Home page

31 de outubro de 2014

Responsável: Constantino K. Riemma


O Baralho Espanhol
História, estrutura e interpretação cartomântica
Emanuel J Santos
 
A Espanha desempenhou um papel fundamental na história de cartas de jogar na Europa e na América Latina. O início da história dessas cartas na Europa possivelmente esteve relacionado com a invasão do norte da África, Espanha e Sicília por forças islâmicas durante o sultanato mameluco do Egito, que terminou em 1517. Isso coincidiu com o Reino Nasrid de Granada (séculos 13 a 15), o último reduto islâmico na Península Ibérica, que estava ligado ao Norte da África, através do Estreito de Gibraltar. Depois disso, os espanhóis levaram suas cartas para o "Novo Mundo", onde esse legado espanhol ainda prevalece hoje, do México à Patagônia.
O jogo de cartas
Homens jogando baralho
Pintura espanhola in www.wopc.co.uk
Existem abundantes fontes primárias em espanhol, referindo-se aos jogos de cartas em inventários de comerciantes e também às várias proibições desses jogos, principalmente em torno de Barcelona e Valência, entre 1300 e início de 1400. Certos documentos dos arquivos históricos de Barcelona, ​​datados de 1380, mencionam certo Rodrigo Borges, de Perpignan, e descrevem-no como "pintor y naipero" (pintor e fabricante dos moldes para cartas). Ele é o mais antigo chamado cartier. Outros fabricantes de baralhos incluem Jaime Estalós (1420), Antonio Borges (1438), Bernardo Soler (1443) e Juan Brunet (1443). Os tipos de baralhos mencionados incluem "grandes cartas, pintadas e douradas", bem como cartas "mouras" e "pequenas" cartas.
Estrutura
O baralho espanhol tradicional é composto por quatro naipes ou séries de cartas: Ouros, Copas, Espadas e Paus (ou Bastões). Cada naipe é formado por sete ou nove cartas com índice numérico e três figuras (Valete ou Sota, Cavaleiro e Rei), estas sempre numeradas – 10, 11 e 12, respectivamente – independente das cartas de índice numérico que estejam em uso (sejam sete ou nove).
Baralho Espanhol de 1701
Baralho Espanhol impresso em 1707
Acervo de www.wopc.co.uk
Assim, o baralho espanhol pode ser de 48 cartas (de um a nove, mais as três figuras, por naipe) ou de 40 cartas (um a sete, mais as três figuras, por naipe). É incorreto considerar o de 40 cartas como um baralho incompleto, ao qual faltariam as cartas oito e nove.
Cavaleiro de Copas - Ahi Va
Valete de Copas: Aí Vá
Impresso pela Real Fábrica de Málaga, em 1786.
 
Trata-se de um baralho diferente, para jogos específicos, mas é em si mesmo um baralho espanhol completo. Temos esse mesmo caso com os baralhos franceses de 32 e 36 cartas em relação ao baralho de 52 cartas.
Os Reis são representados pela figura de um monarca coroado, que está de pé. Geralmente, trata-se de homens de idade, barbados, embora os Reis de Copas e de Ouros costumem parecer mais jovens. Normalmente, o Rei de Copas aparece com um cetro.
A figura do Cavaleiro, um ginete montado num cavalo que se apoia nas patas traseiras, é a que mantém a iconografia mais característica da Idade Média. Em alguns baralhos, extremamente raros, os Cavaleiros aparecem desmontados, puxando o cavalo pela rédea.
Desde o século XVIII, os cavaleiros de Copas e de Ouros costumam olhar para a esquerda, enquanto os de Paus e de Espadas o fazem para a direita. Foi também naquele século que começou a aparecer a expressão "Ahí vá" (aí vai) – também escrita "AI-VA" – aos pés do Cavaleiro de Copas, como pode ser visto na reprodução ao lado.
O Valete, ou Sota, representado como um pajem colocado de pé, simboliza o criado ou o mensageiro. As cores das calças, inicialmente todas vermelhas, e dos saiotes, bem como a posição das pernas e a colocação do motivo do naipe, variam segundo os naipes e a imaginação dos autores dos desenhos.
Em um baralho do século 15, os Valetes foram representados como mulheres, uma figuração nada usual para a época e, igualmente, no desenvolvimento do baralho até os dias de hoje.
A ilustração, ao lado, é a reprodução do Valete (Sota) de Ouros, uma das figuras que aparece na folha sem cortes mostrando quinze cartas de um baralho espanhol em estilo gótico. Foi descoberta na capa de um manuscrito catalão de 1519, sob guarda do Museu Nacional d'Arte de Catalunya (Barcelona).
Trata-se, provavelmente do aproveitamento de um molde de impressão de cartas, anterior à data do manuscrito. O estilo e os trajes das figuras podem ser situados entre 1460 e 1470. Todos os sotas são do sexo feminino, de pé e em perfil de três quartos, sustentando os símbolos de seu naipe.
O fato de ser uma mulher torna esse baralho extremamente singular frente aos baralhos, sejam antigos ou contemporâneos, visto que "sota" significa "pajem, ajudante", aquele que colocava os arreios nas montarias para os cavaleiros.
 
Mulher como pagem em manuscrito de 1519
'Sota' de Ouros
www.wopc.co.uk/spain/
gothic/mac-sheet.html
Os sinais e os símbolos
Uma das inovações do baralho espanhol em relação aos de outros países foi a adoção dos sinais (pintas), ou descontinuidades da linha reta, nos lados inferior e superior do retângulo que encerra os motivos de cada carta.
As "pintas" do Baralho Espanhol
As "pintas" na moldura das cartas
www.mundodosnaipes.
blogspot.com.br
 
Essas interrupções na linha já apareciam em baralhos do século XVI para, segundo se acredita, dificultar aos "sapos" a visão das cartas, objetivo que posteriormente seria aperfeiçoado com a utilização dos índices. De fato, ambos os recursos fazem com que o jogador não precise abrir totalmente as cartas que tem na mão para saber quais são, já que basta separá-las um pouco para identificar qual é cada figura ou carta de índice numérico e a que naipe ela pertence.
O naipe de Ouros não tem sinais (ou seja, a linha do retângulo é fechada); o de Copas tem uma interrupção; o de Espadas, duas; e o de Paus, três. É possível observar que, com a adoção dos sinais, os naipes do baralho são ordenados do seguinte modo: Ouros, Copas, Espadas e Paus. Isto é, segundo a interpretação mais comum da simbologia dos naipes, primeiro vem a monarquia; depois, a  Igreja; segue-se a nobreza; e, em último lugar, o povo.
Outras interpretações dos naipes associam Ouros aos comerciantes e burgueses, em lugar de relacioná-los à monarquia. Há mesmo quem atribua a invenção dos naipes do baralho espanhol a um taberneiro que colocava cartas à disposição de seus fregueses para que se distraíssem. Nessas cartas, Copas representariam a taverna; Ouros, o dinheiro com o qual os clientes pagavam; e Espadas e Paus seriam os instrumentos com que eram dirimidas  as  divergências,  provocadas
ou não pelo jogo. Segundo essa interpretação, os quatros símbolos do baralho seriam os quatros motivos mais próximos aos jogadores.
No baralho espanhol, os símbolos ou motivos dos naipes aparecem colocados ordenadamente em todas as cartas, exceto no Três de Paus, no qual os símbolos costumam estar cruzados. As Copas são as figuras que mostram mais diferenças em seu desenho, variando de formas retas, geométricas, às semelhantes a urnas muito ornamentadas, passando por cálices e vasos de todo tipo. Normalmente, a informação sobre o fabricante aparece inscrita no Ás de Ouros, mas também o Quatro de Copas e o Quatro de Ouros - e, em alguns casos, o Dois de Paus e o Dois de Espadas - costumam conter dados sobre a fabricação ou a propriedade do baralho.
Cartomanancia com o Baralho Espanhol
Naipe de Ouros
Sem intervalo na moldura
1. Sorte, êxito, riqueza, felicidade. Esta carta favorece qualquer situação. Casamento, aliança, união. Inverno.
Inversa: Opulência econômica. Dinheiro.
2. Boa capacidade intelectual. Diplomacia. Obstáculos e impedimentos. O Eu interior.
Inversa: Problemas judiciais. Desconfiança, Rudeza.
3. Tentativa. Situação favorável em curso. Grandeza, nobreza de alma e de classe social. Recompensas pelos trabalhos já realizados com antecedência (bens, terrenos, imóveis, indenização demissória ou por promoção).
Inversa: Precipitação nos investimentos. Falta de maturidade, infantilidade.
Cartas de 1 a 5 do Naipe de Ouros no Baralho Espanhol
Cartas 1 a 5 do Naipe de Ouros
Baralho Espanhol - 40 cartas para jogar. Impresso pela Copag
4. Inteligência aplicada que conseguirá ganhos econômicos. Materialismo, avareza. Gratificação. Presentes. Situação estável e progressiva a nível econômico. Bem estar.
Inversa: Anseios pelo poder. Inversões. Desperdícios. Instabilidade afetiva ou econômica.
5. Inteligência para criar riquezas. Capacidades para resolver situações afetivas e íntimas. Rendimentos financeiros. Perdas.
Inversa: Dúvidas em relação às finanças. Consolidação. Isolamento.
6. Generosidade, rápida solução de problemas. O presente.
Inversa: Ganância, ambição, descontrole, negócios enrolados, ciúmes.
7. Boas perspectivas de riquezas, tanto material como espiritual. Algo que vai bem. A sorte (boa ou má).
Inversa: Preocupações por falta de confiança em si mesmo. Generosidade sem necessidade.
Cartas de 6 a 12 do Naipe de Ouros no Baralho Espanhol
Cartas 6 a 12 do Naipe de Ouroas
Baralho Espanhol - 40 cartas para jogar. Impresso pela COPAG
8. Direcionamento para a espiritualidade. Mulher morena. Romance. Boa situação econômica. Fazer trabalhos manuais, entreter-se.
Invertida: Apego ao dinheiro. Solteirice.
9. Isolamento, comodismo. Amor ao luxo. Bom nível econômico.
Inversa: Infidelidade, enganos na área material ou na área espiritual.
10. Pessoa de pele e cabelo claro. Interessada, vaidosa, orgulhosa, inteligente, egoísta. Moço ou moça morena, apaixonante, generoso e com vontade de destacar-se. Mulher de um signo de Terra: Touro, Virgem ou Capricórnio. Boas notícias. Interesses em assuntos econômicos.
Inversa: Controvérsias, Mulher frívola. Esbanjamento.
11. Mudanças econômicas. Viagem relacionada a dinheiro. Homem jovem de um signo de Terra: Touro, Virgem ou Capricórnio. Traz movimentação de dinheiro e benefícios econômicos relacionados ou não com viagens. Bom atleta.
Inversa: Necessidade de mudança, apatia emocional, inatividade, falta de interesse.
12. Representa um homem egocêntrico, culto, mas muito interessado economicamente. Também frio e calculista. Individualista, influente e racional. Homem de um signo de Terra: Touro, Virgem ou Capricórnio. Costuma ser um homem de pele morena, de personalidade forte. Interessado por bens materiais.
Inversa: Corrupção. Pessoa que pode se aproveitar do consulente.
Naipe de Copas
Com um intervalo na moldura
1. Lar. Inicio de uma relação sentimental. Festejos. Gastronomia. Amor, casamento. Celebração. Hotel. Hotelaria. Trabalhar com a família. O verão.
Inversa: Ambiente pouco recomendável.
2. Retomada de uma relação. Boas perspectivas a nível amoroso. Amizade desinteressada.
Inversa: Obstáculos no campo amoroso. Bigamia.
3. Solução efetiva. Prestígio. Amor filial ou maternal. A mãe. Um familiar.
Inversa: Conflitos amorosos. Atrasos nas realizações.
Cartas de 1 a 5 do naipe de Copas no Baraçjp spanhol
Cartas de 1 a 5 do naipe de Copas
Baralho Espanhol - 40 cartas para jogar. Impresso pela COPAG.
4. Compromissos sentimentais com várias pessoas. Intrigas. Falta de clareza no relacionamento. Enganos. Traição. Edifício público ou comércio.
Inversa: Fuga de compromissos amorosos.
5. Heranças, doação. Renúncias. Amores incompletos. Mediação entre os parentes. Presentes. Ganhos extras. Aposentadoria ou seguro desemprego.
Inversa: Família, afetos.
6. Antigo relacionamento amoroso. Possíveis encontros com pessoas já conhecidas. Alusão ao passado e sua influência atual. As crianças. A velhice. Algo antigo.
Inversa: Projetos amorosos estacionados.
7. O que pensas. A imaginação. Etapa feliz. Sonhos. Utopias. Festas, alegrias. Sempre indica reencontros e um certo sentido de beleza. As fantasias podem ser crônicas e dar lugar a doenças mentais. Em aspectos negativos esta carta  se relacionaria com o mundo das drogas.
Inversa: Sonhar acordado. Perigo de cair em fantasias.
Cartas de 6 a 12 do naipe de Copas no Baralho Espanhol
Cartas 6 a 12 do naipe de Copas
Baralho Espanhol - 40 cartas para jogar. Impresso pela COPAG.
8. Relacionamento amoroso importante. Moça loira com a qual se começa um relacionamento estável. Ocultismo. Novas amizades que possibilitarão oportunidades de trabalho. Adotar uma criança.
Inversa: Abandono de metas por chantagem sentimental. Dependência emocional.
9. Abundância, amizades. Saúde e sorte. Amor na velhice.
Inversa: Projetos amorosos baseados em falsas ilusões.
10. Pessoa carinhosa, sonhadora, idealista e amigável. Pessoa de pele morena. Mulher de um signo de Água: Câncer, Escorpião ou Peixes. É, por excelência, a esposa. Noticias de amor. Costuma ser sempre amorosa ou favorável para o consulente.
Inversa: Pessoa fraca, dependente, depressiva.
11. Mudanças no terreno sentimental. Viagem agradável. Desejos de abandonar o ambiente familiar. Necessidade urgente de trocar de trabalho, casa ou amores. Homem jovem (menor de 35 anos) de um signo de Água: Câncer, Escorpião ou Peixes. Mudança favorável no campo sentimental. Movimentação afetiva agradável. Uma viagem encantadora.
Inversa: Dificuldade nas tentativas de evolução sentimental. Parto difícil. Dependência econômica. Desejos de enviuvar.
12. Homem maduro de pele dourada. Amoroso. De caráter sonhador, idealista, brando. Pessoa honrada e respeitável. Possível casamento. Homem maduro de um signo de Água: Câncer, Escorpião ou Peixes. É o protótipo de marido ideal. É o homem da casa, podendo ser um pai ou um irmão ou ainda uma familiar que faça esse papel. Antigamente representava um clérigo, um estudioso, e atualmente podemos dizer também que pode ser um professor ou investigador.
Inversa: Pessoa muito influenciável, com dependências físicas e emocionais. Pessoa desonesta.
Naipe de Espadas
Com dois intervalos na moldura
1. Confirma o que as cartas ao redor indicam. Triunfo ou fracasso importante. Triunfos com lutas. Cartas, ligações telefônicas etc. Decisão firme. O Outono.
Reversa: Projetos que darão frutos, Parto mal sucedido. Dinheiro.
2. Sócios. Dúvidas, dificuldades. Pequenos problemas de saúde. A escuridão. A noite. Um inimigo ou um amigo oculto. Uma dualidade obscura.
Reversa: Amigos falsos. Traição.
3. Precipitação, Operação mal sucedida, gastos com doenças. Dor, preocupação, choro...  devido a um afastamento. Desde uma pequena viagem até um amor mal sucedido, passando pela extração de um molar. Pode estar relacionada com doenças do coração.
 Inversa: Recusas, paranoias. Alterações mentais.
Cartas de 1 a 5 de Espadas no Baralho Espanhol
Cartas de 1 a 5 do naipe de Espadas
Baralho Espanhol - 40 cartas para jogar. Impresso pela COPAG.
