Home page

20 de outubro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Um Rei com olhar sereno e tranqüilo
Beth Castro
 
A carta de Rider Waite mostra a figura de um Rei com olhar sereno, tranqüilo e que nos passa também uma sensação de indiferença. Este Rei é um homem maduro, sensível e responsável com o meio social onde vive e ele exerce seu poder com amor. Usa da sua sensibilidade e criatividade para ser um bom conselheiro e sedutor.
O Rei de Copas no Tarot de Waite
O Rei de Copas
Tarot de Arthur Waite & Pamela Smith
 
Na sua mão direita ele tem uma taça que, segundo o Dicionário de Símbolos de Jean Chevalier, página 859, “na literatura mística do Islã, a taça simboliza geralmente o coração, entendido no sentido de intuição, de esfera mais sutil da alma”. Na página 860: “a taça ou cálice é o símbolo da preparação para a comunhão na adoração e no amor”.
Na sua mão esquerda ele segura o cetro que é o símbolo da autoridade e do poder.
Sua vestimenta é de cor amarela que fala da parte intelectual da mente e da expressão dos pensamentos, tem um xale envolto da sua capa que é da cor vermelha que inspira confiança, coragem, otimismo perante a vida, atração, desejo, amor e paixão.
Sua roupa inferior é toda ela em azul que é aquela que transmite serenidade, tranqüilidade, calma, descontração, clareza de idéias, criatividade e também intuição.
Usa um colar que tem a figura do peixe que é o símbolo da criatividade segundo Rachel Pollack, o que pode significar também que ele tem domínio sobre a fantasia.
Sua coroa é fechada, tem as mesmas cores de sua vestimenta e segundo o dicionário de símbolos na página 289 “uma coroa exprime a idéia de elevação, poder, iluminação, e se eleva acima da cabeça e que são insígnias do poder e da luz”.
Seu trono tem os mesmos desenhos do movimento das águas e este flutua sobre elas; o mar parece estar agitado, e a água precisa fluir e não pode ficar confinada, e mesmo que as águas passem depressa por baixo de seu trono o Rei continua tranqüilo, pois segundo Rachel Pollack ele moldou a sua vida de realização baseada na sua criatividade e soube separar o lado racional usando de sua própria imaginação que é meio poética e brincalhona.
Ao fundo do lado esquerdo do Rei um barco parece sugar as energias das águas e do lado direito um peixe saltando mostrando que a imaginação criativa permanece viva mesmo ela sendo deixada em segundo plano. Mostra também que a água é límpida, o que nos faz acreditar que seus sentimentos são sinceros.
Significados nas tiragens
Para o momento presente o Rei de Copas representa:
– solidez,
– firmeza e autocontrole emocional,
– capacidade de resolver os problemas e mudanças que necessita,
– bondade,
– sabedoria,
– sutileza,
– aquele que entende a natureza humana,
– o que conhece o seu limite,
– o que sabe dar conselhos e conforto as pessoas ao seu redor,
– tem maturidade,
– tem serenidade e calma em tempos de conflito,
– progresso,
– idealismo,
– vaidade,
– diplomacia,
– é compreensivo,
– tem interesse em ouvir as pessoas,
– realiza sonhos,
– é muito família,
– tem gentileza,
– é de bem com a vida e cheios de amigos.
Significa também uma pessoa que irá ajudar o consulente em seu caminho, sendo essa pessoa generosa, muito sábia e que terá poder de tirá-la de alguma dificuldade, pois é dedicado, protetor, facilitador em acordo, simpático e prestativo.
Para a situação:
Pode representar uma decisão de começar um novo relacionamento, ou um homem que venha propor casamento ou o (a) consulente querendo somente se aproximar de alguém muito especial e atenciosa.
No amor:
Esta carta sugere uma entrega total aos desejos, felicidade, paixão profunda, amor maduro e calmo, pode revelar também uma pessoa se aproximando e que está pronta para um relacionamento maduro e verdadeiro.
Pode representar um homem educado, carinhoso, que conhece os mistérios do amor, aquele que sabe seduzir, aquele que sabe o que uma mulher deseja, é sensível, romântico, encantador, emotivo, aquele que deixa fluir a voz do coração, tem grande poder de sedução, persuasão e que talvez queira se fazer mais presente na vida do (a) consulente.
No sentido negativo ou como obstáculo:
Pode significar a pessoa que não sabe ou mesmo não consegue exprimir seus sentimentos, resolvendo os problemas de forma equivocada, instabilidade emocional, depressão, fugas da realidade e perdas.
Pode também representar uma pessoa que é desonesta em relação ao amor, que pode estar perdendo a moral e ou ética, como por exemplo: tendo e mantendo duas famílias, sendo que uma não tem conhecimento da outra, ou sendo uma pessoa do meio que venha a atrapalhar o (a) consulente usando de suas influências e falta de maturidade, o que pode manipular usando de más intenções e que tem o caráter duvidoso.
No trabalho:
Progresso e objetivos bem sucedidos, uma concretização de um sonho e bons acordos. 
Com relação ao futuro:
O (a) consulente que poderá receber conselhos de alguém sábio que irá ajudá-la na sua tomada de decisão para um problema muito difícil, mas que tudo se resolverá de forma tranquila e pacificadora.
Conselho:
Manter a vontade e o amor-próprio, ser vaidoso, cuidar mais de si e de sua aparência, ser mais benevolente, usar mais a emoção, ser mais tranqüilo e diplomático.
 
Bibliografia:
Rachel Pollack – 78 Graus de Sabedoria
Nei Naiff – Curso Completo de Tarô
Dicionário de Símbolos – Jean Chevalier e Alain Gheerbrant
Sites: Clube do Tarô e Web Tarô.
 
março.11
Contato com a autora:
Beth Castro - www.bhtaro.blogspot.com
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil