Home page

22 de julho de 2017

Responsável: Constantino K. Riemma


A Estrela nos tarôs Egípcio e Mitológico
Sua Associação com a leitura da borra de café
Mirta Herrera Camerini
 
As enchentes no Antigo Egito começavam por volta de 15 de junho, alcançando seu ponto máximo em setembro. Todo verão, quando o Nilo transbordava de seu leito e inundava as terras sedentas do antigo Egito, o povo assistia de novo ao milagre da criação. Segundo a mitologia egípcia, no início a cheia cobria o mundo. Nesse escuro e lúgubre oceano nada se mexia. Então surgiu milagrosamente uma flor de lótus que abriu suas pétalas e fez nascer o Sol. Subindo da flor como pássaro dourado, o Sol apaziguou as águas e a vida emergiu do chão. Quando o rio Nilo retrocedia e se iniciava a estação grícola, o povo agradecia ao Deus Ra e à sua personificação física, o faraó, a quem se atribuía poderes divinos e que mantinha o país na fé.
A Esperança (Estrela) no Tarô Egípcio Kier
A Estrela no Tarô Egípcio Kier
 
Nestas ocasiões o povo egípcio rendia homenagem ao Deus Hapy, um deus andrógino relacionado com o Nilo. Na imensa escuridão do deserto, as estrelas pareciam mais próximas. Sirius, da Constelação do Cão maior, aparecia próxima a data da enchente, brilhante, majestosa.
A estrela Sirius, ou sistema estelar Sirius possui um fator muito importante no despertar de consciência da humanidade e no histórico sideral da Terra, pois em principio, a terra pertence no aspecto geológico de sua crosta, a Sirius e Órion. A Terra é um planeta de experiências evolutivas, determinadas pelo Conselho Cármico desde o inicio de todos os tempos.
E desde Sirius, infinidades de seres de luz povoaram a terra, comandados pelo Arcanjo Miguel, representante de Deus-Pai, filho direto da ordem dos Michaels, e regente do Sol.
Órion fica próxima de Sirius, e no contexto de Órion, também constelação do Cão maior, existe a manifestação crística do chamado Ancião dos Dias: Metraton, que se manifesta em sua forma mais ampla.
O chamado Ancião dos Dias é uma deidade que representa elevados cargos administrativos e consultivos dentro da estrutura de criação dos chamados 7 superuniversos, que são a manifestação externa de uma força primordial, existindo em diferentes planos em paralelo e em diferentes dimensões simultaneamente.
Todas as realidades a partir da energia primordial ou fonte que tudo é são sustentadas por um centro magnético de grandeza imensurável.
O Ancião dos Dias representa um dos aspectos mais antigos da criação e garante a estabilidade magnética e gravitacional das forças envolvidas em todo o Universo e que constantemente estão em comunicação.
Metraton fixou residência de consciência no centro da constelação de Órion, para assumir a mestria da polaridade, e poder ser o mediador da dualidade de toda a galáxia.
Metraton significa: Rei dos Anjos em hebraico e governa todas as forças da criação em beneficio dos habitantes da terra. Representa o poder da abundancia. É chefe dos arquivos de Deus e ele anota tudo o que acontece com a humanidade.
Vimos n este resumo, como são importantes Sirius e Órion. Para os antigos egípcios o céu era tão importante quanto a terra e sem dúvidas as estrelas proporcionaram a esta civilização uma influencia notável.
Observamos em nossa Estrela, carta número 17 do Tarô Egípcio a sua especial e absoluta influencia no mundo das causas, proporcionando um novo horizonte, cheio de energia e sutileza. Somos orientados quem nem Reis magos cruzando o deserto, em busca de um novo conceito, mas puro, mais real e tangível em nossa caminhada á encontro do nosso Eu superior.
A Estrela, também Vênus, Estrela Guia, estrela de oito pontas,  nos lembra que ela representa no  Universo o
 
Ancião dos Dias - William Blake
O Ancião dos Dias (The Ancient of Days)
Obra de William Blake
poderoso foco de amor e estabilidade da trindade do Cristo em diferentes planos.
Se considerarmos que cada Arcano é um mistério, um portal de luz que nos abre uma nova consciência, cada vez que nos deparemos com a Estrela em qualquer jogada, lembremos da importância da estrela na Estrela e vibremos a energia sutil que é irradiada desde o Cosmos.
As palavras chave da Estrela são:
- vontade para manifestação
- intuição e discernimento
- harmonia
- ressurreição e esperança
- verdade eterna e concentração
- idealismo, paz e graça.
- perdão, compaixão e purificação.
Estes atributos chegam a nós por diferentes manifestações de energia que provem de sete raios que expressam o grande poder de Deus, e raio é apenas um nome para uma força particular ou tipo de energia que enfatiza não o aspecto forma que ela cria, mas a qualidade que essa mesma força demonstra.
Cada um destes atributos corresponde a um raio e cada raio possui a vibração de um anjo:
- O Senhor do poder e da vontade: primeiro raio – Arcanjo Miguel
- O Senhor do Amor e da Sabedoria: segundo raio – Arcanjo Jofiel
- O Senhor da inteligência ativa: terceiro raio – Arcanjo Samuel
- O senhor da Harmonia, Beleza e Arte: quarto raio – Arcanjo Gabriel
- O Senhor do conhecimento concreto e a ciência: quinto raio – Arcanjo Rafael
- O Senhor da devoção e o idealismo: sexto raio – Arcanjo Uriel
- O Senhor da Ordem Cerimonial ou da magia: sétimo raio – Arcanjo Ezequiel.
Portanto, podemos concluir que a Estrela é um Arcano extremamente sutil, rico e profundo, abençoado, maravilhoso que nos mostra que não estamos sozinhos e que sempre há esperança para um caminho melhor.
Se os anjos moram no céu, então eles nos olham das estrelas”
Independentemente da mitologia relacionada com o tarô a ser utilizado, este conceito pode ser aplicado a Estrela de todos os tarôs, sejam clássicos, modernos, egípcios ou mitológicos já que em cada lamina de cada um deles a estrela da Estrela tem um destaque importante!
Borra de Café e a borboleta
Foto de uma leitura de borra de café
 
Poderíamos relacionar estes conceitos às imagens que aparecem numa borra de café? É claro que podemos!
Cada símbolo numa borra de café traz uma vibração, e essa vibração se traduz em conceitos que nós podemos associar a outros existentes em laminas do tarô, I Ching, runas, numerologia, e assim por diante. É fascinante como os oráculos podem interagir uns com outros com uma única finalidade: o encontro do ser.
Observem a imagem ao lado.
É uma linda borboleta e por trás dela uma mulher com cabelos longos como se estivessem ao vento. Ela me lembrou a uma figura da mitologia grega: Pandora que esta retratada na lamina da Estrela do tarô mitológico.
Vemos aqui novamente uma jovem nua abrindo uma caixa, a famosa caixa de Pandora que segundo o mito grego tinha sido aberta por ingenuidade deixando escapar os males do mundo. Pandora assustada fechou-a imediatamente e a esperança foi a única que permaneceu dentro da caixa. Uma estrela brilhante com um anjo dentro observa o quadro e a atitude de Pandora nesse ato de ingenuidade.
Ingenuidade é sinônimo de simplicidade, de bons sentimentos, candura, por isso sempre que aparece a Estrela em um jogo é um augúrio positivo, apenas se ao redor desta laminas aparecem muitas cartas negativas, ai sim podemos falar de um excesso de ingenuidade onde há perigo iminente de cair numa armadilha qualquer. Neste caso devemos alertar nosso consulente para abrir os olhos, estar atento e como se diz comumente com “um pé atrás”. Assim como no tarô, as imagens na borra de café são claras, não tem borra acumulada ao redor, dando assim um sentido positivo a estas imagens.
Fiz a associação com a Estrela não só pelas imagens e sim também pelo simbolismo.
Entre os insetos que saem da caixa de Pandora, há borboletas, elas simbolizam a ilusão que muitas vezes (ou na maioria das vezes) faz com que nosso mundo caia na nossa frente, por termos nos iludido demais, como quando fazemos castelos no ar. No caso da borra de café, representa a ilusão sim, mas desde o ponto de vista da fé, da alegria, do renascimento depois de ter passado por alguma situação difícil. A borboleta esta relacionada com a alegria, com o otimismo. Quem não repara numa borboleta colorida que inspira bons sentimentos? Muitas vezes são jóias raras, seres especiais.
Assim como no caso da consulente cuja personalidade é de simplicidade, humanidade, e o animo é de continuar tendo fé, de mostrar os seus valores não desistindo a pesar dos obstáculos que possam se apresentar. Sobre tudo no âmbito social. Tanto a mulher quanto a borboleta estão posicionadas em aspectos do social, (não posso deixar de lembrar que traslado a mandala astrológica a xícara de café: Método Ayslaam de leitura, isto ajuda a todas as pessoas que desejam ler a borra de café a organizar melhor os seus pensamentos, as suas idéias, e por tanto, a sua intuição) aspectos do relacionamento com o outro e tudo aquilo que quer alcançar, incluso na carreira profissional.
 
A Estrela no Tarô Mitológico
A Estrela no Tarô Mitológico
Ilustração de Tricia Newell
No âmbito da comunicação que também faz parte deste setor da xícara, revela comunicação alegre, pensamentos bons, otimismo e cordialidade. Necessidade de destaque, de ocupar um espaço bonito dentro do seu médio.
No caso da consulente, o desejo de encontrar alguém aquém amar de verdade e ser amada de verdade. Claramente novos horizontes se abrem e um novo amor estará chegando assim como uma nova fase na carreira e, por conseguinte uma nova esperança. Por quantas mudanças e metamorfoses passa o ser humano até encontrar o verdadeiro amor! Não quero dizer que neste caso o amor verdadeiro esteja chegando, e sim outro amor que será vivido intensamente, transformando em alegria a vida da consulente.
Como não relacionar estas imagens ao simbolismo da Estrela do tarô? É o feminino, é o “sair de situações de fragilidade emocional”, é a fé que movimenta o ser humano para conquistar seu lugar no mundo. No Japão, por exemplo, a borboleta é o emblema da mulher.
Lembro então de uma musica que diz assim:
“Quem disse que tudo está perdido? Eu venho oferecer meu coração...”
Até a próxima!
março.12
Contato com a autora:
Mirta Herrera Camerini - www.olhosdehorus.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2016 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil