Home page

17 de fevereiro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


O Enforcado não nega realização
Cynthia Domingues
 
Eis uma carta que a maioria dos intérpretes de tarô define como algo em suspenso, inativo e não dado a realizações. O conceito padronizado de inação já se tornou um estereótipo, caracterizado pela repetição automática de que nada vai acontecer a situação abordada, em vista da saída desta carta em qualquer método de jogo, independente da pergunta que seja.
O Pendurado no Enchanted Tarot
O Enforcado (ou Pendurado)
Enchanted Tarot by A. Zerner e M. Farber.
 
O arcano doze, é visto como a lâmina da frustração, da espera, dos prazos de tempo suspensos, e pela impossibilidade da pessoa se sair bem sucedida em qualquer realização, por ausência de recursos que cooperem para esse desfecho. Mas, como taróloga, não me limito a seguir esse discurso conhecido, porque percebo na prática as mudanças ocorrerem mesmo em vista da presença dessa carta numa tiragem de jogo.
O Enforcado não impõe o não ou uma negação ao desfecho da pergunta, porque pesquisando suas definições em alguns modelos de jogo que realizei, pude comprovar na prática que se trata de uma carta realizadora, mas dependendo da conjunção que a justifica.
Já me deparei com jogos em que Imperador e Enforcado no desfecho, realizaram o pedido de abertura de um estabelecimento.
A autoridade do Imperador foi concedida, mas ele mesmo não se mexeu para nada, só deu as ordens cabíveis a seus subordinados para executarem sua determinação, e assim foi feito.
O Enforcado e o Ás de Ouros já me trouxeram surpresas de uma realização que aconteceu e foi bem sucedida, embora tenha durado pouco. .
O Enforcado e a Rainha de Paus trouxeram a presença física de uma amante que voltou para ficar na vida de um dos meus consulentes. Retornou após pouco mais de seis meses de desentendimento.
Já constatei também, o Enforcado e o Rei de Copas realizarem a compra de um imóvel, no desfecho de um Peladan. A compradora ficou tão seduzida pela beleza e bom gosto do local, que se rendeu às condições do proprietário e se sujeitou a situação de ter que aceitar a distância da residência até o local de trabalho, e levou tudo numa boa.
Essa carta é um modelo perfeito de aceitação e submissão, no sentido da pessoa não lutar na oposição, fazendo força contra o que lhe foi solicitado ou ordenado. Geralmente a obediência e humildade lhe são características próprias, como se lhe servissem como um ponto de referência para distinção de seus significados. Mas há um lado nesse arcano, que as pessoas não se dão muito conta. O fato de ser uma carta que não oferece resistência aos apelos, também pode significar uma carta que "abre exceções" e realiza, porque se coloca sob a vontade do outro, dando a vez ao querer da outra pessoa, e acaba permitindo a realização do fato.
Uma experiência maravilhosa que tive com essa carta, foi o fato de ter saído Enforcado e Seis de Paus em uma pergunta sobre a possibilidade de uma pessoa ganhar uma causa judicial, que na verdade, tinha tudo para perder por falta de provas, recursos e um bom argumento. Mas acabou acontecendo de uma advogada conhecida dessa pessoa tomar a frente do caso e levantar a bandeira da vitória no tribunal, ou seja, ela venceu a causa. A consulente na verdade, não precisou se mexer para nada, porque outra pessoa assumiu a responsabilidade e puxou a carruagem, fez a coisa andar e conseguiu.
Esse arcano pode retratar a situação de uma pessoa que desiste e volta atrás, ou uma pessoa que está numa posição afirmada, garantindo sua condição estável com relação à forma de agir e pensar sobre algo e alguém.
Quantas vezes essa lâmina surge numa tiragem dizendo para a pessoa: Relaxe, você não vai precisar fazer nada, porque as coisas vão se desembaraçar por intermédio de terceiros e não pela sua própria conta.
É óbvio que esse Enforcado tem de estar ao lado de um arcano menor ou maior que possa reforçar essa condição. Geralmente, o arcano menor informa a sustentação da tese erguida pelo arcano maior, e essa conjuntura de significados entre a comunicação de uma lâmina pra outra, nos fornecem um recurso de
 
O Enforcado - autor desconhecido
O Enforcado
Autor desconhecido - in www.infoeditors.com
informações minuciosas levantadas detalhadamente em cada frase, que se alteram na combinação de diferentes elementos e ordem numérica de cartas.
As minhas experiências com a carta do Enforcado não param por aí, mas uma das últimas que gostaria de compartilhar, é a de uma consulente que fez uma pergunta a respeito do término de seu namoro, se realmente iria ocorrer por parte dele, e quando percebi que no desfecho, lá estava ele mais uma vez, o grande Enforcado acompanhado de um Três de espadas, logo pensei na possibilidade de um sim, mas pra minha surpresa, ele não terminou nada com ela, apenas se rendeu aos seus caprichos e cenas de piti, e foi levando a coisa pra frente apesar do impacto decepcionante. Então aquele enforcado estava ali me dizendo que mesmo em vista da insatisfação atual com o comportamento de sua parceira, o rapaz continuaria sujeito ao domínio dela naquela relação.
Nossa! Como o Enforcado é um arcano surpreendente.
setembro.11
Contato com o autora:
Cynthia Domingues - www.sites.google.com/site/oraculolenormand
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil