A falsa dúvida dos Enamorados (e dos librianos)
Titi Vidal

Quando somos flechados não temos dúvida: nos apaixonamos. Amamos. Queremos estar com o ser amado, com o objeto do nosso desejo. A carta dos Enamorados reflete justamente isso. Temos um homem no meio de duas mulheres. Ele aparenta dúvida. Mas um olhar mais atento nos faz perceber que seu corpo pende para um dos lados, mostrando com quem deseja ficar. O cupido aponta sua flecha para o coração do rapaz, que ao ser flechado certamente terá sua paixão direcionada para uma das mulheres.  Está apaixonado e quer ficar com sua amada. Assim, esta carta não trata de dúvidas em relação ao que quer.
Os Amantes
I Tarocchi Classici
Rocca e Gumppenberg - 1835

Este arcano mostra a indecisão entre atender o chamado interior, seguir o seu coração ou ser mais racional. A dúvida é entre escolher o que balança seu coração ou permanecer no que já é seguro e conhecido. Mas ele já escolheu. A grande questão é se conseguirá seguir esta escolha.
Astrologicamente, costumo associar com Gêmeos ou Libra. Gêmeos porque o ideal para ele seria ficar com ambas as opções, ou seja, encontrar paixão e segurança ao mesmo tempo, na mesma situação ou na mesma pessoa.
A associação com Libra tem a ver com a falsa indecisão dos librianos. Digo falsa porque Libra é um signo de ar, cardinal, ou seja, é um signo cujas ações são baseadas em seus pensamentos e que tem iniciativa e capacidade de decidir e agir. Mas Libra é o signo mais diplomático de todos e precisa viver em paz e harmonia. Por isso em geral demora a se decidir, pois quer agradar a si mesmo e a todos os envolvidos na situação. Por isso a relação com a carta dos enamorados que, no fundo, não fala de uma dúvida em relação ao querer, mas sim de uma dúvida racional, em relação ao que fazer ou não, independe do que quer.
Quando sai a carta dos Enamorados em um jogo, a pessoa sabe o que ela quer, já tem uma decisão tomada internamente.
Resta saber se conseguirá seguir o seu coração ou se as circunstâncias ou as demais opções permitirão que isso aconteça. Assim, como conselho, este arcano pede justamente para olhar para dentro do coração e perceber que já há uma decisão que foi tomada. A partir daí, é só seguir o seu coração.
fevereiro.11
Contato com o autor: