Home page

15 de setembro de 2014

Responsável: Constantino K. Riemma


Legacy of the Divine Tarot (Legado do Divino)
Resenha de
Vanessa Mazza Furquim
 
Legacy of the Divine, de Ciro Marchetti, é um tarô moderno, publicado pela editora Llewellyn em 2009. Além de ser uma ótima aquisição para colecionadores, por causa de sua arte bem-feita, ele vem em uma caixa com as tradicionais 78 cartas, um livro de quase 300 páginas e um saco de organdi preto para guardar as lâminas.
Capa do Legacy of Divine Tarot
A capa do livro
de Ciro Marchetti,
Legacy of the Divine Tarot
(Tarô do Legado do Divino)
O conjunto dos arcanos
maiores e a representação
dos quatro naipes (à direita)
 
Legacy of Divine Tarot
Baseado essencialmente no Rider-Waite, este baralho traz poucas modificações em relação aos símbolos e a sua estrutura geral, com exceção de alguns detalhes, como os nomes de algumas cartas: o Papa torna-se Fé, A Roda da Fortuna vira simplesmente a Roda e o Enforcado volta a ser simplesmente o Homem Pendurado. Tal como ocorre no Tarô do Waite, o arcano da Força recebe o número 8 e, a Justiça, o número 11. Por fim, o Valete de Ouros é representado por uma menina, enquanto os outros pajens permanecem meninos.
Em relação à arte (feita digitalmente numa linha mais de fantasia), as cenas representadas dão uma sensação de close-up, mostrando os símbolos tão conhecidos mais de perto, deixando o resto da cena tradicional de fora. Um exemplo disso é o 6 de Ouros que revela apenas as mãos, uma dando a esmola e a outra recebendo. Além disso, o fundo preto e as cores fortes tornam as cartas ainda mais “vivas” e atrativas. As figuras da corte são particularmente muito bonitas, principalmente as Rainhas e os Valetes. Já os Cavaleiros, curiosamente, surgem como elmos sem rosto flutuando no espaço de seu elemento, seja paus, ouros, copas ou espadas.
2. A Alta Sacerdotisa no Legacy of the Divine Tarot    11. A Força no Legacy of the Divine Tarot    9. O Eremita  no Legacy of the Divine Tarot
II. Alta Sacerdotisa; VIII. Força e IX. Eremita
Site do autor: www.ciromarchetti.com
O livro, bastante completo, traz a história por trás do deck e apresenta os significados dos arcanos na forma de um diálogo entre os colaboradores do projeto. Pessoas tais como o artista Ciro Marchetti, que fala sobre seu raciocínio referente às escolhas das imagens e representantes da comunidade dos tarólogos, como Ruth Ann e Wald Amberstone, que explicam a energia de cada carta, James Ricklef que tece comentários e Leisa ReFalo que divide os significados de cada arcano em: palavras-chave na posição normal ou invertida, descrição geral, interpretação, atribuição planetária e elementar, presentes, conselhos e uma citação.
O Três de Ouros no Legacy of the Divine Tarot   O Pagem de Espadas no Legacy of the Divine Tarot   O Cinco de Paus no Legacy of the Divine Tarot
Três de Ouros, Pajem (Valete) de Espadas e Cinco de Paus
Site do autor: www.ciromarchetti.com
A obra ainda traz um apêndice com atribuições para elementos, números, planetas e signos do zodíaco, juntamente com uma bibliografia para consulta.
Vale à pena para aqueles que querem um complemento aos seus estudos, além de um tarô bonito e fácil de manusear que pode tranquilamente ser utilizado em consultas profissionais pois suas imagens possuem fácil compreensão até mesmo para quem não conhece seus símbolos.
maio.12
Contato com a autora da resenha:
Vanessa Mazza, consultora de tarot
e estudiosa do I Ching, Feng Shui e Numerologia
www.vanessamazza.com.br

Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Quatro pilares
  Tarô Egípcio
  Orientação
  O Momento
 
⇓    Publicidade do Google    ⇓
 
 
Todos os direitos reservados © 2005-2014 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil