Home page

22 de fevereiro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Arcanos maiores: ESTUDOS DE CONJUNTO
    [< voltar]
O caminho do Louco pelo alfabeto da alma
Por
Valéria Fernandes
    
    Os 22 Arcanos Maiores constituem um alfabeto. Trata-se do alfabeto da alma, nos quais, cada um deles possui uma força, uma forma e se relaciona a um arquétipo que contém uma mensagem específica de vida.
    Cada arcano é único, no entanto, todos estão relacionados entre si por meio do princípio representado pelo arcano O Louco.  Ele assume o papel de intermediário, é o ser que incorpora a passagem constante de um estágio para outro sem se prender.
    E é da mesma maneira que acontece com todos nós, que o Louco está “sentenciado” a evoluir naturalmente.  Descobre sua energia evolutiva e seu dinamismo com suas falhas e suas limitações, seus erros e seus acertos.
    O Louco passa de um arcano para o outro, sai de uma experiência para entrar em outra, incluindo a Morte, mas é apenas um estágio, uma experiência que precisa ser vivida como tantas outras e não um fim necessariamente.
    É fato, que o arcano da Morte não se dispõe nem no início nem no fim, e sim no centro do jogo dos 22 arcanos maiores. Pois, nenhuma etapa, nenhuma experiência é propriamente o fim em si.
 
O Louco
[ Templar Tarot]
 
      Muitas vezes nós desejamos que algumas de nossas “experiências” perdurem para sempre, querendo instalar um estado permanente quando nos é oportuno e viável, outras vezes, queremos sair desesperadamente de um determinado processo sem nos darmos conta que se trata apenas de um estágio, que, vencendo ou não nossos medos e anseios, algo vai mudar, e nossa compreensão das “coisas” terá uma transformação.
A Morte
[Wheel of Change]
      As essenciais experiências da infância o Louco encontrará nas cinco primeiras etapas evolutivas, onde identificará os pais interiores do espírito e da imaginação, que são o Mago e a Sacerdotisa. Em seguida, os pais terrenos, a Imperatriz e o Imperador; conseqüentemente o Louco encontra o pai dos preceitos e da espiritualidade, o Hierofante (Papa).
    O Louco depara-se com os conflitos da adolescência, as paixões e incertezas na carta dos Enamorados. Ele tem necessidade de tomar um direcionamento corajoso, e assim o faz por sua entrada no Carro com destino a exploração do mundo.
    Em sua caminhada, tem que prestar contas com a Justiça, respondendo ao tribunal da vida. Uma tomada de consciência se faz necessária e sua luz interior é acesa quando encontra o Eremita. No entanto, o Louco não pode fugir do destino e dos movimentos do ciclo da vida que geram inusitadas mudanças ao encontrar a Roda da Fortuna.
    Seus medos, seus controles emocionais são testados na Força, e a crise interior acontece na presença do Enforcado.
    Por mais imerso que fique em sua parada obrigatória, o Louco vislumbra uma mudança quando se defronta com a Morte e encontra um ponto de equilíbrio juntamente com a Temperança.  
    Sucumbido pela luxúria, se deixa dominar pelos instintos e desejos mais obscuros da carne quando se junta ao Diabo. Na tentativa de fugir de si próprio, abriga-se na Torre, mas não consegue escapar do inevitável, um raio divino atinge destruindo não somente sua estrutura, como suas ilusões.
    Desamparado, o Louco se enche de fé e novas esperanças com o brilho da Estrela. Desprovido de armaduras inconscientes, o Louco cai nas profundas armadilhas das incertezas que a Lua o envolve.  O Sol chega mostrando que as trevas são passageiras. Sendo assim, é hora do Louco renovar a sua vida através do Julgamento de suas experiências.
 
O Mundo
[Kazanlar Tarot]
 
    E finamente, a criança interior chega à maturidade por meio do êxito de sua viagem e plenitude espiritual, atingindo sua realização no Mundo. Porém, o ciclo que se fecha, é somente um ciclo, outras viagens interiores sempre existirão.

Contato com a autora
Valéria Fernandes
- www.taroetaro.blogspot.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores

out.07
 
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil