Home page

15 de junho de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Arcano 13: A MORTE
    [ < voltar]
Minha história com o 13
Jean Camilo (Morgand)
    
    Bem, para começar, sinto a necessidade de explicar o simbolismo do número treze na Última Ceia, onde estavam presente doze discípulos e Jesus no centro. Dizem que quando treze sentam juntos à mesa um deles irá morrer. E foi isso o que aconteceu com Judas depois de trair Jesus por trinta moedas de prata. Ora, tempos depois, Judas não conseguiu se perdoar e acabou se enforcando.
    A Última Ceia tem forte relação com o simbolismo do número treze, que significa transformação de um estado para outro, isto é, Jesus morreu e renasceu três dias depois. Este é o lado positivo do número treze.
    Lembro também que no tempo do Rei Arthur havia treze lugares na távola e que o décimo terceiro permaneceria vago, pois quem o ocupasse sem ser o escolhido e que não fosse puro certamente teria a morte pela frente. Dizia ela: "Eu sou a cadeira perigosa".
    Existe ainda a sexta-feira (dia da semana, em que Jesus foi crucificado) treze, considerada aziaga por muita gente por causa de seu duplo simbolismo.
    Na verdade, o número treze tem dois lados como uma moeda. O lado positivo é a transformação, morte e renascimento de um nova personalidade. Como tarólogo, já pude comprovar isto, pois eu mesmo recebi a carta da Morte por alguns anos consecutivamente e digo a vocês que hoje não sou mais a pessoa que era a seis anos atrás. Sim, eu morri para uma vida e renasci para outra. Por isso troquei de nome e hoje eu sou o Idris. Entenderam?! Tenho hoje um outro comportamento, novos valores, outros interesses, novas atitudes: vejo o mundo e as pessoas de maneira diferente, valorizo um pouco menos as coisas materiais e o meu apego a elas é bem menor.
    Mas não se enganem. O lado negro do número treze traz medo a muita gente. Pois todas as situações consideradas de muito azar são mostradas pela carta da Morte e eu já tive algumas experiências nesse sentido. Por exemplo, a carta da Morte junto com a da Torre traz situações difíceis e constrangedoras de enfrentar, não é? Em alguns casos representa até doenças graves.
    Outra experiência com a carta da Morte foi bem pessoal. Tenho uma namorada que é muito especial para mim em termos sentimentais e tempos atrás a gente terminou o relacionamento. Para mim foi um bomba e passei uma semana inteira sofrendo muito essa perda. Qual carta vocês acham que aparecia nas minhas leituras? É claro que era o arcano maior Treze, a Morte. Bem, hoje em dia estamos juntos novamente, a felicidade é total, e sempre que leio o Tarô aparece o Três de Copas! Não é bom demais? Com certeza é.
    Um abraço a todos e espero ter contribuído um pouco com o número treze e a carta da Morte do Tarô.
2006/07
Outros trabalhos de Jean Camilo (Morgand) no Clube do Tarô: Autores
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil