25 de abril de 2024

Os Homens no Tarô : O Louco
Nanda Oliver
Este homem no Tarô de Marselha, o Louco, é representado ora pelo 0, ora pelo 22. Dessa forma, ele é o primeiro arcano maior para uns e o último para outros. Já aí você pode perceber a confusão que acompanha este arcano. Eu, particularmente, o vejo como o primeiro arcano uma vez que antes de tudo ser criado, há o caos. É lá que o Louco está: no principio de tudo, ali quando nem nós mesmos sabemos para onde ir, ou o que fazer. Onde a liberdade para escolher o caminho que quisermos pode nos levar a atos impulsivos e inconsequentes.  Esse é o perigo do Louco!
O Louco e suas qualidades masculinbas
Diferentes expressões de O Louco
Ilustrações do Tarô de Marselha e www.pt.depositphotos.com/fool-joker
Economicamente, isso pode ser percebido com facilidade. Sabe quando a gente vai pra rua e tem vontade de comprar tudo que vê pela frente e tem certeza que vai dar para pagar? Ele está com a gente! Mas quando a fatura chega... quando a conta no fim do mês não fecha... Aí, entramos em apuros.
Ele também está naquela vontade que dá, às vezes, de fugir de alguma situação que nos incomoda. É quando percebemos que nossas relações afetivas estão trazendo conflitos de interesse, não conseguimos chegar a um acordo com o outro e dá vontade de chutar o pau da barraca! Assim como na vida profissional, quando não encontramos satisfação no nosso trabalho e dá vontade de sair fora, de mudar de emprego.
E sabe aquele dito: "parece que foi mordido por um bicho carpinteiro"? Define bem o Louco, na nossa saúde. Ele está naquela ansiedade que nos inquieta e que pode, inclusive nos levar à loucura. Bem como o nome já deixa claro, ele pode se manifestar como doenças psiquiátricas.
Mas antes que você pense que esse arcano é negativo, perceba que ele é carregado de um forte senso de liberdade. A sensação que você pode escolher gastar seu dinheiro, que você pode se livrar de um relacionamento ou de um emprego que não te satisfaz. Você não vê sentido de se manter preso a nada que não esteja conforme o que você deseja na sua vida porque você quer exercer sua liberdade. Tem a clara sensação que pode fazer tudo que quiser!
Esse é o sentido do Louco, ser livre para ser e fazer o que quiser, sem se importar com opiniões alheias. Já percebeu que quando alguém não segue o padrão imposto pela sociedade é considerado louco? Muitas vezes, a loucura está em se ter a coragem de assumir o que você é, de viver do jeito que você acredita.
Basta tomar cuidado com a impulsividade desse arcano que pode nos levar a atos irresponsáveis. Sendo prudente em relação a isso, seja você mesmo e seja feliz! Este é o conselho do Louco para todos nós.
Nanda Oliver é taróloga e atende
online tarô divinatório e terapêutico
 www.cartaseterapias.wordpress.com
Outros trabalhos seus no Clube do TarôAutores