Home page

19 de setembro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Os rapazes do Tarô
Uma relação dos Pajens e Cavaleiros com os tipos masculinos
Titi Vidal
 
O Tarô é composto por 22 arcanos maiores e 56 menores. Dentre os arcanos menores, existem quatro Pajens e quatro Cavaleiros, que junto aos Reis e Rainhas compõem a corte do Tarô. Cada um deles tem sua personalidade e podemos associá-las a tipos de homens. Claro que existe uma grande variedade de tipos e de personalidades, mas é possível traçar alguns paralelos.
Em primeiro lugar, temos que pensar que, na verdade, existem Pajens, Cavaleiros e Reis. Como já comentamos as rainhas – Que rainha é você? – e os reis – Que rei é você? – o importante, agora, é entender a diferença básica entre as três figuras masculinas da corte.
Quando pensamos em um Pajem, estamos sempre imaginando alguém mais jovem, um garoto com pouca idade ou ainda muito imaturo. O Cavaleiro já tem um pouco mais de idade ou amadurecimento, já sabe mais o que quer e tem mais condições de buscar, mas ainda não é um Rei. O Rei, portanto, é o homem mais velho, maduro, que já alcançou uma determinada posição e destaque. Feita essa distinção, podemos pensar nos Pajens e Cavaleiros do Tarô.
Os pajens são jovens rapazes ou pessoas mais imaturas. Eles têm potencial, mas não existe promessa de certeza. Nas leituras, são cartas que representam inícios.
Valete (Pajem) de Espadas
 
Pajem de Espadas
Aqui estamos falando de um rapaz muito jovem ou ainda muito imaturo. É alguém cheio de vontades e ideias, disposto a lutar pelo que quer. Mas por não ter maturidade, pode fazer isso de forma impulsiva, precipitada, sem pensar nas consequências. Tanto que este arcano pode falar de alguém que não mede as palavras, que fala sem pensar e que pode até ser um pouco fofoqueiro. Isso porque ele não tem noção do quanto uma palavra pode surtir efeito e até onde ela pode chegar.
Ele é muito racional e por isso está distante de seus sentimentos. Pode ser muito idealista, mas age impulsivamente na busca destes ideais, sem muita responsabilidade e muitas vezes abandonando o que queria anteriormente em busca de um novo ideal que acabou de aparecer.
Cavaleiro de Espadas
O Cavaleiro de Espadas já é um pouco mais maduro que o pajem e por isso já sabe um pouco melhor o que quer. Luta pelas suas vontades com desenvoltura e coragem. Mas é totalmente motivado pela razão, pelos seus pensamentos. Assim, não tem contato com suas emoções e por isso em alguns momentos pode agir sem levar em consideração seus sentimentos – e os dos outros.
Pode ponderar um pouco, sempre com uso da razão, antes de decidir, mas depois que decide luta até o fim pelo que definiu em sua mente, com determinação e seriedade. Até com um pouco de teimosia, já que enquanto não chegar onde queria não encontrará paz. Mas precisa aprender a consultar um pouco mais o seu coração antes de tomar suas decisões, em especial nos assuntos afetivos.
O Cavaleiro de Espadas
 
Cavaleiro de Espadas
Valete (Pajem) de Ouros
 
Pajem de Ouros
O Pajem de Ouros é o mais maduro dos pajens. Ele busca segurança e estabilidade, apesar da pouca idade ou de ainda não ser tão maduro. É cauteloso, dá um passo de cada vez e preza muito o planejamento das coisas. Mas o fato de precisar de segurança, aliado à sua imaturidade, pode fazer com que seja um tanto egoísta e por isso leve em consideração apenas suas próprias vontades. Entre a segurança ou a satisfação pessoal, vai preferir a primeira.
É possível ser representante de um jovem que prefere focar em seu sucesso profissional desde cedo do que na busca por um amor ou uma aventura. Mas é um rapaz muito sensual e no que diz respeito aos relacionamentos afetivos promete segurança e lealdade para quem está com ele.
O Pajem (Valete) de Ouros no Old Path Tarot
Cavaleiro de Ouros
O Cavaleiro de Ouros é um rapaz de negócios. Ainda não é o rei que já conquistou o seu espaço e possui todos os bens que ambicionava, mas em busca disso. É alguém que tem grandes ambições e que precisa muito de segurança e estabilidade. Mas luta para ter o que deseja, agindo na construção de seus projetos.
É alguém que sabe o que quer e dá passos lentos e cautelosos para conseguir, não esperando que as coisas simplesmente caiam do céu. É muito trabalhador, esforçado e eficiente. É alguém seguro e confiante, em especial quando sente que está vivendo um momento de estabilidade e segurança, o que aumenta sua auto-estima.
O Cavaleiro de Ouros no Old Path Tarot
 
Cavaleiro de Ouros
Valete (Pajem) de Paus
 
Pajem de Paus
O Pajem de Paus é o pajem mais cheio de vontades. É um entusiasmado, alguém cheio de energia e disposição, sempre pronto para uma aventura. Por sinal, é isso mesmo o que ele mais gosta: aventuras. É alguém que precisa sempre estar motivado, mas ele mesmo cria novos desafios e parte em busca das novidades. É alto astral, alguém feliz por natureza. Sua autoconfiança é facilmente notada e ajuda a conseguir o que quer.
Apesar de jovem ou imaturo, arrisca-se e por ser ousado cria chances e oportunidades que não viriam naturalmente até ele. Mas pode ser alguém egoísta, que só quer saber de satisfazer suas próprias vontades. De qualquer forma, é um eterno apaixonado e seu espirito jovem e animado contagia qualquer pessoa.
O Pajem (Valete) de Paus
no Old Path Tarot
Cavaleiro de Paus
O Cavaleiro de Paus é alguém que sabe lutar pelo que deseja. Por sinal, sabe exatamente o que quer e segue os seus instintos. Quanto mais faz isso, mais conquistas ao longo da vida. Isso porque quanto mais em conexão com seu lado instintivo, que é muito intenso, mais fácil tomar os caminhos certos. Mas é alguém que precisa lutar pelo que quer sem brigar tanto para isso.
Precisa aprender a deixar fluir mais as coisas. Mas, de qualquer forma, atrai muitos seguidores e pessoas dispostas a ajudá-lo, até porque esbanja coragem e autoconfiança e por isso atrai a confiança dos demais. É um eterno apaixonado pela vida, capaz de despertar paixões por onde passa. Não desiste enquanto não tem o que quer e pode ensinar isso para muita gente.
O Cavaleiro de Paus no Old Path Tarot
 
Cavaleiro de Paus
Valete (Pajem) de Copas
 
Pajem de Copas
O Pajem de Copas é um jovem apaixonado, romântico, sonhador. Idealiza muito a vida e por isso pode ficar preso às suas ilusões. Pode ser alguém muito voltado à própria felicidade e precisa aprender a olhar mais para o outro. Mas é o pajem mais sensível e afetivo dos quatro. Quando gosta de alguém ou de alguma coisa sonha o tempo todo com aquilo e quer estar perto do seu sonho.
Os assuntos afetivos e emocionais são os que mais chamam sua atenção e por isso pode demorar um pouco para se ligar aos assuntos materiais e desenvolver suas ambições profissionais.
O Pajem (Valete) de Copas
no Old Path Tarot
Cavaleiro de Copas
Ainda mais romântico que o Pajem de Copas, esse cavaleiro é um verdadeiro apaixonado. É aquele rapaz que só topa alguma coisa ou uma relação se estiver realmente envolvido emocionalmente. Quando ama, quer viver seu amor com profundidade e intensidade. Os assuntos materiais podem nem despertar tanto sua atenção, ou pelo menos vai precisar de amor pelo que faz para que isso faça parte de sua vida.
É alguém que luta pelo seu amor, que conquista, que vai em busca de tudo aquilo que deseja ou da pessoa amada, com romantismo, oferecendo todo seu carinho.
O Cavaleiro de Copas
no Old Path Tarot
 
Cavaleiro de Copas
maio.11
Contato com a autora:
Titi Vidal - www.titividal.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil