Home page

12 de dezembro de 2018

Responsável: Constantino K. Riemma


EntreMundos Tarot
Katharina Dupont
 
 
Quando me propus a criar um baralho de tarô, percebi que seria muito mais que uma nova série de pintura como as que já havia desenvolvido antes. Essa série seria o desafio da minha carreira artística. É importante ressaltar que, antes de taróloga, sou pintora por formação e vocação, tendo por mote do meu trabalho fazer das minhas obras mais que uma forma de expressão artística. Tenho por ideal manifestar em imagens pontes entre o Sagrado e o mundo cotidiano em que vivemos. Desta forma, o EntreMundos Tarot busca, acima de tudo, reestabelecer essa reconexão espiritual entre o usuário de suas imagens da mesma forma como eu mesma tenho reestabelecido a conexão entre a teoria que aprendi em anos de estudo e a prática que desenvolvo cotidianamente, tanto na utilização do oráculo quanto na produção da imagem.
Confesso que o processo não tem sido fácil. Não se trata apenas de escolher uma bela imagem e aplicá-la no papel ou tela. Trata-se, na verdade, de vivenciar o Arcano em construção como se, para plasmá-lo, eu precisasse, também, gerá-lo dentro de mim.
 
 
A Torre por Katharina Dupont
A Torre
 
O Mundopor Katharina Dupont
O Mundo
 
 
No início deste trabalho, eu tinha diversas preocupações sobre estilo, simbologia e design das cartas, preocupações essas sobrepujadas pela necessidade de equilíbrio entre simbologia e essência do arcano, algo fundamental para manter a coesão e a inteligibilidade de um trabalho que visa a prática, não apenas o colecionismo. Equilíbrio este encontrado na construção/geração da Temperança, a primeira “visita” que recebi e que iniciou a série como um todo. Apesar de não ser consenso que esta carta seja favorável - devido à lentidão dos processos que sua influência gera - esta é para mim um dos passos mais importantes dentro da jornada dos Arcanos Maiores, justamente por mostrar que essa demora toda é causa e resultado da ação divina em nossas vidas. Nela encontrei o equilíbrio entre técnicas e simbologia, a cura e a doença.
 
 
A Temperança na pintura de Katharina Dupont
A Temperança
 
O Diabo na pintura de Katharina Dupont
O Diabo
 
 
Durante a execução do quadro do Arcano XV - Diabo - conheci um grupo chamado Tarot Deck Creators, grupo este que foi de uma ajuda inestimável para os trabalhos. Nele conheci tarólogos e artistas que vivenciavam os mesmo processos de criação que eu e soube que o desenvolvimento de baralhos de tarô e oráculos como o EntreMundos é muito mais comum nos USA e na Europa do que aqui. Encontrei neles todo o suporte técnico (desde técnicas até mesmo indicações preciosas sobre o processo editorial) e suporte emocional (o reconhecimento de que demais artistas passam pelas situações que eu e como lidar com vivências complexas como quando do desenvolvimento e geração do Julgamento). Sem duvida alguma se não tivesse conhecido este grupo não teria conseguido dar continuidade à série.
 
 
A Morte por Katharina Dupont
A Morte
 
A Estrelapor Katharina Dupont
A Estrela
 
 
Uma das coisas mais importantes que aprendi com o T.D.C. foi sobre as dificuldades e os riscos que um projeto dessa natureza corre - a perda do foco devido a extensão do projeto (que pode levar anos), assim como pelas intensas transformações vividas pelo artista durante os processos criativos. Todos os artistas com que tenho conversado concordam que a criação de um baralho deste tipo tem que ser encarada como uma missão pessoal para que seja levado até o final.
 
 
A Luapor Katharina Dupont
A Lua
 
O Julgamentopor Katharina Dupont
O Julgamento
 
 
Atualmente o EntreMundos Tarot conta com oito telas finalizadas e uma em andamento, fora esboços dos demais Maiores e Menores. Isso tudo levou um ano para ser desenvolvido e previsão para a finalização dos Maiores é de mais um ano.Planejamento e organização para que série toda se conclua tem se mostrado fundamental para todos os criadores de baralhos.Minha meta principal é, antes de mais nada, fazer do EntreMundos um baralho funcional tanto pra divinação quanto pra terapia.

Vocês podem acompanhar todo o desenvolvimento do EntreMundos tarot e de suas imagens oníricas através do blog www.katharinadupont.blogspot.com.br

 
Contato com a autora:
Katharina Dupont - www.katharinadupont.blogspot.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 17/01/2014
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2018 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil