Home page

21 de abril de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


A pose da Papisa
ou como vive a Suma Sacerdotisa em nós?
Cristina Guedes
 
Vou falar da inspiração alada que se espalha com finalidades excelentes para encontrarmos uma celebração do puro espírito desses belos Arcanos! Há uma tremenda importância quando sabemos lidar com os nascimentos internos que nos ocorrem. Sim, não vamos esconder nossos cabelos por causa dessa primeira comunhão da nossa querida Sacerdotisa, Arcano II, do Tarô. Vamos dar uma dedicação especial à ela. Conhecer alguns de seus mundos misteriosos. Não é este o caso da Sacerdotisa em nós ou como ela vive? Ou seja, vive a nos guardar, nos proteger, mas sem nos controlar. Mas nós já aprendemos que ela segura um livro e só transmite aquilo que seja do seu conhecimento. Porque alguma causa ela tem para isso.
Bom, mas não vou brincar com esse Arcano II. Decifrar é a sua arte e revelar é a sua anunciação. Viram que usei a palavra anunciação?
Pois é, anunciação é justamente perceber quando voce estar pronto a se aventurar, mas que precisa ainda estar repleto de energia e possuir uma personalidade ativa e decidida. Não ver graça numa vida sem desafios. E por ser um lider por natureza, atrai as outras pessoas com o seu entusiasmo. Mas é importante tomar cuidado e não se tornar uma pessoa daquelas teimosinhas demais.
Papisas
Papisas
in www.lutxana.blogspot.com
Mas anunciação é muito mais, amigas e amigos. Inclui ousadia, espírito intuitivo, independência, força de vontade e muita originalidade. Tudo que é independente e dinâmico são características de um líder, ou de uma líder como é a Sacerdotisa, e é desta forma que ela é apresentada aqui nesse estudo.
Agora é necessário a pessoa que possuir esta Sacerdotisa em si agir com tato, diplomacia e paciência, evitando de ser vista como egoísta ou autoritária. Com frequência é procurada para assumir projetos e empreendimentos pois sua autoconfiança e facilidade em enfrentar os obstáculos são qualidades notórias, e as pessoas acreditam na sua eficiência em tomar conta das situações.
É o arquétipo que não se deixa afetar quando existe oposição às suas idéias ou ações.  Por agir com equilibrio sempre tem o apoio dos que o seguem e acreditam na sua liderança. Para alcançar a vibração positiva que emana do número II é preciso concentrar-se em atingir seu objetivo, coisa que a Sacerdotisa costuma fazer com muita originalidade. Personalidades deste Arcano são rapidamente notadas pois conquistam facilmente a todos e costumam ser o centro das atenções.
A Sacerdotisa revela a missão que temos, o que devemos fazer ou ser nesta vida, para que possamos atingir sucesso e alcancemos metas e objetivos. A Sacerdotisa descreve como você se expressa no mundo. O seu "eu" completo – personalidade, caráter, disposição, identidade, temperamento. Extremamente original a Sacerdotisa busca conhecimento e muitas vezes prefere trabalhar sozinha e consegue preogredir melhor pela sua própria capacidade de reflexão e segurança nata.
Claro que corre em suas veias a coragem e a ousadia, e por isso dificilmente abandonará projetos, mas covém lembrar que ela deve controlar a profundidade de seus conhecimentos, pos nem todos estão preparados para tantas anunciações.
O conselho da Sacerdotisa é a mesma que dou às minhas clientes quando ela sai numa rodada, é que você planeje, se mostre como é interiormente. Revele como pensa, sente e age. Mostre seu desejo íntimo da alma, o seu "eu interior", suas esperanças, sonhos, ideais, motivações. As vezes é possível que percebamos essa manifestação da Sacerdotisa em nós, mas talvez não a expressamos como deveriamos ou mesmo não vivemos de acordo com ela, assim estamos reprimindo os nossos sentimentos e impulsos, o que gostariamos de ser ou fazer, estamos adormecendo nossos objetivos secretos, as ambições, os ideais mais intimos.
A Sacerdotisa estará sempre em busca da sabedoria, do conhecimento e da perfeição. Muito intuitiva ela, inspiradora e muitas vezes é tímida ou mais cuidadosa. Busca usar a mente cada vez melhor, ser mais científica, filósofa ou mística. Faz sempre bom julgamento das pessoas
 
A Papisa de Cristin Guedes
Exposição de Cristina Guedes
e possui um forte senso de valorização ao outro. Não se sente bem em locais agitados, nem gosta de trabalhos servis e de confusão.
Assim é a Sacerdotisa! Descubra-a em você. Sim, mas você acabou de conhecer partes da Sacerdotisa em você. Aí bate o ponto, entende? Nem melhor nem pior, apenas você é diferente das demais. Sim, já percebeu? Mas as coisas que ainda te intrigam vão ser reveladas.
Ôpa, dizem que Eva foi uma idéia tardia do Criador – a costelinha de Adão... (risos) A senhora sabe. Isso é verdade. O senhor também sabe. Aliás, nós sabemos o que a Santa Igreja fez com nossas amigas do passado e alguns amigos também. Depois não venham me contar que não sabiam. Mas não me repitam A Tentação de Eva de William Blake, uma belíssima gravura que sobrevive no Victoria and Albert Museun, na Inglaterra.
Isso aqui é provocação mesmo e ainda a minha vontade de vocês conhecerem esses amigos Arcanos de um modo alegre, simples e descomplicado... é indispensvel à vida, né amigos do Tarô. 
Bem que eu poderia ser uma anunciação para vocês. Que tal? Mas sou inesperadamente exigente e um bocado misteriosa. Além, com olhos imóveis brilhando na noite ou velando a noite, descubra a sua Suma Papisa te espiando nos ermos da noite. 
Beijos oceânicos
A Papisa de Cristina Guedes
 
                A pose da Papisa
Senhora, Eva não é a costela de ninguém
como o sono dormente das pedras
tudo na sua alma é agonia também.
Senhora, Eva não é anjo de ruínas
tornou-se aceitável menina,
uma sacerdotisa do bem.
Senhora, Eva não precisa ser forte,
Tem barro, verbo, espiga ou morte,
repousa nas esquinas do além.
Senhora, Eva não gosta de santa incendiada,
fogueira reconquistada ou calma de Belém.
Senhora, Eva parece que tem filha única
banho-de-cheiro, trilha, chuva, túnica,
uma protetora do zen.
Senhora, Eva é a nossa doublé
para o homem peixe ver
a substância da criação.
 
 
Poemas da exposição A CASA DO MUNDO NO REINO DOS ARCANOS realizada
por Cristina Guedes, no Museu São Francisco, pelo SESC de João Pessoa (PB), em 2011
janeiro.12
Contato com a autora:
Cristina Guedes é jornalista e consultora em Tarô
www.facebook.com/cristinasguedes
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil