29 de março de 2024

Escolhas e decisões pelo Tarô

Valéria Fernandes

As cartas do tarô têm vários significados que são interpretados de acordo com seu simbolismo, com o método de tiragem, o assunto em pauta, a intuição no momento de leitura, etc. Apresento um pequeno esboço das quatro lâminas que, em minha prática de interpretação, de alguma forma tratam da temática "escolha/ decisão"

Os Enamorados - Tarô Rider-Waite
Tarô Rider-Waite
      Os Enamorados, carta VI, é o único arcano maior que aborda diretamente a temática "escolha/decisão". Quando os Enamorados aparecem no jogo, acusa que há um conflito no qual a dúvida pode ser a grande vilã do problema apresentado. Alerta que é momento do indivíduo optar entre dois ou mais caminhos, o que implica na renúncia de algo ou de alguém. Avisa que se faz necessária uma tomada de consciência, na qual o consultante terá que arcar com as responsabilidades de suas decisões. Ao enfrentar as próprias incertezas fazendo uma opção necessária, já poderá encarar outras vias de resolução que o momento solicita.
    O arcano menor Sete de Ouros traz um tipo de decisão bem peculiar. Quando este arcano aparece no jogo, o indivíduo tem que escolher entre continuar a seguir o mesmo tipo de comportamento e linha de raciocínio que vinha percorrendo ou se desvencilhar do que acredita, segue ou pratica, para optar por algo diferente ou mesmo novo.
    Normalmente este tipo de opção acontece quando o caminho que está sendo seguido não tem rendido os frutos desejados e o redirecionamento de suas ações pode vir a ser a solução mais adequada. Vale ressaltar que, quando o envolvimento com os desejos são demasiados intrínsecos, a avaliação do que está sendo feito pode ficar esquecida e é preciso fazê-la para dar o passo seguinte.

Sete de Ouros - Tarô Rider-Waite
Sete de Ouros

Oitos de Espadas - Tarô Rider-Waite
Oito de Espadas
Tarô Rider-Waite
      O Oito de Espadas traz um tipo de decisão nada agradável. Este arcano menor indica que o indivíduo tem que fazer uma escolha, mas seja qual for, terá um resultado desagradável.
    Quando o Oito de Espadas aparece no jogo, o indivíduo está quase que impossibilitado de agir e fica temeroso com as conseqüências de seus atos. Mesmo sem grandes possibilidades, um caminho deve ser escolhido, ou o medo tomará de conta do corpo e da mente.
    As dificuldades que este arcano apresenta, tanto podem aparecer no nível concreto, real, como puramente no âmbito psicológico, causando o aprisionamento da psique.
    Na corte, também há momentos que uma decisão pode ser fundamental, muito embora, a falta desta atitude venha ser revelada pelo “Rei das Águas”. O Rei de Copas peca por não conseguir escolher no momento necessário.
    Quando este arcano aparece no jogo, mostra que o indivíduo teme por fazer uma escolha, de tal forma que se nega a fazê-la. Este arcano menor apresenta a falta de ação, mostrando muitas vezes uma atitude covarde e omissa, que é a de se manter neutro para não arcar com as responsabilidades de suas escolhas. Em termo popular, o Rei de Copas pode ser definido como “quem prefere ficar em cima do muro e não tomar partido”.

Rei de Copas - Tarô Rider-Waite

Nota:
    A abordagem do tema "Escolha e decisões" está longe de esgotar o que pode ser encontrado nos arcanos apresentados.
maio.08
Contato com a autora