Arcanos do Tarô da Era de Aquarius ou Tarot Aghartino
Vitor Manuel Adrião
Texto original publicado em 12/8/2011
no site https://lusophia.wordpress.com
Esses Arcanos da Era de Aquarius foram originalmente desenhados com pena de nanquim a preto e branco, e estão expostos num pequeno painel na “Sala dos Goros”, no primeiro andar do Templo de São Lourenço (MG). Quem os desenhou foi Maroucha Strauss, mulher do comandante Paulo Strauss, inspirada na descrição feita no Livro do Perfeito Equilíbrio (1954), do Professor Henrique José de Souza. Posteriormente, Hilda Martins pintou-os e Wagner Fraguás restaurou-os, imprimindo-os para figurarem exclusivamente nas apostilas nº 7 e 8 da Série Astaroth da S.B.E. Mas o pintor original das 22 lâminas do Tarot Aghartino, a pedido directo do Prof. H.J.S. em 1962, foi o seu discípulo, que com ele conviveu durante 33 anos, Sr. Paulo Machado Albernaz. Esse Tarot pintado por este autor está exposto em 22 quadros de tamanho razoável no Salão do Templo do Departamento “Cruzeiro do Sul”, em São Paulo (SP). Os desenhos e as cores que se vêm na criação pictórica de Paulo Albernaz tiveram a intervenção em pessoa do próprio JHS. Consequentemente, as lâminas pintadas que essa Sociedade apresenta nas suas apostilas são já uma segunda versão um tanto afastada da original, de que apresento as lâmina seguintes correspondentes aos Arcanos de Portugal e do Brasil:
Arcanos da Era de Aquarius
Arcanos da Era de Aquartius
Foi o próprio Paulo Albernaz quem me confirmou, em carta endereçada de São Paulo com a data de 16.11.1999: « As lâminas do Tarot do Novo Ciclo, pintadas por mim e que estão expostas na antecâmara do Templo do Departamento de S. Paulo. Os quadros originais que pintei têm o formato de 75x50 centímetros e obedecem à mesma forma do pequeno quadro com as vinte e duas lâminas, que foram pintadas a bico de pena por uma das Irmãs da época (Maroucha Strauss), a mando de JHS. Ele teve uma visão mental desses Arcanos e colocou-os em algumas das suas muitas revelações escritas em 1954 e 1955. O pequeno quadro está no Salão Nobre do Templo de São Lourenço. Sem ter a menor ideia de que iria pintar tais Arcanos, recebi do próprio Mestre JHS, pessoalmente no ano de 1962, a orientação de como deveria proceder quando fosse executar a pintura, o que só ocorreu muitos anos mais tarde. Aqui está, em linhas gerais, a história desses Arcanos. Eles são as lâminas do Novo Ciclo em substituição às de Thot, que são as divulgadas por todo o mundo. ».

N O T A :
As reproduções dos 22 arcanos do Tarô da Era de Aquário ou Tarot Aghartino foram divulgadas no site do Clube do Tarô em julho de 2009, com ilustrações oferecidas por Alexandre Domingues.
Essas imagens, no entanto, foram retiradas do ar em agosto de 2018 por solicitação da Diretoria de Arquivos da Sociedade Brasileira de Eubiose.
Edição: CKR – 19/08/2018