Home page

13 de dezembro de 2018

Responsável: Constantino K. Riemma


Gaian Tarot - o tarô da natureza
Vanessa Mazza
 
Para quem procura um Tarô com o qual possa se identificar mais rapidamente, uma sugestão é o amoroso e otimista Gaian Tarot, publicado pela Llewellyn em 2011, mais alinhado com as novas ideias de paz mundial, compaixão, amor universal, busca por cura e auto-conhecimento.
Apesar de ser um daqueles decks importados, que vem acompanhado com livro em inglês, o trabalho de Joanna Powell Colbert é interessante pelo fato de modernizar as cartas que conhecemos, propondo novos pontos de vista e trazendo-as para o nosso cotidiano, ao colocar entre as imagens a representação de um surfista (Cavaleiro de Copas) ou de uma ferreira (7 de Paus).
O avaleiro de copas no Gaian TArot  O Sete de Paus no Gaian Tarot  A Imperatriz no gaian Tarot
O Explorador da Água (Cavaleiro de Copas), O Sete de Fogo (Paus) e 3. A Jardineira (Imperatriz),
www.gaiantarot.com
Além disso, alguns nomes dos Arcanos Maiores perdem os títulos medievais e pegam uma roupagem mais próxima. Então, o Louco se torna o Buscador, a Imperatriz vira a Jardineira, o Imperador, o Construtor, o Sacerdote se torna o Mestre, o Pendurado se torna a Árvore (com uma alusão à ioga), a Torre se torna Relâmpago, o Julgamento vira o Despertar e, por fim, o Mundo se torna Gaia.
O Louco no Gaian Tarot  O Imperador no Gaian Tarot  O Papa no Gaian Tarot
0. O Buscador (O Louco ), 4. O Construtor (Imperador ) e 4. O Professor (Papa)
O Pbnedurado no Gaian Tarot  A Torre no Gaian Tarot  O Mundo no Gaian Tarot
12. A Árvore (O Pendurado), 16. O Relâmpago (A Torre) e 21. Gaia o Mundo.
www.gaiantarot.com
Quanto aos Arcanos Menores, algumas imagens renovam os símbolos aos quais estamos acostumados. Por exemplo, o 10 de Copas mostra o ciclo de vida do salmão, enquanto o 10 de Paus, uma floresta pegando fogo. O 8 de Copas é uma mulher nadando, já o Ás de Espadas, uma borboleta saindo de sua crisálida.
Dez de paus no Gaian Tarot  Oito de Copas no Gaian Tarot  As de Espadas no Gaian Tarot
Dez de Paus (Fogo), Oito de Água (Copas) e Ás de Ar (Espadas)
www.gaiantarot.com
As cartas da corte são totalmente modificadas e os gêneros se alternam. Assim, os pajens se tornam Crianças, sendo que as do Fogo (Paus) e da Terra (Ouros) são meninos e as de Água (Copas) e Ar (Espadas) são meninas. Os Cavaleiros aqui são chamados de Exploradores, com as mulheres de Fogo e Terra e os homens de Ar e Água. As Rainhas são Guardiãs, com homens representando a Terra e o Fogo e as mulheres, o Ar e a Água. Enfim, os Reis se tornam Idosos. Tal como nos cavaleiros, as mulheres são do Fogo e da Terra e os homens da Água e do Ar. Outro ponto que mostra a questão da atualização do baralho é o fato das pessoas que aparecem nas cartas serem de todos os tipos e idades. Portanto, temos brancos, negros, latinos, orientais, além de animais de espécies diferentes.
Valete de Ouros no Gaian Tarot  Rainha de Copas no Gaian Tarot  Rei de Espadas no Gaian Tarot
Criança da Terra (Valete de Ouros), Guardiã da Água (Rainha de Copas) e Ancião do Ar (Rei de Espadas)
www.gaiantarot.com
O tamanho das cartas é diferente (11,5 x 8 cm) com borda branca e arredondada nos cantos. A parte de trás apresenta uma guirlanda florida num céu azul noturno.
O livro que acompanha as cartas traz os significados dessa versão do tarô, incluindo uma benção para cada uma delas, além do lado sombra (sentido invertido). Ao final, existem algumas sugestões de leituras.
Para quem está estudando, é difícil começar com este jogo recriado pela artista plástica Joanna Powell Colbert, dada diferença de seu simbolismo em relação aos jogos originais.
Caso você esteja familiarizado com o Tarô clássico, utilizar essas cartas poderá ser favorável, principalmente para consultas de natureza mais subjetiva, que visam entender comportamentos, mais que fazer previsões.
 
Dorso das cartas do Gaian Tarot  cAIXA DO gAIAN gaROT
O dorso das cartas e a caixa do jogo
Para saber mais sobre o Gaian Tarot, visite o site da autora: http://www.gaiantarot.com
Contato com a autora da resenha:
Vanessa Mazza, consultora de tarot
e estudiosa do I Ching, Feng Shui e Numerologia
www.vanessamazza.com.br

Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 18/02/2014
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2018 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil