Home page

28 de abril de 2024

Responsável: Constantino K. Riemma


  FÓRUM / CONSELHOS by CLÁUDIA BOECHAT / Arcanos maiores: positivo e negativo < voltar  
Arcanos maiores: positivo e negativo
Os dois lados da mesma moeda
Cláudia Boechat
  Gostaria de ouvir várias opiniões sobre o lado negativo de arcanos essencialmente bons e sobre o lado positivo de arcanos que geralmente são negativos. Aqui: TORRE, SOL, ENFORCADO, IMPERATRIZ e LUA  


Vou colocar alguns aspectos aqui, mas gostaria que ampliassem esse leque nos comentários. Também vou citar aqui apenas alguns arcanos, mas, se houver interesse, podemos abordar outros em tópicos posteriores. Este pretende ser apenas o início de uma série de questionamentos.

1) Qual o lado positivo da Torre?

"Deixa a casa cair que vai te fazer bem."

2) Qual o aspecto negativo do Sol?

"Está se exibindo demais, seja mais discreto."

3) Qual o lado positivo do Enforcado?

"Ficar na sua é a melhor conduta. Os problemas se resolvem sem a sua interferência."

4) Qual o lado negativo da Imperatriz?

"Você está se achando. Não é tão sedutor quanto imagina."

5) Qual o lado positivo da Lua?

"Ouça a sua intuição. Há momentos em que é melhor não dizer tudo o que pensa e se manter na obscuridade."



Claro que aqui é uma interpretação resumidíssima e que não está levando em consideração a pergunta ou a casa, que pode mudar todo o sentido da leitura. Mas, mesmo assim, gostaria que outros tarólogos levantassem novos aspectos desses arcanos. Vamos nessa?
 
06/10/2010 10:18:29

Comentários

Pedro Alboneti - 15/10/2010 10:27:50
Positivo da Torre. ela é sempre positiva, muito embora as pessoas se incomodem muito com a destruição da sua Torre. avante.! nova Torre.
Positivo do Pendurado. Ele não está enforcado. Ele está de olhos bem abertos. Inerte ou imobilizado sim, mas desperto, com as mãos livres. Atento. Observando a germinação das sementes e o brotar das plantas ceifadas pelo arcano 13.
Positivo da Lua. Eis a senhora dos mistérios incompreendidos. Quem não gosta d e um mistério? É o tudo dos enamorados; das sombras; da sensibilidade. É guia da terra, mas lembre-se que além de controlar as marés, a lua controla primeiramente o tempo e a vida, pois a gestação dos seres vivos sempre foi contada em quantidade de tempo de luas; a linguagem dos espíritos falam do tempo em luas.
Negativo da Imperatriz: é a dissimulação.
Negativo do Sol: Ele se acha o tal.! Não. Ele é o tal.!

Izabel Donalisio - 15/10/2010 12:16:40
Positivo da torre: Libertação de padrões cristalizados, a serpente necessita sair de sua pele antiga para crescer e não morrer sufocada.
Negativo do Sol: Ofuscamento, co-dependência familiar.
Positivo do Pendurado: Não está nas minhas mãos, entrego a Deus que sempre tem a solução.
Negativo da Imperatriz: Ao estilo da mãe controladora e manipuladora, tirânica.
Positivo da Lua: Algo que está oculto está para se revelar. Algo se cozinha nas águas do inconsciente. Que venha à luz.

Lilith - 15/10/2010 13:32:46
Torre:
Acredito q o lado positivo dela é sem duvida a capacidade de dobrar o orgulho e vencer a nossa teimosia e resistencia a novidades sem ela e sem os abalos na nossa vida dificilmente aprenderiamos algo ou mudariamos posturas muitas vezes erradas e injustas...

Sol: a minha idéia de lado negativo do sol seria o otimismo e auto cnfiança em excesso que sem duvida tem um limite muito tênue com a arrogância;

Enforcado: Aprender a ter paciência que é uma grande virtude que poucos possuem e aproveitar o tempo para auto analise e reflexão profunda ,ouvir e tentar compreender e conhecer a si mesmo e seus limites

Imperatriz p mim pessoalmente não que seja negativo mas denuncia uma certa fragilidade no emocional e também uma certa dependencia de amor e de atenção perfeita seria juntando ela e a rainha de espadas daria um ótimo equilibrio...

Lua:A ilusão as vezes é necessária na nossa vida sempre traz aprendizado,e quem sonha demais ou está sempre muito ligado a imaginação e sonhos é alguém q sem duvida ainda mantem a esperança ;)

Adorei a idéia do tópico e quero ler mais adoro o temido diabo hahahah

Cumprimentos a tds os colegas e autores o meu site preferido sem dúvida!


Alethea - 16/10/2010 11:44:35
Torre - libertação, conscientização.
Sol - excesso de confiança e otimismo.
Enforcado - aceitação, entrega.
Imperatriz - superficialidade, não querer ver o que realmente importa.
Lua - Encontro com os próprios medos, traumas do passado, conscientização dos mesmos para melhor poder trabalhá-los.

Sonia - 19/10/2010 22:32:28
A revista caras não edita mais seus comentários sobre I Ching, achava muito bom, onde posso encontrar, e qual o motivo do acontecido.

Cláudia Boechat - 19/10/2010 23:28:16
Oi Sonia, não trabalho mais na revista Caras. Mas minha coluna diária sobre I Ching e Tarot continua no meu blog: Champanhe com Torresmo. O endereço é http://www.champanhecomtorresmo.blogspot.com/

Josie - 21/10/2010 10:02:01
Acredito ser impossível falar da Torre sem saber que ela também traz a dor, a dor da mudança, da transformação. Passageira ou não. Quando a Torre cai, levanta a poeira e esta quando some nos deixa ver o horizonte, cheio de perspectivas que antes não tinhamos olhos para enxergar.
A Torre traz vida nova. Novas chances. Nova caminhada.

grasiela - 24/10/2010 08:37:54
super ............
e bom
saber que tem 2lados

Cláudia Boechat - 01/11/2010 19:29:57
Gente, acho que vou encerrar esse tópico pra passarmos a falar de outros arcanos.
Antes, contudo, vou postar um resumo do que cada um disse sobre cada carta pra gente dar uma olhada geral e fazer um último comentário, se for o caso.

Cláudia Boechat - 01/11/2010 19:31:44
1) Qual o lado positivo da Torre?

- "Deixa a casa cair que vai te fazer bem."

- fazer cair o que não tem consistência (Leila)

- destruir para construir sobre bases mais sólidas. (andrea)

- dissolução, quando tudo já chegou ao ponto máximo e todos os valores são atirados ao chão, quando não se tem mais nada a esconder e temer. (Elizete)

- Gente, vejo a torre como positiva, por incrível que pareça. Tenho grande admiração pela pessoa que tem como arcano a Torre, analisando pelo ponto de vista positivo, é claro. São pessoas que quebram tabus, deixam pra trás valores antigos, derrubam velhos conceitos....e se levantam novamente, constroem outra torre, de maneira completamente diferente...
Todos nós deveríamos "ser mais torre" para enfrentar os momentos difíceis da vida, aqueles momentos que realmente nos sentimos no chão e precisamos nos reconstruir, tijolo por tijolo. (Sávia)

- Chegou a hora de comemorar. Tudo é festa! (Luna Solis)

- Deixar cair as estruturas mentais Obsoletas. Sair de um Estrutura Rígida. Aquilo que não serve mais sendo Desestruturado. (Maria Clara)

- insight, idéia libertadora, rompimento de prisão. (Bete Torii)

- as perdas materiais provocam crescimento espiritual. (Cíntia Cristina Doula)

- 1A torre fala da aprendizagem do desapego. Nada É realmente nosso.Na vida tudo está em nossa posse por algum motivo e por um tempo mais ou menos determinado. Quando algo se acaba... acabou. Devemos nos concentrar nos novos inícios para não perder o tempo novamente. (mcristina Veloso)

- ela é sempre positiva, muito embora as pessoas se incomodem muito com a destruição da sua Torre. avante.! nova Torre. (Pedro alboneti)

- Libertação de padrões cristalizados, a serpente necessita sair de sua pele antiga para crescer e não morrer sufocada. (Izabel Donalisio)



  < Anterior Total: 51 Próxima >  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2020 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil