25 de abril de 2024

Resenha de
Roberta Oliva

Capa do livro Tarot Atalla    Atalla - ciaxa do baralho e doro das cartas
O livro de autoria de Daniel AtallaTarot Atalla, um Caminho para o Autoconhecimento — e o respectivo jogo de cartas, teve sua primeira edição no ano de 2004.
As ilustrações dos arcanos e da capa do livro são de autoria da artista plástica Maria Inês Bastos.
No momento da publicação desta resenha (julho.2014) o jogo encontra-se esgotado.
Tiragem das cartas
Daniel Atalla propõe a leitura das cartas através de uma mandala, divididas em 13 grupos ou “casas”, que incluem todos os aspectos da vida cotidiana:
— o interior, espiritual, passado, presente, futuro, como me veem; casa amor, amor futuro, saúde, dinheiro, social e o trabalho.
— o exterior, como os outros me veem, negócios, amor, espiritualidade, saúde, casa, dinheiro, social, e o trabalho.
O Autor indica que a leitura inicial seja feita através dessa mandala e, depois, o consulente poderá fazer as perguntas. Ele apresenta, também, algumas outras formas de tiragem.
Arcanos Maiores
Os Arcanos Maiores (22 lâminas) mostram a trajetória de vida, nossa evolução e todos os aspectos descritos acima, por exemplo: o interior do arcano O Mago, indica, inteligência, raciocínio rápido; o exterior, alegre, comunicativo; como me veem, indica uma pessoa dinâmica; negócios, novos projetos; amor, novo relacionamento; espiritualidade, em processo de descoberta; saúde, tratamento médico leve; casa, situações novas; dinheiro, entrada de dinheiro; social, novos amigos; trabalho, novo trabalho ou projeto.
O Mago no Tarot Atalla  O Imperador no Tarot Atalla  O Carro no Tarot Atalla  A Torre no Tarot Atalla
O Mago, O Imperador, O Carro e A Torre no Tarot Atalla
E assim, o Autor faz com todos os 22 Arcanos Maiores. Para mim, este modo de apresentar os significados é claro e objetivo.
Daniel Atalla também interliga os Arcanos Maiores entre si, por exemplo: para o Mago e os Enamorados, a chave é a dúvida, mas no caso do Mago a dúvida é interna, pelas posições que a vida lhe trás. Já para os Enamorados a dúvida é externa, entre os caminhos, pessoas etc. Os demais arcanos são igualmente associados: Mago-Estrela, Papisa-Lua, Imperatriz-Estrela, Imperador-Diabo, Imperador-Carro, Justiça-Temperança, Roda da Fortuna-Enforcado, Morte-Torre, Enforcado-Morte, Morte-Torre, Sol-Mundo, e por fim, Justiça-Julgamento.
Arcanos Menores
Nos Arcanos Menores, (56 lâminas) os números, mostram reações, situações diárias, sensações sentimentos, atitudes, emoções e suas consequências. As lâminas da corte trazem aspectos psicológicos e também características dos Arcanos Maiores. O autor compara a austeridade do Rei de Espadas com o Imperador. Rei de Paus com a espiritualidade do Papa, Rainha de Ouros com o lado materialista, inteligência, crescimento e evolução, da Imperatriz.
No final do livro, o Autor apresenta um quadro com o resumo dos Arcanos Menores, usando palavras chaves. Por exemplo: Ás de Paus representa impulso, iniciativa; o Ás de Ouros significa surpresa, vaidade, simplicidade e sorte.
Ás de Ouros no Tarot Atalla Dois de Copas no Tarot Atalla  Rainha de Espadas no Tarot Atalla  Rei de Paus no Tarot Atalla
Ás de Ouros, Dois de Copas, Rainha de Espadas e Rei de Paus no Tarot Atalla
Para a leitura na mandala, tira-se de três em três cartas dos arcanos menores, nas várias áreas da vida da pessoa, tais como: saúde, dinheiro, trabalho, amor, residência, social, o consulente, e o conselho.
Preparo do jogo
Daniel Atalla sugere utilizar toalha para neutralizar a troca de energia. Ter um elemento que representa a água, (conchas, copo de água) a terra, (quartzo branco, para abertura da intuição ametista, para harmonia e transmutação de energia e turmalina negra para absorção de energia negativa) o fogo (velas lamparinas ou pirâmide) e o ar, (incensos ou defumadores para cortar energia negativa), para equilibrar a energia de cada naipe.
Daniel Atalla acredita na magia dos Arcanos Maiores e ensina alguns rituais que ligam o plano material ao espiritual, seja acendendo velas, fazendo orações ou alguma invocação à natureza. Sem magia negra, que acabaria por denegrir a beleza do ritual. Por exemplo: O Mago ajuda a atrair novos amigos e sugere o uso de um topázio na bolsa ou carteira.
Recomenda conversar alguns minutos com o consulente, para ter receptividade e segurança na leitura.

Contato com a autora:
Roberta Oliva é fisioterapeuta e atende com o Tarot Atalla
numa linha de orientação e autoconhecimento:
www.facebook.com/groups/192861980841190

Edição: CKR – 9/7/2014