4. Conflitos familiares. Solidão, doenças, nervosismo. Talvez alterações mentais. Leito de hospital ou dor: desde um resfriado até um estupro, dependendo do restante das cartas.
Inversa: Inveja, Hospital. Vazio sentimental.
5. Dificuldades em modo geral. Alguém que tenta roubar seu companheiro. Roubo, oportunidade.
Inversa: Perda definitiva, testamento desfavorável.
6. Doenças crônicas, ataduras. Dificulta as uniões amorosas. Viagem iminente. Futuro. Também uma viagem, um afastamento, aquilo que está por vir. Todas as expectativas possíveis.
Inversa: Declarações. Receberás um documento.
7. Aceitação de uma situação desfavorável. Doença grave, interrupção.
Inversa: Escute os conselhos dos seus amigos.
Cartas de 6 a 12 de Espadas no Baralho Espanhol
Cartas de 6 a 12 do naipe de Espadas
Baralho Espanhol - 40 cartas para jogar. Impresso pela COPAG.
8. Obstáculo muito difícil de transpor. Inclinação para os vícios. Dependência físicas ou psicológicas. Sussurros. Internação em um hospital ou em uma prisão.
Inversa: Drogas, prisão.
9. Obstáculo intransponível. Desesperança. Ruína em qualquer situação. Tendências religiosas. Uma interrupção dolorosa. Funeral, divorcio etc.
Inversa: Receios, timidez.
10. Parente, o que é justo ou o inimigo. Amigo ou inimigo que te controla. Inimigo(a). Mulher (ou pessoa muito jovem) de um signo de Ar: Gêmeos, Libra ou Aquário. Uma pessoa atenta a seus passos, para o bem ou para o mal, desde sua mãe, sua sogra até mesmo um detetive. Mesmo assim é uma pessoa de pensamento ágil ou uma pessoa que normalmente briga sozinha, uma mulher viúva ou separada.
Inversa: Inimigo declarado. Notícia inesperada.
11. Impulsividade. Risco. Guerras. Lutas e enfrentamentos, tanto profissionais como sentimentais. Homem que pertence a um signo de Ar: Gêmeos, Libra ou Aquário, com menos de 35 anos. Esta é a exata representação do amante impetuoso. Também pode representar um homem que porta armas e possivelmente um médico. Sempre indica rapidez e precipitação.
Inversa: Viagem frustrada. Tentativa de romper com uma situação.
12. Homem que representa a autoridade. Pleito. Juiz. Homem maduro de um signo de Ar: Gêmeos, Libra ou Aquário. Pode ter relação com a lei ou com a ordem, um juiz, advogado ou militar. Um homem independente ou profissional liberal que pode ter outras pessoas sob sua responsabilidade. Um comunicador: jornalista ou locutor.
Inversa: Ditador. Pessoa poderosa que interfere na sua vida familiar ou profissional.
Naipe de Paus
Com três intervalo na moldura
1. Novidades. Início de um trabalho, símbolo fálico, nascimento. Primavera
Inversa: deslumbramento feliz, gravidez não desejada
2. Parceria, início de amizade, atividades referentes aos estudos ou trabalho. Inicio de estabilidade. Grave acidente de alguém querido.
Reversa: Grandes emoções, sucessos extraordinários.
3. Precipitação, pressa. Sucesso nas suas iniciativas, amores proibidos, acordos de curta duração.
Inversa: Prestígio, tranquilidade, sucesso.
Cartas de 1 a 5 de Paus no Baralho Espanhol
Cartas de 1 a 5 do naipe de Paus
Baralho Espanhol - 40 cartas para jogar. Impresso pela COPAG.
4. Relações sexuais, associações muito vantajosas, pacto, paixão, prazer, móveis, desejos que se tornam realidade.
Inversa: Felicidade crescente, abusos.
5. Atividade bem sucedida, orgulho, dignidade. Ilusões, amor impossível. Esforços. Brigas.
Inversa: Contrariedades, disputas. Separação, problemas com a justiça.
6. Problemas no trabalho. Dúvidas em questões de trabalho. Dúvidas, falta de segurança.
Inversa: Paciência, economia, ciúmes.
7. Boas possibilidades profissionais. Esportes. Negociações. Êxito que se alcança através de conversação. Demora devido a falatório.
Inversa: Decisões rápidas, incertezas, diversos empregos.
Cartas de 6 a 12 de Paus no Baralho Espanhol
Cartas de 6 a 12 do naipe de Paus
Baralho Espanhol - 40 cartas para jogar. Impresso pela COPAG.
8. Passeio pelo campo. Família numerosa. Ganhos, jardins. Ruralidade.
Inversa: Obstinação, confrontos, doenças venéreas, más vendas.
9. Atrasos, lentidão. Atividades plenas no âmbito profissional. Amor distante. Trabalho excessivo. Dificuldades.
Inversa: Desgraças familiares. Misticismo. Doença leve que  produz um atraso nos planos.
10. Pessoa trabalhadora, simples, simplória. Pessoa desconhecida, estrangeira. Mulher de cabelo negro e pele morena. Mulher de um signo de Fogo: Áries, Leão ou Sagitário. O campo. Lugares distantes. Notícias do campo ou do exterior.
Inversa: Armadilhas, contratempos.
11. Mudança nas atividades profissionais, trabalho, estudos, esportes. Viagem de trabalho. Fuga de uma situação desagradável. Homem  com menos de 35 anos de um signo de Fogo: Áries, Leão ou Sagitário. Um estrangeiro. Um homem que viaja. Partida, elevação, decolagem.
Inversa: Obstáculos no momento de realizar mudanças. Viagens incômodas.
12. Homem adulto, trabalhador, rústico, com grande senso de responsabilidade. Moreno. Sempre favorável. Homem com mais de 35 anos de um signo de fogo: Áries, Leão ou Sagitário. Pessoa favorável ao consulente, e pelo bastão, homem do campo. Homem estrangeiro. Homem já falecido que atua, de alguma forma, favorecendo o consulente.
Inversa: Pessoa que dificulta nossas relações profissionais. Conselhos interessantes.
Nota: Alguns autores não consideram as inversões dos naipes de Paus e Espadas.
 
Agradecimentos e Bibliografia
Gostaria de agradecer aos meus alunos e amigos Eduardo e Tatiana pelas conversas e cessão de bibliografia e material de estudo. Sem vocês, eu não teria sequer começado. Agradeço também a Luciana Onofre, pela troca de e-mails. Quero agradecer especialmente a Katharina Dupont, responsável pela tradução dos textos em espanhol.
Sites da internet:
http://mundodosnaipes.blogspot.com.br/2012/01/dados-para-historia-os-diversos.html#axzz1mViNGmI8. Acesso em 27 de abril de 2013
http://www.wopc.co.uk/spain/. Acesso em 27 de abril de 2013.
http://oraculoseuropeos.blogspot.com.br/2013/04/baraja-espanola-significados-de-las.html. Acesso em 28 de abril de 2013.
 
Contato com o autor da compilação e organização do texto:
Emanuel J Santos - Historiador, restaurador, tarólogo e cartomante
Responsável pelo blog www.conversascartomanticas.blogspot.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: ckr – agosto.13
Revisão: Ivana Mihanovich
  Orientação
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Baralho Cigano
  O Momento
  I Ching
 
⇓    Publicidade do Google    ⇓
 
 
Todos os direitos reservados © 2005-2014 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil