25 de abril de 2024

Resenha de
Katharina Dupont

A artista plástica Elisa Riemer, no processo de criação do seu Nosostras Tarot
— um jogo com com foco no feminino — foi entrevistada por Katharina Dupont.

Como começou sua jornada com o tarot? Seus primeiros passos e impressões?
Sou uma pessoa naturalmente cética e até mesmo materialista quanto às minhas crenças. Por ter tantos planetas em Terra no Mapa acredito. Nunca tive um contato mais estreito com a espiritualidade e é por isso que foi o tarot que me puxou, sinto como se ele tivesse me escolhido e não o contrário.
A Imeradora e a Herofanet no Nosotras Tarot
Os arcanos 4. Imperadora e 5. Hierofante no Nosotras Tarot
Foi através do meu amigo Giulio uma figura masculina muito importante na minha vida que comecei meus primeiros contatos com o tarot. Na minha primeira tirada saiu a carta da Lua e fiquei hipnotizada e extremamente curiosa com as imagens e com tudo que envolvia a jornada. No segundo mês a mesma coisa, Lua de novo. No terceiro mês eu ela voltou e foi quando me dei conta que precisa me render a esta energia tão forte criando a primeira arte com a Lua. Á partir disto comecei a criar as demais, mas sem desrespeitar o caminho, Instintivamente compreendi que era o inicio da jornada.
Então você começou a criar através da Jornada do Louco?
Foi a partir das cartas que apareciam em minhas tiradas mensais. No começo assustei e fiquei ansiosa com o processo, pelo peso da energia envolto e sabia que precisava acabar logo. Da Lua passei para o Mundo e foi quando travou tudo, percebi que o processo precisa ser vivenciado e sentir qual era o momento certo para criar cada carta. Só quem decide abrir o peito e a alma para criar um tarot sabe como é.
O Nosotras Tarot
A jornada me trouxe um contato maior com minhas emoções, uma aceitação da minha fragilidade, uma aceitação de mim. Foi longo porque eu esperei que todas elas viessem até a mim para que eu pudesse vivenciar cada processo. Respeitei, antes de mais nada, o tempo do tarot.
Como são seus métodos de jogo?
Durante meus estudos, eu percebi que minha missão com o tarot. Há nele um caminho de humildade e devoção e o que eu mais pedi a ele durantes minhas meditações e estudos é que me fosse permitido ser um instrumento. Admiro muito a todos que o usam para orientar e ajudar a outras pessoas, mas a minha energia para o tarot é totalmente voltada à arte.
A Temperança, a Sacerdotisa e o Eremita no Nosotras Tarot
Os arcanos 14. Temperança, 2. Sacerdotisa e 9. Eremita no Nosotras Tarot
Qual é o tarot que usa em seus estudos?
Eu uso Waite e tenho uma paixão imensa pela Pamela C. Smith. O que ela concebeu mudou totalmente a historia do tarot! Quem era aquela mulher criando um baralho em uma época em que havia grandes personalidades no meio esotérico? Dentro de uma sociedade totalmente machista saber que os maiores baralhos foram criados por mulheres é incrível! Por isso a minha admiração por ela e sua obra é imensa.
Agora que o Nosotras tarot está pronto como está sendo a veiculação?
O próximo passo é a finalização do naipe de Espadas cuja vivencia foi intensa. Por ser uma pessoa de temperamento difícil tem sido desafiador e um processo doloroso de ensinamentos transformadores. A campanha está sendo feita no Catarse e está muito gratificante!!
A Justiça, a Estrela e o Sol no Nosotras Tarot
Os arcanos 8. Justiça, 17. Estrela e 19.Sol no Nosotras Tarot
Quais foram as técnicas usadas para a criação do baralho?
Uso colagem manual e digital mesclando ambas as técnicas além do uso de tinta a óleo também. Sempre respeitando o tempo de criação de cada carta.
O que você gostaria que cada pessoa levasse do Nosotras Tarot?
Ele é um tarot que fala sobre o feminino, sobre o que é ser mulher.
Algo que conheço bem e posso falar sobre. Ele é um resgate do papel da mulher na historia da arte e se eu puder deixar algo que faça com esse resgate se dê já me dou por feliz. Ele mostra o que fomos, o que somos e o que seremos daqui por diante.
Link para a campanha de Elisa Riemmer: www.catarse.me/nosotrastarot
Site sobre os trabalhos da Autora : www.elisariemer.com.br
Katharina Dupont é artista plástica,
estudiosa do tarot e pesquisadora de baralho espanhol :
www.katharinadupont.blogspot.com.br

www.facebook.com/catharina.dupont