24 de abril de 2024

O lado sombra da Imperatriz: impedindo a expansão
Pettrus

O Arcano da Imperatriz é uma representação do arquétipo da Grande Mãe, presente em diversas culturas associada ao poder feminino. Nas leituras, sempre é saudada com uma previsão de prosperidade e amor verdadeiro. Quem não quer que uma Imperatriz apareça no seu jogo? Certamente os aspectos mais marcantes deste Arcano são positivos, mas pouco se fala sobre seu lado “sombra” ou negativo, que também é importante como reflexão para alcançar o autoconhecimento.
No Tarô, como em outros oráculos ou terapias, toda energia deve estar em equilíbrio, e mesmo nos casos mais ensolarados e resplandecentes como no caso da Imperatriz, esse conceito se mantém.
Na experiência com as leituras, percebi o fato interessante de que em muitos casos, além dos pontos positivos que citei no início do texto, esta figura representa também o poder feminino em desequilíbrio, ou seja, exagerado. Duas situações ocorrem com mais freqüência e merecem serem vistas com mais atenção.
A Imperatriz no Ana K. Tarot   A Imperatriz no Crowley Tarot   A Impertariz no Faerie Tarot
A Imperatriz no Ana K. Tarot, no tarô de Crowley e no Faerie Tarot
A primeira delas é quando uma mãe se consulta sobre alguma questão ligada ao filho. Em alguns casos, a Imperatriz sinaliza que a consulente está de alguma forma bloqueando a evolução pessoal do filho, seja reclamando da conduta da nora, seja contrariada pela mudança do rebento para uma cidade distante, seja pelo encaminhamento da carreira profissional, e até mesmo pela orientação sexual do filho. Palavras chave deste arcano como geração, prosperidade, ou fertilidade, nos remetem à idéia de um fluxo de energia, multiplicando algo, e que não deve ser impedido. Quando isso ocorre, mesmo que seja como as mães dizem; “com as melhores intenções”, o sofrimento é inevitável, e o desligamento necessário e urgente. O problema é que nessa postura, elas não estão preparadas para reconhecer que esse comportamento é prejudicial aos dois. Mesmo que expliquemos as vantagens de deixar a vida seguir seu rumo, há uma inflexibilidade que quando questionada, geralmente resulta em agressividade, pois pode soar ultrajante para elas, que não entendam que ela só quer “o bem do filho”. Esse efeito colateral pode ser representado pelo Arcano do Pendurado, que se relaciona através da numerologia à Imperatriz (Pendurado=12, 1+2=3=Imperatriz). Como sabemos o Pendurado ou Enforcado, no lado sombra, representa estagnação; o oposto do fluxo da prosperidade proposta pela Imperatriz quando em equilíbrio. Uma frase popular que sugere um possível aconselhamento seria: “Criamos nossos filhos para o mundo e não para nós.”
Outra situação é menos recorrente, mas também aparece nas consultas sobre relacionamentos amorosos, tanto os que estão iniciando ou aqueles que terminaram. A Imperatriz nesse caso pode representar, dependendo do caso e da posição em que surgir, um amor que “sufoca” o parceiro, paparicando-o com presentes e onipresença, chegando a um estágio de controle obsessivo da relação. Quase sempre, são pessoas que seguem o ex à distância nas redes sociais, e até mesmo pessoalmente. Nesse caso, também a situação é análoga à anterior, o sofrimento aparece na figura do Pendurado. Quando se chega nesse estágio, pode-se aconselhar um floral ou outro tipo de terapia, pois raramente o aconselhamento é suficiente para fazer a cliente desistir do seu desejo, mesmo que o outro não a queira mais. Não raro, essas pessoas acabam sendo vítimas das famosas propagandas: “magia infalível para trazer a pessoa amada”. Basta circular um pouco pelas ruas de qualquer cidade e observar a quantidade de cartazes prometendo uma solução milagrosa para esta situação. A imensa procura existe exatamente pelo conflito psíquico que é gerado entre a vontade da consulente e o livre-arbítrio do outro. Na verdade ela mesma está abrindo mão da sua escolha, mas não percebe. Sacrifica-se em vão, ao invés de libertar-se e buscar novas oportunidades.
Saudável é sempre respeitar a natureza do Arquétipo. A essência da Imperatriz é o fluxo, a multiplicação. Desvirtuar essa energia, sempre gera bloqueios e conseqüentemente, sofrimento.
Contato com o autor:
Pettrus (Petronio Tales), utiliza tarô, baralho cigano,
numerologia, radiestesia, florais e aromaterapia : www.pettrus.com
Edição: CKR – 19/02/2015