Home page

16 de outubro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


  ARCANOS MAIORES / As 22 cartas / O Diabo < voltar  
O Diabo positivo
  Cynthia Domingues  
O Diabo é um arcano que possui seus aspectos positivos. Ele sabe ressaltar seu brilho e luz própria, segundo as características que lhe são peculiares. A energia benéfica dessa carta, se apresenta ao manifestar seu poder de agir em favor dos que o apóiam e sabem trocar gentilezas e um favor pelo outro. É uma carta que carrega uma energia de sedução, magnetismo e um tipo de vaidade que acentua a auto-estima.
Cena de "Carmina Burana"
O Diabo na cantata Carmina Burana

Direção de Dennis Nahat (2007) © Robert Shomler

 
Ele é festeiro, brincalhão, adora pular carnaval e contagiar as pessoas ao seu redor com seu êxtase. Também se destaca pela forma convicta de expressar sua personalidade forte e inteligente. É uma pessoa que sabe puxar o outro para perto de si por conta de ter uma bela aparência física, aquisições materiais, poder social e do ego afirmados e, atrai com o luxo, com as promessas condicionais e a expressão racional da palavra capaz de convencer os demais sobre sua verdade pessoal.
Ele pode ser aquele político ou delegado que está no poder e, pode nos favorecer com benefícios através dos direitos legais que ocupa em seu cargo. Ele costuma ser uma pessoa que sempre vai seduzir os outros pela via do poder, das aparências,
da boa conversa, do bom vinho e mesa farta na hora de tratar de negócios e, pelo próprio magnetismo que possui em si como um dom.
O Diabo não traz só a energia negativa como muitos pensam, ele também traz a energia da paixão intensa, do desejo de poder e auto-afirmação e, a energia da alegria, da gargalhada, do lado bom e festeiro da vida quando vira um carnaval.
É muito comum interpretar essa carta com significados negativos em todos os aspectos, mas não creio que a simbologia desta carta se limite só a isso.
No plano mágico, ele pode representar uma pessoa que lida com o lado oculto da espiritualidade e tem controle sobre entidades, pois na própria simbologia da carta, podemos vê-lo dominando dois seres que se encontram amarrados a seus pés. Pode se tratar, também, de uma pessoa que detém o poder e a chave do conhecimento para controlar e banir forças intrusas.
Ele vibra a natureza mundana do ser humano e a força instintiva da ação pelo impulso do sentimento. Quando deseja algo, vai fundo com tudo, levando a idéia á sério até as últimas conseqüências, pois é ousado (age pelo instinto).
O diabo é um ser apaixonado pela vida, pelo prazer, pelo luxo e por tudo que alimente nele o apetite por aquilo que lhe deleita
O arcano 15 é dança, é festa, é subir no palco e se orgulhar de sua estrela, envaidecer com seu talento, saber que você pode se considerar e se sentir o melhor sem falsa modéstia, porque todos vêem e declaram o seu brilho e acentuam o poder do seu ego.
Ao chegar perto de uma pessoa que vibra o 15, percebe-se um sentimento de suficiência de superioridade. Seu bom humor é contagiante, gosta de rir até das tragédias alheias e fazer graça com a situação dos colegas em apuros, contar piadas a respeito da vida e das pessoas
 
O Diabo festivo
O Diabo e sua paixão pelos prazeres
www.shotinthedarkphotography.com
menos favorecidas e o pior é que todo mundo ri e aplaude.
O arcano 15 representa aquele pai ou patrão que com certeza vai nos apoiar e jogar toda sua força para nos colocar lá em cima, se fizermos sucesso e dividirmos os 30% com ele.
Ele é a beleza de Nicole Kidman, é a sedução e sensualidade de Angelina Jolie, é o poder aquisitivo de Oprah Winfrey, é a mente ardilosa e inteligente de Bill Gates e a fascinante e marcante folia que expressam em seu rosto todos os brasileiros que pulam o carnaval no Rio de Janeiro, que como o diabo, sempre continua lindo.

junho.10
Contato com o autor:
Cynthia Domingues - www.sites.google.com/site/oraculolenormand
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
ARCANOS MAIORES / As 22 cartas / O Diabo < voltar  
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil