Home page

23 de abril de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


O Papai Noel, as linhas das mãos e o Eremita
Jorge Purgly
 
Estimado leitor, todos os anos na época de Natal torno-me um Papai Noel profissional.
Como tenho barba e cabelo totalmente naturais fico oculto até o grande momento da chegada do Papai Noel que é sempre o ponto alto da festa para as crianças. Isso quer dizer que como o primeiro a chegar ao local e o último a sair, tenho diversas oportunidades de ficar meditando, orando, ou simplesmente aguardando a hora do Papai Noel chegar.
Neste ano, em um dia muito especial, o evento em Itajaí teve várias apresentações teatrais, para um público de 1.200 pessoas. Mais de 500 crianças estavam em espaço aberto, em uma noite muito agradável, assistindo ao espetáculo em frente ao museu Etno-Arqueológico de Itajaí no bairro de Itaipava, e que vale a pena conhecer:
www.pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Etno-Arqueologico_de_Itajai
Enquanto isso, eu estava em outro ambiente aguardando a minha vez. Como Papai Noel fiquei olhando para minhas mãos, com as luvas brancas, e para os meus dedos. Tive, então, uma intuição que gostaria de compartilhar e que relatarei mais adiante.
 
O Papi Noel Jorge Purgly
O Papai Noel Jorge Purgly
O Eremita e o Papai Noel
Para mim, uma das cartas que pode representar Papai Noel é o Arcano 9 - O Eremita, que significa prudência, proteção, sabedoria, circunspecção. Papai Noel foi sempre o grande protetor das crianças e sempre age com sabedoria. O arcano 9 exprime no Mundo Divino a Sabedoria absoluta, expressa no Papai Noel pelo seu rosto.
O Eremita
Eremita no Tarot
 
No mundo intelectual, a Prudência, diretora da Vontade. Papai Noel é prudente e cuidadoso. Entrega os presentes para as crianças sempre com amor e cuidado, sem ser apanhado.
No mundo físico, a Circunspecção, guia dos atos. Papai Noel observa as crianças e premia as obedientes. Conversa com os pais que são os encarregados de Papai Noel em traduzir o desejo das crianças em realidade no Natal.
Papai Noel anda apoiado no seu cajado, bordão ou bengala. A noite ele traz uma lanterna acesa, meio escondida para colocar os presentes embaixo da Árvore de Natal, a Árvore da Vida.
Papai Noel representa a experiência adquirida no trabalho da vida, pois o bom velhinho dá o exemplo do trabalho honrado, digno e desinteressado. Ele tem a inteligência para saber que brinquedos produzir e dar para cada criança e conhece de cada uma seu passado, presente e intenções para o futuro.
Papai Noel é discreto. Vem na Noite de Natal, sai de mansinho, ho, ho, ho. O seu bordão, ou bengala, representa a prudência ao homem que não revela o seu pensamento.
Este é o segredo do Papai Noel.
"Lembra-te Filho da Terra, que a prudência é a armadura do Sábio. A Circunspecção faz-lhe evitar os escolhos ou abismos e pressentir a traição. Toma-a por guia em todos os seus atos, mesmo nas menores coisas. Nada é indiferente neste mundo. Uma pedrinha pode fazer tombar o carro de um senhor do mundo. Lembra-te que se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro."
O Taro está nas suas mãos
 
O Patriarca Jó disse no capítulo 37, versículo 7: “Deus marcou na mão de todos os homens sinais indicadores de seus caráteres, de suas obras presentes e futuras.”
 
No momento que mencionei de inicio, em que me encontrava à espera, em Itajaí, olhando para as Luvas Brancas do Papai Noel, me veio a ideia de contornar com a caneta o polegar e os dedos das mãos, assim como fazem as crianças.
Em seguida me surgiu a ideia de colocar as 3 linhas principais das mãos sobre as figuras: a Linha da Vida, a Linha da Cabeça e a Linha do Coração. Também marquei as linhas chamadas de Braceletes dos Pulsos.
Na sequência, numerei os dedos das mãos e as linhas e pensei, será que existe uma relação entre o Tarô e os dedos das mãos? Certamente que sim e é sobre isto que eu gostaria de compartilhar e se possível ter o comentário do estimado leitor sobre o assunto.
Linhas da mão esquerda e os arcanos do tarô   Linhas da mão direita e os arcanos do tarô
Arcanos Maiores e correlações com os dedos da mão
 
    Mão Esquerda
1. O Mago - Polegar
2. A Papisa - Indicador
3. A Imperatriz -.Médio
4. O Imperador - Anelar
5. O Papa - Mínimo
11. A Força - Linha da Vida
12. O Enforcado - Linha da Cabeça
13. A Transformação - Linha do Coração
17. A Estrela - Bracelete do Pulso
18. A Lua - Bracelete do Pulso
21. O Louco - Monte de Vênus
 
    Mão Direita
6. A Indecisão - Polegar
7. O Triunfo – Indicador
8. A Justiça – Médio
9. O Ermitão – Anelar
10. A Roda – Mínimo
14. A Temperança - Linha da Vida
15. O Diabo - Linha da Cabeça
16. A Torre - Linha do Coração
19. O Sol - Bracelete do Pulso
20. O Julgamento - Bracelete do Pulso
22. O Mundo - Monte de Vênus
 
Fica aqui o desafio de olhar as palmas de suas mãos e, com o apoio do Tarot, observar suas linhas e refletir sobre os seus significados. Deixe no espaço abaixo seus comentários e questões.
Contato com o autor:
Jorge Purgly atende com Tarot Egípcio, leitura de mãos,
Terapia Floral, em Indaial - SC : www.purgly.blogspot.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 14/12/2014
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil