20 de abril de 2024

O Poder da Imperatriz
Valéria Fernandes

[Tarô K. Hadar]
     No Tarô de Marselha a Imperatriz é representada por uma dama altiva, coroada, que segura com a mão direita seu escudo com a gravura de uma águia, lembrando a realidade, a força da inteligência, dos poderes do espírito e da rapidez dos reflexos.  O cetro em sua mão esquerda fornece indícios do poder que exerce sobre a matéria, no mundo físico e na natureza.
   O poder da Imperatriz situa-se no território dos sentimentos fecundos, sendo capaz de explorar tanto as riquezas vindas do coração como as do espírito.  É particularidade dela transmitir à natureza o seu caráter generoso, semeando a vida para que se prolifere em abundância.
    No entanto, o maior poder dessa “dama” está em reunir toda sua potência e saber usar seus atributos no momento adequado, com multiplicidade, sem desperdícios. Sua força é exercida com amor, emoção e motivação.

[Tarô de Leila Vey]

[Tarô Reflections]

É o arcano maior que entramos em contato com o campo da fertilidade, seja das idéias ou da própria concepção de vida. Sua compreensão pode ser claramente instintiva e espontânea, devido ser o arcano da criação, da produção, da prosperidade e da expressão.

A mãe criadora
    A maternidade e a fecundidade são algumas das principais característica da Imperatriz, visto que é uma mulher nascida para ser mãe e criadora. Sendo assim, a fertilidade não de dá apenas no nível literal, mas em qualquer âmbito da vida.
    Vale lembrar que é um arcano associado a terra, ao que é concreto e real! Tem uma analogia direta com a natureza, e quando essa se revolta, vemos os vulcões em erupção, os terremotos, podendo associar a madrasta má ou a mãe intolerante. A Imperatriz anuncia a mais linda e suave primavera, assim como o inverno mais gélido e sombrio.

[Tarô de Jane Austen]

[Tarô de Praga]

Essa lâmina pode ser um chamado à realidade, a não viver sobre fantasias. Pois a Imperatriz tem que cuidar de seu reino, de seus súditos e de seu matriarcado. Mostra que vamos colher frutos do que plantamos ou assinala que estamos em um período bem mais ligado realidade terrena que à espiritual.

Significados do arcano III
    Quando a Imperatriz se manifesta em uma tiragem pode representar uma mãe, uma esposa, uma mulher que exerce o poder em campo concreto, ou mesmo que aquela que sabe usar sua autoridade.

Alguns significados positivos:

[Wild Spirit]

Gestação
Fertilidade
Criatividade
Proteção
Calor humano
Realismo
Produtividade
Requinte
Abundância

Alguns significados negativos ou cartas invertidas:
  Avidez
Sentimentalismo
Esterilidade
Incapacidade de produzir
Perda de bens materiais
Ambição
Fraqueza moral
Presunção
Falta de tato
Futilidade

[Tarô Godess]

Em certas leituras, essa carta pode informar sobre as motivações mais profundas e concretas de uma pessoa, independente de ser homem ou mulher.

Contato com a autora
Valéria Fernandes