29 de março de 2024

Arcanos Maiores: A TORRE
Significados da Torre nas tiragens
Valéria Fernandes

Por que este arcano no Tarô de Marselha é chamado de A Casa de Deus? A "Casa de Deus" não deveria representar um lugar de remanso, de paz?
    Esta carta nos induz, de imediato, à busca do seu sentido autêntico, já que seu nome e imagem não têm nada em comum.
    A imagem no Tarô de Marselha é a de uma torre fulminada por um raio. Seria o simbolismo do orgulho dos homens das antiguidades, que construíram torres altas, às vezes no topo de montanhas, para se aproximar dos deuses, canalizar suas forças em direção a terra? Creio que sim! E não podemos negar que na maioria dos tarôs a Torre tem sempre uma parte destruída.
    Inevitavelmente, lembramos da Torre de Babel que significa "Porta de Deus". Um templo tão alto e tão soberbo que provocou a ira de Deus, e como castigo, foram confundidos pelas diversas línguas, na qual não se entendiam.
    A imagem deste arcano conserva seu poder sugestivo até nossos dias. E nos faz pensar que, quanto mais o homem tenta elevar-se no mundo físico e material, vítima de seu próprio orgulho, mais se expõe à destruição, à ruína e aos raios divinos.

[www.worth100.com]
    A presença deste arcano anuncia um transtorno, uma mudança inevitável e necessária no comportamento, nas circunstâncias e na vida. Tem má reputação porque se associa a fatalidade, mas o que revela tem como objetivo sanar, esclarecer e liberar. Mesmo sendo esses efeitos destruidores, é preciso haver uma mudança.
Tela de Viviane Serard

Ruptura
Separação repentina
Crise
    Quais motivos nos levam a pensar que a Torre é sinônimo de crise?
    Durante todo o tempo que estudei, estudo e atendo pessoas, a Torre nunca é exatamente o que chamamos de fim. Às vezes, ela prenuncia a carta da Morte, que não significa ser o fim! A carta da Torre avisa ao consulente que algo desmoronou e precisa de reparos ou o fim chegará logo. Essa é a crise! Vamos descobrir em que setor da vida do consulente se encontra, de acordo com as cartas que acompanham.

A Torre no sentido de declínio físico
    O arcano 16, literalmente, significa tremor de terra, desabamento de uma obra ou de um prédio que pode parecer sólido ou não, destroços em geral, destroços de bombardeio, toda e qualquer arquitetura interditada para uso, guerras em sentido restrito e amplo.
    Tenho alguns exemplos de combinações de cartas que podem assinalar o nível de desabamento e declínio físico em obras ou como se encontram as vítimas, se houverem:
    A Torre ao aparecer junto com o Cinco de Ouros, remete a perdas materiais. Já ao lado da Morte, assinala que houve morte física. Caso haja alguém soterrado ou preso nos escombros, o Dez de Paus vai apontar essa possibilidade.
    Como saber se alguém foi ou poderá ser resgatado dos escombros de um desabamento? Se na leitura aparecer o Nove de Paus, que é uma carta de resgate e de liberação após um período de sofrimento, a resposta será afirmativa.
    Já em uma tiragem em que a Torre seja acompanhada do Cinco de Ouros e em seguida vem a Temperança, isso significa que as perdas materiais serão contornadas com mais facilidade.
    Tais leituras partem do princípio de que o tarólogo tirou apenas a carta da Torre e foi se aprofundando no assunto tirando outras cartas para continuar interpretando com maior precisão. Todos exemplos dados estão de acordo com minha vivência e assimilações que tenho de cada lâmina citada.
Contato com a autora
Valéria Fernandes - www.taroetaro.blogspot.com