Home page

21 de abril de 2019

Responsável: Constantino K. Riemma


Método da Mesa Real
Alternativa de leitura do Baralho Cigano no Grand Tableau
Dênis Maapelli
 
A Mesa Real (ou Grand Tableau, como também é conhecida) é uma técnica de tiragem das cartas na qual teremos a visualização geral de vários aspectos que envolvem o consulente. Apenas nesta abertura já podemos ter várias horas de conversa e explanações em frente ao cliente, já que teremos as 36 cartas abertas na mesa. Aí começa a análise dos quadrantes, cruzamentos, passado, presente, futuro (próximo e distante), enfim, uma análise que gera uma ótima conversa sobre o consulente. Pois bem, assim como utilizo formas tradicionais de tiragem (Péladan, 3x3, Método Eficaz, 3 Cartas e a Mesa Real tradicional) também utilizo formas criadas de acordo com as necessidades do jogo e que acabam surtindo um excelente resultado (e certeiro!).
A posição das cartas na Mesa Real “Alternativa”
O método se inicia como qualquer outro: embaralhamos as cartas (eu sempre peço que meu consulente embaralhe, pois eu entendo que está colocando suas intenções para a leitura, está se conectando com a energia do jogo). Faço o corte com três montes, junto os montes e começo a dispor as cartas na mesa. Segue-se uma sequência lógica de formar seis linhas com seis colunas. Teremos, então, as seis primeiras cartas tiradas do monte na primeira linha (1 a 6), as próximas seis na segunda linha (7 a 12) e assim por diante até finalizarmos com a última carta. O desenho abaixo deixa mais clara essa disposição das cartas.
Tiragem "Mesa Real"
Ao iniciar a leitura sempre olho onde está a carta que representa meu consulente (28 ou 29), em qual linha ela está posicionada, assim já nos indicará onde está a preocupação maior dele neste momento. Por isso, foque mais a sua leitura nessa linha. A leitura poderá ser iniciada em qualquer linha, mas se preferir poderá ser iniciada de cima para baixo. Nas linhas teremos as seguintes informações:
linha: Espiritual: nos mostra como está o lado espiritual do consulente, sua prática religiosa, seu afastamento de crenças, algum obsessor ou até mesmo sua intuição sendo guiada por algum mentor espiritual.
linha: Mente/Pensamentos: nos mostra o que está no pensamento do consulente, o que ele pensa neste momento, aqui poderão surgir angústias, ansiedades, medos, indecisões.
linha: Afetivo/Relacionamento/ Amor: esta linha nos mostra o lado afetivo do consulente. Seu relacionamento amoroso, seu casamento, seu namoro, sua paquera, enfim, o que seu coração está passando no momento.
linha: Saúde: nos indica a saúde do consulente, como está, o que deveria investigar melhor, qual a melhor saída para alguma patologia ou tratamento.
linha: Trabalho/Estudo: nesta linha sempre deixo bem claro qual aspecto será analisado. Se o consulente já trabalha, analisaremos isso; caso seja estudante, será interpretado este aspecto. Então, é importante sabermos se o consulente já trabalha ou se apenas estuda. Outro ponto que deverá ser considerado é se o consulente já está aposentado e não trabalha mais. Neste caso a linha pode nos indicar trabalhos voluntários, cursos ou grupos de interesse do consulente, tanto os que já frequenta, como os que poderá vir a frequentar.
linha: Dinheiro/Financeiro: esta linha finaliza nosso jogo mostrando como anda a situação financeira do consulente. Aqui ficam evidentes as questões materiais.
A leitura não ficará presa às linhas, pois como está indicado na ilustração acima, temos as indicações das colunas — 1 e 2: Passado; 3 e 4: Presente; 5 e 6: Futuro.
Como fazer a leitura
Ao ter todas as cartas abertas na mesa, identificamos em qual linha está posicionado nosso consulente. A imagem acima mostra o consulente na linha da Saúde no momento Presente. Conforme a carta sorteada, poderá significar que sua saúde está pedindo atenção; então, cabe focar a leitura neste aspecto. Como citado no início, você poderá escolher em qual linha iniciará a leitura, então, siga sua intuição, sempre!
Esta é a forma objetiva de realizar a interpretação através da Mesa Real Alternativa. Ela facilita muito a leitura para os iniciantes que talvez poderão ficar ansiosos ao ver as 36 cartas abertas na mesa e não saber por onde começar a leitura. Com o tempo (e muita utilização do método... Então, pratique!!!) você poderá a começar a “passear” pela Mesa Real Alternativa, não ficando preso apenas na leitura das linhas ou tempos. As respostas poderão estar numa diagonal, por exemplo, ou num quadrante que se forme nas cartas próximas ao consulente. Enfim, é uma leitura que devemos iniciar com calma, aos poucos, considerando todas as informações que temos e principalmente seguindo a nossa intuição.
Às vezes nossa intuição faz com que escapemos de uma regra ou lógica de leitura. Nunca se culpe por isso, nem pense que o método falhará, pois em todos os casos a intuição falará mais alto.
Que Santa Sara possa sempre iluminar nossas leituras e que o Arcanjo Miguel proteja nosso caminho, sempre!
Contato com o autor:
Dênis Maapelli - www.baralhodacigana.blogspot.com.br
Outros trabalhos seus no Clube do Tarô: Autores
Edição: CKR – 23/07/2014
Revisão: Ivana Mihanovich
  Baralho Cigano
  Tarô Egípcio
  Quatro pilares
  Orientação
  O Momento
  I Ching
Publicidade Google
 
Todos os direitos reservados © 2005-2019 por Constantino K. Riemma  -  São Paulo, Brasil