29 de março de 2024

de Rosa Maria Bastos
Resenha de
Constantino K. Riemma

Em O Tarô na Capela Sistina, Rosa Maria Bastos estabelece relações entre os detalhes dos afrescos do mestre da Renascença, Michelangelo, e os arcanos maiores do tarô. A autora já publicou, anteriormente, um estudo sobre o simbolismo que pode ser descoberto no teto da Capela Sistina, do Vaticano.
O livro O Tarô na Capela Sistina com os 22 arcanos maiores pode ser adquirido na
loja virtual especializada em tarô e parceira do Clube do Tarô: www.simbolika.com.br
Os primeiros capítulos de O Tarô na Capela Sistina são dedicados a apresentar o sentido simbólico da obra de Michelangelo, situando seu importante e reconhecido papel na atmosfera exuberante do Renascimento europeu.
O Tarô na Capela Sistina     Rosa Maria Bastos     Capela Sistina
Capa do livro e as cartas do tarô, à esquerda, na proposta de Rosa Maria Bastos, ao centro.
À direita, capa de seu primeiro livro sobre simbolismo dos afrescos de Michelangelo na Capela Sistina.
Rosa Maria retoma as referências históricas que dispomos sobre as cartas de jogar a partir do século 14, o que ajuda a apreciar a liberdade de expressão que se manifesta nesse período. Cita os autores que dão fundamento ao sentido simbólico ou esotérico, que predominava nas obras de arte no final da Idade Média: Dante Alighieri, Matteo Maria Boiardo, Picco della Mirandola entre outros.
O papel do esoterismo judaico na obra de Michelângelo na Capela Sistina é demonstrado com a superposição do esquema da Árvore da Vida e da Escada de Jacó ao layout das pinturas que lá se encontram.
Cada arcano maior do Tarô é estudado num capítulo próprio, em que as cartas dos baralhos clássicos são comparados à proposta da Autora. Além disso, são estabelecidos paralelos com as 22 letras do alfabeto hebraico, as sephiroth da Árvore da Vida e com símbolos de várias outras linguagens simbólicas.
Para a aquisição desse livro e do jogo de vinte e duas cartas acesse o
site de vendas associado ao Clube do Tarô: www.simbolika.com.br
setembro.11
Contato e mais informações sobre a autora do livro:
Rosa Maria Bastos - www.capelasistina.com.br
Para apreciar a Galeria das cartas, clique na opção abaixo:
   Resenha do livro | Galeria dos arcanos maiores