Responsável: Constantino K. Riemma
 
12 de março de 2010
home  |  quem somos  |  contato
 
O TARÔ
História
Esoterismo
Baralhos-Galerias
ARCANOS MAIORES
As 22 cartas
O conjunto
ARCANOS MENORES
Os quatro naipes
As figuras (A corte)
Cartas de 1 a 10
O USO DAS CARTAS
Técnicas & Tiragens
Leituras & Previsões
Estudos & Opiniões
Ritos & Preparo
Fóruns
SIMBOLOGIA
Astrologia
Cabala
Mitologia
Numerologia
Multidisciplinar
ARTES
Imagens
Literatura & Cinema
Poemas
Humor
Curiosidades
SERVIÇOS
Tarólogos
Cursos & eventos
Autores
Biblioteca Digital
Links
Mapa do site
 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
  ARCANOS MENORES / Os quatro naipes < voltar  
Caminhos de Liberdade no Tarot
  Betoh Simonsen  
    A primeira coisa que me vem à mente quando penso em liberdade é um livro que li há algumas décadas, do Eric From, que se não me engano chama-se Medo à Liberdade.
 
Ilustração de Rahsan Ekedal, cores de Rob Ruffolo
Ilustração de Rahsan Ekedal
e Rob Ruffolo
      Um conceito que me marcou neste livro, é que existem dois tipos básicos de liberdade: liberdade de e liberdade para.
    Quando pensamos em liberdade 'de', podemos pensar sobre o que nos prende, que muitas vezes não é consciente. Podemos estar presos em nossas emoções, em nossa mágoa, em nossa dor, ou em qualquer emoção negativa; podemos estar presos fisicamente, por alguma limitação ou doença; mentalmente, pelas nossas crenças, por algum tipo de paradigma; pelo nossos egos, que são nossas identificações congeladas, pelos poderes deste mundo; presos ao nosso passado ou com medo de nosso futuro, ou por miríades de causas, mas fundamentalmente todas as limitações, independentemente quais sejam,  inibem nossos movimentos e nosso espaço físico, psíquico ou espiritual.
    Mas, por estranho que pareça, muitas vezes quando conquistamos nossa liberdade, seja de um relacionamento castrador, de um emprego que não corresponde à nossa natureza, ou por qualquer tipo de opressão, não sabemos o que fazer com ela, não temos uma razão, um 'para que'.
    Lorenza nos orienta como nos libertarmos das forças de oposição através de sua nova filosofia de vida como um todo, e  sobre o que fazer com nossa liberdade, quando nos fala das três missões,  que são:  a responsabilidade com nós
mesmos, com o próximo e a terceira missão, não revelada, acredito que seja com o nosso planeta ou eventualmente nossa conexão com o propósito divino.
Espadas e Cavaleiros
    No Tarot, o naipe significador de liberdade é o de espadas. Por ter correspondência com o elemento ar, significa expansão, adaptabilidade e movimento; além de estar relacionado com a mente.
    Dentro de um sistema que desenvolvi, darei brevemente um significado para cada carta de espadas:
 
Ás:
  ação rápida e oportuna pelo caminho de menor resistência.  
 
2:
  dizer não ao que nos causa impedimentos ou nos cria obstáculos.  
 
3:
  comunicação fácil.  
 
4:
  purificação e eliminação dos excessos em nossa vida e nossos corpos; disciplina.  
 
5:
  exteriorização de nossa capacidade criativa, performance.  
 
6:
  virar as costas para o que ou para quem não tem mais nada a ver conosco. Tchau e bênçãos.  
 
7:
  acordos e associações para alcançarmos nossos objetivos comuns.  
 
8:
  trabalho sobre os conflitos de interesses, busca de equilíbrio através dos ajustes entre as partes.  
 
9:
  busca  e alcance de objetivos e metas; aprender e ensinar.  
 
10:
  despreendimento das realizações passadas, não  ficarmos presos ao nosso passado.  
    Os quatro cavaleiros, no conjunto, também representam a busca da independência e liberdade da vontade, dos sentimentos, dos pensamentos e das condições materiais. Simbolizam a busca de novos horizontes.
março.09
(orig. jul.06)
Contato com o autor:
Betoh Simonsen - E-MAIL ou SITE
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
 
ARCANOS MENORES / Os quatro naipes < voltar  
 
 
Quatro pilares
Por Teca Mendonça
Orientação
Por Cristina Britto
O Momento
Por Teca Mendonça
 
Guia de Tarólogos
  Rio | São Paulo | Estados
  • Constantino K. Riemma
Cursos & Eventos
  Rio | São Paulo | Estados
  Mural
Receba as novidades
Enviar
Publicidade
Todos os direitos reservados © 2005-2010 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil