesmo a atenção neste último mapa é Quíron sobre Quíron, em Áries. Este é um ponto de reparações históricas, especialmente com os povos originários e os povos escravizados. 2023 terá seguramente essa marca e veremos o nosso povo reescrever sua história, agora como protagonistas. Já estão aí os novos Ministérios da Igualdade Racial e dos Povos Originários, com dirigentes realmente comprometidos com suas causas e que, em tese, sabem o que é necessário ser feito em termos de política pública para superarmos essa chaga social da separatividade por meio de privilégios.
Júpiter sobre Plutão na Casa 2 do mapa do país prenuncia um tempo de recuperação financeira com medidas inovadoras, foco no empreendedorismo e na capacidade de reinvenção do brasileiro. Em Áries, esses 2 planetas ajudam a sair das dependências econômicas e da posição de vulnerabilidade de quem permitiu muita interferência dos outros países na política nacional; o paradigma daqui em diante parece ser outro, mais comprometido com o interesse popular e as necessidades reais do povo - já que Marte está posicionado sobre a Lua e Júpiter na Casa 4 do patrimônio popular.
É um céu muito especial mesmo, e eu torço para que todos nós possamos desempenhar nosso papel nesse momento de reencontro do país com a sua real vocação aquariana, apoiados na riqueza da diversidade, sendo exemplo de soberania popular e liderança a partir das lições aprendidas.
Que 2023 seja um bom ano para todos nós!
Verbenna Yin
é psicanalista, taróloga, astróloga e terapeuta floral.
Contatos: verbennatarot@gmail.com
www.verbennayin.blogspot.com
Outros trabalhos seus no Clube do TarôAutores
Edição: CKR - janeiro/2023
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil