Home page

22 de julho de 2017

Responsável: Constantino K. Riemma


A Fé do Enforcado ou a Esperança da Estrela?
Roseli C. Melo
 
Ao estudar os Arcanos Maiores surgiu que a Fé é um dos possíveis significados do Arcano 12 – O Enforcado e, a Esperança, do Arcano 17 - A Estrela. Veio, então, a dúvida: ter Fé e ter Esperança não seria a mesma coisa?
O Pendurado no tarô de Bruno de Nys
O Pendurado
Tarot de Bruno de Nys
 
Descobri que a “Fé” e a “Esperança” são virtudes teologais (ou seja, na linguagem cristã, que "têm como origem, motivo e objeto imediato o próprio Deus”,) estando, portanto, ligadas entre si.  Foram edificadas no ser humano e já há muito tempo que ouvimos dizer: “a Fé remove montanhas”, “a Esperança é a ultima que morre”.
Hoje em dia o simples fato de assistir ou ler um noticiário nos faz sentir muitas vezes tristes, desanimados e impotentes com os acontecimentos. É quando entra em cena o poder da Fé ou da Esperança, que são sentimentos que nos permitem mesmo diante da violência, dor, sofrimento e egoísmo continuar acreditando no potencial benevolente do ser humano e a esperar por um mundo melhor.
Ter Fé é confiar, crer no improvável e no impossível, acreditar no que os olhos não vêem, mas que o coração sente. A Fé está presente no interior de cada um, mas depende de se ter confiança, crença e vontade. Quando realmente se acredita e confia, através do poder da Fé é possível transformar, tornar real e obter tudo o que se aspira como, por exemplo, a cura de uma doença ou o fim de um vício. É neste sentido que o Enforcado nos traz a mensagem de que com Fé é possível reverter situações prejudiciais, de perdas e dificuldades e de que, seja qual for a provação ou sacrifício, valerá a pena.
Ter Esperança ao pé da letra é o ato de esperar: “ter esperança em”, “estar à espera de”, “contar com”, “ter como certo ou muito provável”, “confiar no auxilio ou proteção”. O sentimento de Esperança também é interno em cada um de nós, nos remete ao ditado de que “depois da tempestade vem a bonança”.  Mesmo que hoje estejamos vivendo momentos
A Estrela no tarô de Bruno de Nys
A Estrela
Tarot de Bruno de Nys
 
difíceis, não desistimos porque confiamos, acreditamos que amanhã tudo poderá ser diferente. Mas ter Esperança não significa apenas esperar, é preciso ser otimista, participar, agir, buscar e fazer acontecer o que se deseja.
O Arcano da Estrela nos diz que é um ótimo momento para esperar por novos planos e projetos, acreditar em si, em seu potencial, esperar por uma nova vida onde tudo será melhor. É saber que depois de um acontecimento triste a Estrela da Esperança sempre estará brilhando e nos guiando.
Fé e Esperança são virtudes que nos ajudam a superar obstáculos. Despertam-nos a vontade de querer sarar ou curar, viver, renovar, progredir em todos os aspectos, evoluir, transcender. São sentimentos que quando acionados nos lembram de que a vida é muito mais do que está visível aos olhos e que o importante é fazermos a nossa parte e estarmos atentos aos caminhos alternativos: o de acreditar ou não, o de mudar ou permanecer, esperar ou agir, o do fracasso ou da vitória, o do bem ou do mal. No fim do caminho o resultado encontrado dependerá da escolha feita. Mas, sem dúvida, o amor a si mesmo, ao próximo e à vida faz toda a diferença.
A Fé e a Esperança são dois presentes sublimes que nos põem em contato direto com o que temos de melhor dentro de nós e que nos permitem transpor as dificuldades, esperar sempre o melhor, renascer ou ressurgir diante de qualquer situação.
Concluí então que a Fé e a Esperança não são a mesma coisa, mas uma depende da outra porque só tem Esperança (espera pelo melhor) quem tem Fé e ter Fé é acreditar que tudo pode ser transformado para melhor, basta ousar.
Não ter Fé ou Esperança torna a vida vazia e sem sentido. Para não termos uma vida em vão desejo que brotem muita Fé e Esperança em nossos corações!
abril.13
Contato com a autora:
Roseli C. Melo - cmelo.rose@gmail.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2016 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil