Home page

20 de outubro de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


O Três de Copas e o cinema
Fábio Leite Monteiro
 
Outra paixão que tenho além do estudo do tarô, é o cinema. Não nego que sou um cinéfilo, toda semana estou no cinema ou na locadora para assistir algum lançamento, ou mesmo baixando alguns filmes mais antigos pela internet. Entre os gêneros que gosto de assistir posso destacar ação, aventura, ficção-cientifica, comédias românticas, cinema europeu e biografias. Há alguns meses atrás li uma matéria na revista Superinteressante com o titulo “Comédias românticas estragam sua vida” [www.super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/ver-comedias-romanticas-faz-voce-se-decepcionar-mais]. Segundo o texto, uma universidade escocesa após uma pesquisa chegou à conclusão que filmes de comédia romântica alteram a nossa percepção do relacionar-se com o outro, criando em nós expectativas irreais com relação ao parceiro(a) ou com uma futura relação. Para os cientistas tais filmes gerariam nas pessoas um pensamento utópico com relação a sua vida afetiva, criando falsas expectativas do tipo “quero ter uma vida como o daquele(a) personagem”, “quero um príncipe encantado em minha vida” entre outras coisas.
O Três de Copas no Tarô Mitológico
Três de Copas no Tarô Mitológico: Eros e Psiquê
 
Foi engraçado, pois acabando de ler essa reportagem me dei conta de quantas e quantas vezes, viajei na maionese assistindo filmes tais como: Harry e Sally, Um lugar Chamado Nothing Hill, Escrito nas Estrelas, entre outros que tenho na minha coleção. Lembrei das vezes que me imaginei com uma garota meiga, perfeita, sem defeito algum ou mesmo tendo um emprego como os personagens dos filmes. Porque não sei se vocês já repararam, mas personagens de filmes geralmente trabalham pouco e ganham muito bem... Mas se analisarmos do ponto de vista desta pesquisa muitos outros gêneros de filmes também nos tiram de nossa realidade e nos levam a embarcar em uma viagem no mundo da fantasia e da imaginação.
Depois da leitura desse artigo e de algumas divagações, veio na minha mente a carta do 3 de Copas, e pensei comigo: “Humm... essa é a melhor carta do tarô para explicar a reação que alguns gêneros de filmes, destacando aqui “a comédia romântica” podem causar em nós.
Usei como base o Tarô Mitológico, em que o naipe de Copas retrata a história de Eros e Psiquê desde o primeiro encontro até a celebração do relacionamento no 10 de copas. A carta 3 de Copas retrata a união de Eros e Psique. Sabemos que o 3 de todos os naipes retratam o estágio de uma  “conclusão inicial”
e no caso do 3 de Copas trata-se da comemoração de uma primeira conquista em nossa vida afetiva.
Mas é uma carta que carrega consigo ainda uma certa ingenuidade, pois é uma carta de união, mas ainda movida pela paixão, pela inocência. Aqui Psiquê ainda não sabe realmente quem é seu esposo e vive ainda em um conto de fadas: a consciência da realidade ainda não desceu sobre seus olhos. É justamente nesse momento que os filmes acabam. Apesar dos contratempos tudo deu certo no final, o mocinho ficou com a mocinha, ambos viveram felizes para sempre e nós ficamos com a caixa de lenço nas mãos enxugando as lágrimas, comendo mais uma colherada de sorvete, e felizes nos sentindo vingados pelos personagens, devido nossas desventuras afetivas (nossa, quanto drama... kkk).
Pela história de Eros e psiquê, sabemos que eles passaram por muitos percalços para conseguirem de fato consumar a sua união. Temos o 4 de Copas em que psique influenciada pelas suas irmãs (ou no sentido mais profundo, nosso próprio senso critico), passa a duvidar das palavras de seu esposo. No 5 de Copas toda a ilusão do 3 de Copas é quebrada: o véu da fantasia some e a realidade cai a frente... e assim vai. Vendo pelo ponto de vista da tal pesquisa e do 3 de Copas, podemos perceber que hoje em dia os motivos pelos quais as pessoas não conseguem ter um relacionamento duradouro, ou pior ainda, nem conseguem se relacionar, é porque influenciadas seja pela mídia, pelos amigos e
 
O Quatro de Copas no Tarô Mitológico   O Cinco de copas no Tarô Mitológico
Quatro e Cinco de Copas no Tarô Mitológico
pelos familiares, acabam exigindo muito do outro, do parceiro ou daquele que nem apareceu ainda; cobram a aparência, a condição social, a profissão, etc. Tenho caso de amigos(a) que tinham namorados(a) legais, mas que em um primeiro sinal de rotina, de falta de dinheiro, de divergência de idéias, terminaram seu relacionamento e nem mesmo tentaram um dialogo, uma reunião para resolver a situação; pararam ali, no 3 de Copas, achando que a vida é um conto de fadas, um filme bonito.
Mas será que tudo isso é culpa dos filmes? Acredito que não, os filmes estão ali para nos divertir, para nos tirar de nossa realidade muitas vezes cansativa e descansar nossa mente. Poxa mas será que não podemos ter um final feliz como nos filmes? Para responder a essa pergunta utilizo o próprio 3 de Copas para responder: “O Três de Copas é uma carta de iniciação a vida... é a carta da transição anunciando outros desenvolvimentos futuros; a jornada ainda não terminou, temos que ser realistas, ainda há muito trabalho pela frente”. Aproveite o filme o máximo que puder, aproveite os momentos felizes do relacionamento o máximo que puder, procure a felicidade em você mesmo, seja maleável, não se esqueça, ainda há muita história pela frente, muitas alegrias e muitas tristezas antes que sua jornada pelo naipe de Copas termine e que seu relacionamento seja coroado com um potencial humano e divino!

fevereiro.12
Contato com o autor:
Fabio Leite Monteiro, com formação acadêmica em filosofia e história, estuda angelologia,
cristianismo, meditação, medicina ayurvédica, alquimia, tarô e astrologia. É autor de 3 livros de
meditação: Quem são os Anjos, Santos Anjos rogai por nós e Os Anjos e a nossa felicidade
Contato: www.equilibrioeespiritualidade.blogspot.com
Outros trabalhos seus no Clube do TarôAutores
 
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil